O SITE BNEI NOACH PROJETO NOAISMO INFO APRESENTA
MINI CURSO GRATUITO DE INTRODUÇÃO AO TEMA DE BNEI NOACH
Idealizado por Projeto Noaísmo Info
Seleção, Organização, Edição: Proj. Noaismo Info
(Veja as palavras do próprio Rav Shimshon Bisker, de Israel, o Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaísmo Info, sobre o trabalho do Proj. Noaismo Info, e sobre a menção de outros rabinos no Curso Bnei Noach, em:
ABERTURA DO CURSO SOBRE BNEI NOACH)
PARTE REFEITA (NOVO TEXTO)
BNEI NOACH: NOVA VIGÉSIMA PARTE
Por Rabi Dr. Michael Schulman
Traduzido do inglês por Projeto Noaísmo Info
Uma vez que me tornei um noaíta, um ben-Noach, ou seja, que agora acredito em Hashém e apenas na Torá, tem algum lugar que eu devo frequentar? Preciso ir a uma sinagoga? Devo (ou posso) frequentar a sinagoga?
Um Ben-Noach (noaíta) não tem nenhuma obrigação ou responsabilidade especial de participar de qualquer serviço religioso organizado e, claro, apenas certos lugares de culto são permitidos para os Bnei Noach: uma sinagoga judaica ou uma sinagoga noaítica (ou um lugar de culto de Bnei-Noach), desde que a comunidade Bnei Noach local tenha estabelecido tais organizações (como nas Filipinas, onde existem muitas sinagogas Bnei Noach).
Quanto à frequentar sinagogas, não é necessário em absoluto, e depende de seu desejo pessoal, que pode ser levado em consideração em consulta com o rabino de sua comunidade ou com o seu mentor, se você tiver um.
Já que você decidiu fazer parte do movimento Bnei Noach da Torá (ou Noaísmo), você precisa se concentrar principalmente em encontrar e fortalecer a sua própria identidade como membro da comunidade Bnei Noach global, bem como em sua conexão pessoal com D’US através de estudos e orações, além de precisar entender quais são suas tarefas iniciais e como perceber que estas são as verdadeiras oportunidades que D’US lhe dá para o seu crescimento pessoal.
Você precisa crescer espiritualmente dentro desta natureza antes de tentar frequentar uma sinagoga, porque suas oportunidades iniciais serão limitadas; por enquanto, estas são as realidades de nossas vidas: alguns rabinos e comunidades judaicas já aceitam noaítas, Bnei Noach, com grande alegria, outros, infelizmente, não aceitam. Então, seria muito bom se você pudesse conhecer o rabino pessoalmente antes de começar a frequentar a sinagoga.
Outro ponto muito importante é que você terá de aprender de antemão quais orações no livro judaico de orações (o sidur) são universais e são permitidas para Bnei Noach lerem e recitarem, e quais são relevantes apenas para os judeus, razão pela qual não faz sentido um Ben Noach recitá-las.
É por isso que lançamos um livro digital de orações especialmente para os Bnei Noach e suas comunidades.
(Este livro foi revisado e aprovado, e é recomendado, pelo nosso querido Rabino Consultor do Projeto Noaísmo Info, o Rav Shimshon Bisker, de Israel. Veja a parte 9 do Curso.)
Por Rabi Dr. Michael Schulman
Resumindo, isto significa então que a Lei Judaica (Halachá) NÃO diz para os judeus, quando se reunirem para o serviço na sinagoga, que tem de ser apenas entre eles mesmos — que eles não se misturem com os gentios —, ou, que os gentios são proibidos de frequentar uma sinagoga?
O Rabi Dr. Michael Schulman (dono e diretor da Ask Noah International) responde para o Projeto Noaismo Info:
“O resumo sobre os serviços da sinagoga está correto em geral em relação à Halachá sobre os gentios que frequentam os serviços judaicos ortodoxos. Entretanto, há também detalhes haláchicos sobre isso:
(1) O rabino de uma congregação individual ou os membros da congregação têm o direito de estabelecer suas próprias regras a respeito de suas preferências sobre quem eles permitirão assistir seus serviços. Alguns rabinos/congregações permitem isso (que gentios frequentem a sinagoga), e alguns preferem não permitir isso. (Da mesma forma, você tem o direito pessoal de decidir quem você permitirá que entre em sua própria casa e quem você não permitirá que entre, mesmo se não há qualquer proibição haláchica);
(2) Há detalhes haláchicos sobre que tipos de “mistura” são permitidos, ou não permitidos;
(3) Há detalhes haláchicos sobre se os gentios têm permissão para assumir algum papel ativo em partes dos serviços da sinagoga;
(4) Há detalhes haláchicos sobre se os gentios têm permissão para colocar tefilin (nos dias da semana) ou um talit, que é o que os homens judeus usam durante os serviços.”
(O curso prossegue na próxima parte.)
Por Rabi Dr. Michael Schulman (dono e diretor da Organização internacional Ask Noah, que há mais de 20 anos instrui Bnei Noach, e organização esta que reconhece e aprova o Projeto Noaísmo Info, graças a D’US)
Traduzido do inglês por Projeto Noaísmo Info: © Projeto Noaismo Info
© Rabi Dr. Michael Schulman
© Projeto Noaismo Info
Clique aqui ⇒ Bnei Noach 19 Especial Rosh Hashaná 2
Clique aqui ⇒ Bnei Noach 21 Especial Yom Kipur
