O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
APRESENTA
ROSH HASHANÁ, ANIVERSÁRIO DA CRIAÇÃO DA HUMANIDADE. O QUE ISSO SIGNIFICA?
Geralmente se pensa em aniversário como o aniversário do nascimento de alguém. Há também outra maneira de vê-lo. O aniversário é o aniversário do dia no qual alguém foi criado por D’us.
Qual é a diferença entre as duas definições?
Quando digo simplesmente que é o dia no qual eu nasci, faço referência a minha existência sem implicar a que ela se deve nem a quem devo minha existência. Festejo os anos de minha existência, minhas conquistas, minha felicidade. Quando falo que é o dia no qual D’us me criou, quero dizer que minha existência implica um propósito e a responsabilidade de cumprir com ele.
O mesmo se aplica ao dia de Rosh Hashaná, aniversário da Humanidade. Rosh Hashaná nos reafirma o fato de que não surgimos de forma espontânea, mas que fomos criados para cumprir com um propósito.
Qual é esse propósito?
Antes de mais nada, a tarefa da pessoa é inculcar na consciência humana que o mundo e a vida tem um propósito.
Mas, como posso ter certeza disso? Ora, se sua existência não tivesse um propósito, você não teria sido criado. Há algo que apenas você pode fazer. Porque se outro pudesse fazê-lo, para que você seria necessário?
Ainda assim alguém pode questionar:
Por que as pessoas festejam os seus aniversários? Se cada um tem uma quantidade determinada de anos para viver na Terra, cada ano que passa não implica que se está diminuindo a cota de tempo de existência na Terra? Por que festejar?
A resposta é que depende. Depende de você mesmo se cada ano que passa é um ano mais ou um ano menos.
Há dois objetivos diferentes que alguém pode ter na vida. Se o que você busca é o prazer físico pessoal, então cada dia que passa implica um dia menos que se tem do desfruto da existência, já que você está usando o seu tempo de vida apenas para o aqui e o agora. No entanto, se o que você busca são realizações espirituais, cada dia que passa é um dia mais que se soma à sua existência, visto que as realizações espirituais não possuem data de validade.
Por exemplo. Há comer a maçã e comer a maçã. Você pode simplesmente comer uma maçã. Ou você pode, antes de comer a maçã, fazer uma benção, e então comê-la, e assim transformar este instante temporário e passageiro em um instante conectado ao INFINITO, o que, portanto, terá uma implicação eterna na sua existência.
Shaná Tová (Um Bom Novo Ano [de 5783]) para todos.
Por Rabi Eliezer Shemtov (Chabad Uruguai)
© Rabi Eliezer Shemtov
© Projeto Noaismo Info
Traduzido do espanhol por Projeto Noaismo Info: © Projeto Noaismo Info
