
O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,
Perguntas e Respostas Especial
Devo perdoar a todos?
Pergunta:
Rav, como podemos perdoar alguém que realmente nos magoou (especialmente se for alguém próximo e a confiança entre nós tiver sido abalada)?
Resposta:
Por rabi Michoel Gourarie:
“O perdão não é uma ação única que você começa e completa em um curto espaço de tempo. Conseguir perdoar é um processo complexo e uma longa jornada em que progredimos lentamente e nos movemos em direção à meta.
Em um ensaio sobre o assunto, o Rebe de Lubavitch explicou que há três níveis de perdão:
1. Não desejamos nenhum mal à pessoa e até oramos pelo seu bem-estar. Neste nível básico de perdão ainda podemos estar chateados, sentir-nos magoados ou até mesmo zangados. No entanto, encontramos em nós mesmos a capacidade de não desejar nenhum mal à pessoa e de não sentir a necessidade de nenhum tipo de vingança.
2. Deixamos de ficar com raiva. Nesse segundo nível, talvez não estejamos prontos para nos relacionar com a pessoa como fazíamos antes, mas somos capazes de seguir em frente e deixar fluir ao ponto em que não carregamos mais sentimentos de raiva e ressentimento em nenhum nível.
3. Restaurar o relacionamento. Nesse nível final, o perdão está completo. Não apenas perdoamos a pessoa, mas a compreendemos totalmente e a aceitamos novamente. Agora estamos prontos para nos aproximar da pessoa que nos ofendeu como antes.
O Talmud explica que, mesmo que alguém tenha nos magoado terrivelmente, espera-se que encontremos forças para perdoá-lo, pelo menos no primeiro nível. A ausência de qualquer tipo de perdão é um sinal de crueldade. Desejar mal a alguém e o desejo de vingança representam uma debilidade na personalidade que requer retificação.
Uma forma mais complicada de perdão é o segundo nível, no qual deixamos de sentir mágoa ou raiva. Se tivermos sido magoados ou enganados, precisaremos de tempo e trabalho árduo para nos livrarmos destes sentimentos negativos. Pode ser um longo processo de cura até que os sentimentos de ressentimento realmente desapareçam de nosso coração e de nossa alma.
A forma ideal de perdão é o terceiro nível, no qual restauramos o relacionamento. Entretanto, é preciso ressaltar que isso nem sempre é possível. Alguns relacionamentos são tão tóxicos que a atitude responsável neste caso é nos afastarmos deles. Mas não precisamos adotar uma abordagem do tipo “tudo ou nada”. Se for impossível restaurar o relacionamento, nem sempre é necessário encerrar todo o contato ou tornar-se antagônico. Ainda podemos alcançar um nível mais básico de perdão desejando-lhes boa sorte. Ainda podemos deixar de ficar com raiva e dar-lhes o respeito básico. Ainda podemos cumprimentá-los quando os virmos e lhes dar a dignidade que todo ser-humano merece.
Cada pequeno avanço em nosso relacionamento é significativo, tem um efeito profundo e gera felicidade.
Dê o primeiro passo agora.
Apenas para esclarecer:
O perdão certamente não significa desculpar ou tolerar o mau-comportamento ou permitir que ele continue. O judaísmo nos ensina a não tolerar o mal e a proteger os outros e a nós mesmos contra ele. Se somos vítimas de mágoas contínuas, precisamos tomar medidas eficazes para acabar com o comportamento prejudicial e criar os limites necessários para que essas pessoas não possam continuar a nos prejudicar. No entanto, ao mesmo tempo, podemos trabalhar o perdão, o que significa não permitir que nosso coração fique continuamente cheio de ódio. Livrar-se do ódio é libertador e nos permite seguir em frente.
E mais um detalhe:
Não podemos perdoar o holocausto [ou coisas do tipo] por muitos motivos, sendo um deles o fato de que não se pode perdoar um mal que foi feito a outras pessoas. Precisamos enxergá-lo pelo que ele é − o mal.”
© Rabi Michoel Gourarie
© Projeto Noaismo Info
(Tradução inédita no Brasil!)
Traduzido do inglês e do espanhol por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Em mérito de L.M.
Também dedicamos este post à cura completa e rápida de F.F., se não, que seu passamento seja o menos sofrível possível.

