EXPLICAÇÃO DO ROSH HASHANÁ PARA CRIANÇAS E JOVENS BNEI NOACH

O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info,
GRAÇAS A D’US,

ORGULHOSAMENTE APRESENTA

 

A EXPLICAÇÃO DO ROSH HASHANÁ PARA CRIANÇAS E JOVENS BNEI NOACH

 

O texto que se segue logo abaixo também pode ser ouvido ⇒ CLICANDO AQUI (sim, aqui você tem o áudio com a narração do texto abaixo)

 

Rosh Hashaná é um dia de Festa da Torá.
É um dia de festa universal. Ou seja, para todos os povos do mundo — para todas as pessoas do planeta.
Ora, mas se Rosh Hashaná é uma festa da Torá para ser comemorada por todas as pessoas do planeta, por que não vemos o mundo inteiro comemorando o Rosh Hashaná?

Isso acontece porque, infelizmente, os povos não têm conhecimento desta festa. As pessoas em geral (no caso aqui, especificamente os não-judeus) não conhecem Hashem e não seguem a Torá, e portanto, elas não sabem da existência deste dia de festa universal, não sabem o que é “Rosh Hashaná”.

Por outro lado, nós somos bnei-Noach.
Você sabe o que significa “Bnei Noach”? Bnei Noach são duas palavras hebraicas que significam “descendentes de Noé”. Sim, o nome português Noé em hebraico é Noach (lê-se NôaRR). Então, sermos bnei-Noach significa que somos descendentes de Noé.

Hmmm!!! Mas aí surge uma questão:
de acordo com a própria História da Torá sobre o Dilúvio, na verdade, Noé é o antepassado de toda a humanidade, ou seja, todas as pessoas são descendentes de Noé.
Sim, isso é verdade, você tem toda a razão. Todas as pessoas descendem de Noé.
Então isso quer dizer que todas as pessoas do planeta são bnei-Noach como nós somos?
Não.
Eu vou lhe explicar.

O termo hebraico da Torá, “Bnei Noach”, que significa literalmente “descendentes de Noé”, tem dois sentidos, ou seja, há duas maneiras de usarmos este termo e de o entendermos.,
Um sentido é:
somos todos descendentes físicos de Noé. Ou seja, todos os humanos são descendentes de Noé no sentido biológico.
O outro sentido é:
nem todos são descendentes espirituais de Noé. Ou seja, nem todas as pessoas seguem a Fé de Noé. E nós, que adoramos a Hashem, nós somos bnei-Noach nos dois sentidos, mas muito mais ainda — principalmente — neste segundo sentido, ou seja, nós também somos bnei-Noach no sentido espiritual: somos descendentes não só físicos de Noé mas somos descendentes da Fé que Noé tinha — nós acreditamos na Fé de Noé, nós seguimos a Fé de Noé.
E a Fé de Noé é exatamente a Fé da Torá, é a Fé em Hashem. Como dissemos há pouco, a grande maioria das pessoas não conhecem Hashem, e por isso a grande maioria das pessoas não seguem a Torá. Por isso a grande maioria das pessoas têm religiões — outras crenças diferentes das da nossa Fé.
E é somente na nossa Fé, a Fé Bnei Noach, a Fé do próprio Noé, que temos este dia tão especial de festa que é importantíssimo a gente comemorá-la.

Como já temos visto, esta festa universal da Torá se chama Rosh Hashaná. Qual é o seu significado? Essas duas palavras hebraicas (“Rosh Hashaná”) significam: “o início do ano”, no caso, o início do Novo ano que começa. Mas isto é na contagem do tempo da Torá, ou seja, trata-se da festa de Ano-Novo do calendário da bíblia, a Torá.
A contagem do ano do tempo de acordo com a Torá não é a mesma que a do país em que vivemos, e do mundo em geral.

E o que comemoramos em Rosh Hashaná? Apenas festejamos que um ano terminou e que um outro ano agora está começando?
Comemorar a festa universal da Torá, o Rosh Hashaná, é muito mais do que apenas nos alegrarmos com a passagem de um ano para outro. De fato, em Rosh Hashaná comemoramos 3 começos.
Hã?? Três começos? Como assim?
Vamos aprender sobre isto agora mesmo!

