Do que trata o Noaísmo?

O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
APRESENTA

 

TEXTO REVISTO E PARCIALMENTE REFORMULADO POR PROJETO NOAISMO INFO

 

Do que trata o Noachdút (Noaísmo)?

 

Por Rabi A. Ch. e Projeto Noaismo Info

 

Existe a idéia de que o Noaísmo (“Noá” + “ismo”) consiste em aceitar os Sete Preceitos de Nôach (Noá). No entanto, esta é uma definição incompleta. Uma definição mais completa é: “Os noaítas são não-judeus que querem observar corretamente os Preceitos [Universais] que [O PRÓPRIO] D’us entregou, de acordo com o que foi ensinado através da Tradição Judaica.”

Em primeiro lugar, os noaítas reconhecem o Judaísmo – a religião e a Tradição Judaica – em sua completitude, incluindo a aceitação da Torá Oral e Escrita, do Talmúd e seus comentários – o sistema religioso judaico. Os noaítas cumprem os 7 Preceitos de Nôach porque eles foram entregues por D’us através de Moshé (Rabi Maimônides, em seu livro Mishnê Torá, explica que apesar do fato de que os 7 Preceitos poderiam ser cumpridos de modo instintivo uma vez que são ações naturais para o homem, só é chamado “Sábio entre as Nações” quem os cumpre por terem sido ordenados por HASHÉM, e é chamado “Gentio Justo” aqueles cientes de que isto se deu através de Moshé no Sinai). Quem cumpre os 7 Preceitos por entender que são ações importantes para o homem, mas sem adjudicar a eles uma obrigação dada por D’us à humanidade (através de Moshé), NÃO é “Justo” NEM “Sábio entre as Nações”. Assim, quando um noaíta observa os Sete Preceitos de Nôach, ele o faz por um reconhecimento do Judaísmo e sua integridade com a Torá Escrita e Oral.

Existem diferenças de opinião dentro do Judaísmo sobre os detalhes que inclui o sistema espiritual noaítico. Alguns opinam [(sem fundamento algum)] que os Sete Preceitos são o máximo que as nações podem ou devem cumprir(*). Outros sustentam que os Sete Preceitos são o mínimo que D’us espera de todas as pessoas. [Halachicamente] cada não-judeu que se identifica como Noaíta deve tomar sobre si os outros preceitos Morais da Torá(**). (Fonte: Rabi Maimônides, Mishnê Torá, Leis dos Reis, capítulo[s 8, 9 e] 10).

 

Para o Rambám, veja
https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/2016/08/01/maimonides-e-os-bnei-noach/

 

* Como os Sete Preceitos podem ser o máximo se exatamente para aceitá-los e praticá-los deve-se cumprir outros Três Preceitos, somando assim os Dez Mandamentos Noaíticos? Os Três Preceitos Devocionais são Acreditar em e conhecer Hashém para servi-LO, estudar a Torá com o povo judeu, e, não inventar rituais religiosos nem religiões e abandoná-las.

https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/2019/06/01/os-tres-tipos-de-descendentes-de-noa-os-dez-mandamentos-noaiticos-as-tres-leis-devocionais-dos-noaitas/

 

** À exceção das mitsvót Edót. Veja

https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/2018/06/12/mandamentos-para-os-judeus-e-mandamentos-para-os-bnei-noach/

 

https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/2018/05/06/nao-recebemos-nenhum-merito-por-observar-mandamentos-que-nao-nos-sao-pertinentes/

 

© Rabi A. Ch. e Projeto Noaismo Info

Traduzido do espanhol por Projeto Noaismo Info: © Projeto Noaismo Info

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info