

O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
GRAÇAS A D’US,
Rezar para ter um bom ano:
“Para rezar nós precisamos acreditar em nós mesmos”
Por Rabino DovBer Pinson
No tempo do Grande Dilúvio, Noach/Noá foi informado com antecedência para construir uma Arca e que um dilúvio ocorreria, e ainda assim ele não rezou para que sua geração fosse salva.
===
Porque é que ele não rezou? Noach, dizem-nos, era um “pequeno crente”. Não que ele fosse um “pequeno crente” no Criador, e que [por isso] um grande dilúvio ocorreria, mas ele era um “pequeno crente” em si mesmo.
Ele tinha tão pouca fé no seu potencial e no poder das suas orações para fazer alguma diferença, que não rezava.
===
Para rezar precisamos acreditar em nós mesmos, acreditar em Hashem, e acreditar que as nossas orações podem realmente efetuar mudanças.
===
A humildade é parte integrante da oração, o sentimento de “Estou vazio, Hashem, por favor, preencha-me”, é essencial para a oração.
No entanto, se for demasiado humilde, a sua humildade pode afastá-lo da oração. Pode pensar: “Como é que o meu pequeno “eu” pode fazer alguma diferença? Será que posso realmente mudar o mundo? Posso realmente estimular a presença divina a revelar-se mais neste mundo? Posso realmente atrair bênçãos?”
===
Por vezes, temos de nos sentir como um servo suplicando ao nosso Mestre e, por vezes, temos de nos sentir como crianças pedindo ao nosso Pai. Há um tempo para tudo.
===
Em suma, quando rezamos, precisamos acreditar em nós mesmos e acreditar que as nossas orações podem ter um efeito dramático para o bem.
===
“As bênçãos ligam-se aos abençoados, mas as bênçãos não se ligam aos amaldiçoados”. O simples ato de nos sentirmos abençoados e dignos, se não pelas nossas ações, mas pela pureza da alma que reside dentro de cada um e de todos, traz bênçãos para nossas vidas e para todos aqueles por quem estamos orando.
===
Shaná Tová: שנה טובה
Que todos vocês sejam abençoados com um lindo, feliz, saudável e doce ano novo!
Rabino DovBer Pinson
© Rabino DovBer Pinson
© Projeto Noaismo Info
Traduzido do inglês por Projeto Noaismo Info: © Projeto Noaismo Info
Este Rosh Hashaná de 5784 (anoitecer desta sexta de 2023) coincide com o shabat dos judeus. Isto tem alguma relevância para Bnei Noach?
Nosso querido rabino, Shimshon Bisker, o Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, responde:
“O cumprimento integral do Shabat somente é permitido aos integrantes do Povo de Israel, como está escrito: “E os Filhos de Israel cuidarão do Shabat… Ele (o Shabat) será um sinal entre EU (Hashem) e os Filhos de Israel…” (Shemot 31, 16 e 17), portanto, uma pessoa que se encontra em processo de conversão ao judaísmo [NOTA DO SITE BNEI NOACH PROJETO NOAISMO INFO: o que não é o caso dos Bnei Noach] deverá esperar o momento correto para cumpri-lo de forma integral.
Nós [OS JUDEUS é que] devemos separá-lo [o Shabat] dos demais dias da semana (através do kidush – no princípio do Shabat, e a havdalá – ao final dele).
O Povo de Israel [foi quem] recebeu a “herança do Shabat”. Nesse dia [da entrega da Torá], o Povo de Israel recebeu a responsabilidade de cumprir o Shabat. Portanto, isto não cabe ao ben-Noach, pois, além de não ser permitido, também é danoso. Cada um deve se dedicar ao que cabe a si.
Porém, se um ben-Noach quiser por vontade própria fazer coisas em homenagem ao Shabat, como uma refeição melhor, ou, por algum motivo ou por sentimento quer fazer algo a mais, não é necessário colocar ênfase nem estimular, e sim, fazer disso algo indiferente.”