Como o próprio nome já diz, certamente que na festa de Rosh Hashaná comemoramos sim a chegada de um novo ano. Mas não é só isso. O dia de Rosh Hashaná é o dia em que, há mais de 5700 anos, Hashem, o nosso QUERIDO D’US, criou as primeiras pessoas do planeta: Adão e Eva.
O mundo e a natureza já existiam — Hashem já os tinha criado — e então, a última criação de Hashem no nosso planeta foi o ser-humano.

Lembra que acabamos de dizer que em Rosh Hashaná nós comemoramos 3 começos?
Pois então, um é o começo do novo ano que chegou.
E o outro começo é o começo da Humanidade: é quando D’us fez surgir pela primeira vez pessoas.
O outro começo, que é o começo restante da nossa lista aqui de 3 começos, é uma situação que ocorreu no mesmo dia da criação da Humanidade, logo depois de Hashem criar Adão e Eva.

Assim que Hashem criou Adão e Eva, imediatamente eles declararam que Hashem é O REI do Universo. Não é que antes disso Hashem não já era O REI do Universo. Não é que antes disso Hashem não já era O REI de toda a Criação — O REI-CRIADOR! ELE sempre foi e será O REI de tudo! Apenas que não haviam seres-humanos para comemorarem isso: que Hashem é O REI delas, e O REI de todas as coisas.

Portanto, vamos repetir quais são os 3 começos que comemoramos no dia da festa universal da Torá que é o dia do Rosh Hashaná:
• um começo é o próprio começo do novo ano;
• o outro começo é o começo da Humanidade: o divino surgimento de pessoas no planeta — quando Hashem criou Adão e Eva;
• e, o outro começo — que dá os 3 começos — é o começo de existirem pessoas para declararem que Hashem é O REI delas.

Ora, então, por que não já comemoramos o Rosh Hashaná como o dia universal de Hashem?
Porque, como já sabemos, a maioria das pessoas não conhecem Hashem, não sabem o que é “Hashem”. Daí que é para se comemorar que Hashem é o nosso REI, O REI de nós mesmos, o meu REI, o seu REI, O REI de nossa vida, O REI da nossa família.
Agora, para nós bnei-Noach, para nós seguidores da Fé de Noé, para nós que conhecemos Hashem, para nós sim todos os dias da nossa vida — cada dia do nosso ano — é o Dia de Hashem: é o Dia de Hashem que temos para nós mesmos!

Nos lembrando de que o Rosh Hashaná é a festa dos 3 começos: o começo do ano que se inicia; o começo da existência da Humanidade; e, o começo de nós seres-humanos virmos a coroar Hashem como nosso REI pessoal; devemos ter a consciência de que não podemos fazer associação alguma da questão de começo — de se ter um começo — com O PRÓPRIO Hashem, pois, como nós bnei-Noach, que estudamos com o Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, já aprendemos e sabemos, Hashem é A PRÓPRIA EXISTÊNCIA EM SI MESMA, e portanto, Hashem é infinito. Não só que Hashem é eterno e não morre e não acaba, mas que Hashem é O PRÓPRIO INFINITO EM SI MESMO. HASHEM É O INFINITO! Assim, Hashem não teve começo e nunca terá um fim, ELE não tem idade, pois o tempo não existe para ELE — quer dizer, o tempo não existe para A INFINITUDE de D’US: o tempo não envolve D’US  e não tem poder sobre ELE —, até porque ELE é O CRIADOR de todas as coisas, e isso também significa que Hashem também criou o próprio tempo!
Portanto, Hashem está fora do alcance do tempo. Hashem é O INFINITO, e o infinito é infinito, ou seja, não tem onde começa e não tem onde termina. Mas para nós seres-humanos o tempo existe (tanto que passamos de um ano para outro), porque não somos sem começo, não somos infinitos, nós tivemos um começo: nós fomos criados.

E a festa bíblica universal do Rosh Hashaná nos lembra exatamente de tudo isso: de que somos limitados, tivemos um começo, fomos criados pelo CRIADOR INFINITO, Hashem, que inclusive já tinha criado todo o Universo antes de nos criar. Daí que Rosh Hashaná, que é o dia do começo de tudo, não quer dizer que se trata do começo do planeta ou do universo, mas do nosso próprio começo: do começo do ser-humano, do começo da História, do começo da contagem do tempo.

