O Shabat Bnei Noach PARTE 4 (os conversos e o Shabat)

O maior Site de conteúdo noaítico (Bnei-Noach) do Brasil, o
Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
– o seu Site Bnei Noach –,
que conta com a Supervisão Rabínica do Rav Shimshon Bisker, de Israel,

ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,

 

2025: UM ANO MUITO ESPECIAL PARA O SITE BNEI NOACH PROJETO NOAISMO INFO, GRAÇAS A DEUS!

Neste ano nacional de 2025, o Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info completa 10 (DEZ) anos de existência*, graças a Deus!

Não estamos contando os anos anteriores de nosso outro Projeto.

 

Perguntas e Respostas Especial

Especial Shabat PARTE 4
(tudo o que você tem de saber sobre o Shabat e os Bnei Noach)

 

O SHABAT E OS CONVERSOS

Por Rav Moshe Steinerman

De todos os tópicos sobre os quais eu poderia falar, o Shabbos (iídiche), ou Shabat, é definitivamente o conceito mais incompreendido. De fato, a maioria das pessoas (noaítas e mesmo judias) que está lendo este texto não tem ideia do que é Shabat. Você pode perguntar: “O Shabat não é o dia de descanso, um dia em que não podemos trabalhar, um dia em que estamos totalmente restritos de tudo?” Se você fizer essa pergunta, então você é exatamente a pessoa que precisa ser instruída sobre o Shabat[*]. Antes de tudo, você deve saber que o Shabat é o maior presente de Hashem para o povo judeu. Embora sejamos obrigados a lembrar e observar o Shabat, não há nada mais agradável do que o Shabat se você o fizer corretamente. Vemos que as Sete Leis Noaíticas dadas aos não-judeus não incluem o Shabat.

A palavra usada na Torá para nos dizer que não é um dia de trabalho é מלאכת, que se traduz como artesanato ou esforço criado. Quando os israelitas estavam construindo o Tabernáculo portátil no deserto, eles realizaram 39 atividades habilidosas diferentes na construção do Tabernáculo. Quando Hashem nos disse para descansar pelo Shabat, ELE se referiu a essas 39 atividades. É por isso que é proibido ligar um interruptor de luz, mas é permitido mudar os móveis de lugar para acomodar os hóspedes.

 

[* Como o explica o Rav Michael Shulman, diretor da Ask Noah International (organização judaica mundial para a difusão de Bnei Noach, organização essa que reconhece no Brasil somente o Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info):

“A observância de um dia de Shabat, reservando-o como um tempo estabelecido para abster-se de atividades específicas durante a semana, da maneira descrita na Torá, foi ordenada exclusivamente aos judeus (como fica claro no texto autêntico do Livro do Êxodo). A primeira vez que a observância do Shabat do sétimo dia foi ordenada por D’us foi quando ELE a ordenou aos israelitas após o Êxodo, quando eles estavam viajando do Egito para o Monte Sinai.

É muito importante entender que a Torá usa termos técnicos em hebraico que não necessariamente têm uma correspondência simples em português. O “descanso” ordenado ao judeu no sétimo dia consiste em abster-se deliberadamente de 39 atividades criativas específicas que foram necessárias para a construção do Tabernáculo e de seus utensílios, além de alguns desdobramentos específicos dessas atividades. A maioria delas não envolve nenhum esforço físico significativo. Muitos tipos de esforço físico significativo não estão incluídos nessa lista e, portanto, é permitido que um judeu os faça no sétimo dia.

Um noaíta certamente tem permissão para descansar fisicamente e relaxar [nesse dia] desde que não esteja negligenciando alguma responsabilidade profissional para a qual tenha sido contratado ou uma responsabilidade moral a desempenhar. Mas o descanso físico não exige que se deixe de acender uma luz elétrica, escrever algumas palavras, ter algum objeto pequeno no bolso ao sair de casa, usar água quente para tomar banho ou ducha etc.”]

 

(O Rav Moshe Steinerman prossegue.)