Então, o propósito da comemoração do Rosh Hashaná é o de que é sim importante haver um dia no ano (o próprio dia do começo do ano) em que toda a Humanidade não só se lembre do CRIADOR INFINITO, Hashem — Que não só criou todas as coisas mas que também rege tudo (ou seja, conduz — dirige — todas as coisas: supervisiona tudo) —, mas que toda a Humanidade se lembre da Coroação de Hashem: de coroá-LO O REI do Universo (AQUELE Que reina em absoluto todo o Universo), que também significa, logicamente, O REI do nosso maravilhoso planeta Terra, assim como O REI da Natureza, bem como, no fim de contas, O REI de todas as nações e povos.

E, no nosso caso, de nós bnei-Noach, que nós não só coroemos Hashem, no dia do Rosh Hashaná, como O REI INFINITO do Universo, mas que também tornemos todo dia nosso o Dia de Hashem no nosso próprio dia: que transformemos cada dia da nossa vida o Dia da nossa própria Festa de Hashem — de comemorarmos (de nos alegrarmos e estarmos felizes e festejarmos) A PRESENÇA de HASHEM em nossas vidas!

 

VOCÊ TAMBÉM PODE BAIXAR GRATUITAMENTE O TEXTO ACIMA NO FORMATO PDF ⇒ CLICANDO AQUI⇐  (você será redirecionado para o mediafire.com)

 

E COMO AS CRIANÇAS E OS JOVENS BNEI NOACH COMEMORAM A FESTA UNIVERSAL DA TORÁ, O ROSH HASHANÁ?

PARA VOCÊ SABER COMO AS CRIANÇAS E OS JOVENS QUE SÃO BNEI NOACH COMEMORAM A FESTA BÍBLICA UNIVERSAL DE ROSH HASHANÁ, ADQUIRA AGORA MESMO O LIVRO DE PAPEL: “O GUIAZINHO IMPRESSO”, UM LIVRO INFANTO-JUVENIL PRODUZIDO PELO PROJETO NOAISMO INFO JUNTO COM O QUERIDO RAV SHIMSHON BISKER, DE ISRAEL.
NO GUIAZINHO IMPRESSO VOCÊ ENCONTRA, GRAÇAS A D’US, O GUIAZINHO DE ROSH HASHANÁ.
CORRA, QUE AINDA DÁ TEMPO VOCÊ ADQUIRI-LO ANTES DA DATA DE ROSH HASHANÁ DESSE ANO DE 2023 (EM 15 DE SETEMBRO)!

Rosh Hashaná para crianças e jovens Bnei Noach

Vale muito a pena adquirir O Guiazinho Impresso

 

 

Graças a Hashem, você também pode brincar gratuitamente online há qualquer momento com o nosso JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS DE ROSH HASHANÁ (ESCOLHA A ALTERNATIVA CORRETA), em

Jogo de Perguntas e Respostas de Rosh Hashaná para Crianças e Jovens Bnei Noach: Escolha a alternativa correta

© Projeto Noaismo Info

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Publicado por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

O Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info é um site (projeto) noaítico, a saber, não se trata de um site judaico (um site de Judaísmo especificamente) e sim de um site voltado para Bnei Noach. O Noaísmo (ou, movimento Bnei Noach — a observância das Sete Leis de Noé da Torá dada por D'US a Moshé) é a Fé original da humanidade. Bem vindo ao Site Bnei Noach de maior conteúdo do Brasil, e que conta com a Supervisão Rabínica do estimado Rav Shimshon Bisker, de Israel. Bnei Noach* (בני נח)/ Filhos de Noá (popularmente, Noé) / Noaítas / Brazilian Noahites / Noahites of Brazil / Noajitas; Comunidade Bnei Noach do Brasil; Movimento Bnei Noach no Brasil. * Variações: Bnai Noach / Benêi Nôach / Bnei Noah. Fé Noaica / Fé Noaítica. Noaísmo / Código Noaítico / Pacto do Arco-Celeste. ( Sobre distribuir os nossos artigos, veja https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/copyright/ ) Contato: sitebneinoach@gmail.com

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.