Vamos falar sobre o propósito mais espiritual do Shabat. Na verdade, recebemos uma alma extra no Shabat para nos levar a um nível espiritual muito mais elevado.
O Shabat tem outra grande vantagem que também está muito oculta. Começamos no domingo a nos preparar para o Shabat. A semana inteira é para comprar a comida, preparar a comida, preparar roupas limpas, ajustar os temporizadores, ajustar os controles do aquecimento e do ar-condicionado, convidar hóspedes (ou aceitar convites), limpar a casa, preparar palavras da Torá para serem faladas na mesa de Shabat, etc. Essa é a maior lição que nos prepara para o mundo real – o Mundo Vindouro.

Nossos sábios nos ensinam: “Quem cumpre o Shabat de acordo com suas leis é perdoado de todos os seus pecados, mesmo que cometa idolatria como a geração de Enosh”. (Shabat 118b) Como você pode ver, há uma conexão direta entre observar o Shabat e retificar o pecado da idolatria. A maioria dos recém-convertidos, em algum momento, não teve fé em sua vida. Seu compromisso com o Shabat, portanto, retifica isso. É por isso que o Shabat é um dos compromissos mais importantes de alguém que está se convertendo.

Temos o mandamento de desfrutar o Shabat (oneg Shabat). (Isaías 58:13, Shabat 118a) O Shabat é um segredo especial entre o povo judeu e D’us. Enquanto o mundo sofre com confusões e estresse, nós tiramos um dia de folga para nos alegrarmos com a santidade. Está escrito: “Lembre-se do dia do Shabat e conserve-o sagrado”. (Êxodo 20:8) Temos que observa o santo Shabat mesmo que não entendamos a razão disso. Só o fato de D’us ter nos ordenado já é suficiente. Isso é semelhante aos Bnei Noach que tentam acrescentar aos seus mandamentos exigidos. Eles reconhecem que definitivamente há algo especial em observar o Shabat. Eles começam a observar lentamente esse dia à sua própria maneira. No entanto, eles só conseguem olhar através de um pequeno “olho mágico” para ver o que realmente é Shabat. Sem a neshamá judaica, a alma, o Shabat simplesmente não é um presente de D’us. “O Shabat é, portanto, chamado de ‘bom presente’. Quando alguém mantém o Shabat de acordo com todas as suas leis, esse ‘presente’ consiste no perdão de todos os seus pecados.” (Kedushas Levi, Ki Sisa p.161) Está escrito: “Guarde o Shabat para torná-lo sagrado”. (Deuteronômio 5:12)

Veja bem, para realmente vivenciar o Shabat, você precisa primeiro refinar sua alma, separando-se do mundano. Uma pessoa não pode simplesmente entrar no Shabat e esperar estar no nível para vivenciar sua luz. A luz de Shabat é especial e reservada para o povo judeu. O Shabat é simplesmente alto demais para ser percebido pelas almas comuns. Mesmo para um judeu que tenha tido apenas uma experiência de Shabat em sua vida, isso pode não ser suficiente para que ele aprecie seu esplendor, porque o Shabat está acima do mundo físico, que pode ser o único mundo com o qual ele escolheu se familiarizar anteriormente. É preciso muita oração e muito trabalho duro para ser um recipiente para a luz de Shabat. É imperativo que o futuro convertido se esforce muito para aprender sobre Shabat. Ele deve se acostumar a observar o Shabat e a estar perto de judeus durante o Shabat. Não cometa o erro de ficar de fora desse dia tão importante.”

© Rav Moshe Steinerman (Newly Born Jew: Noahides & Conversion to Judaism)
© Rav Michael Shulman
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Tradução exclusiva do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © 2025 Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

 

Encerramos esse Especial Shabat para Bnei Noach com as palavras do Rav Shimshon Bisker:

“Cada Lei de Shabat consiste em dezenas ou centenas de detalhes que ben-Noach nem imagina. Somente quem está em processo de conversão deve estudar tudo, para então ter consciência do que significa a conversão e as obrigações de um integrante de Israel.”

© Rav Shimshon Bisker
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Se você já está em processo de conversão, o Rav Shimshon Bisker tem um livro sobre Shabat escrito para você: “Shabat (Perguntas, respostas e temas sobre o Shabat)”, livro digital que você adquire por apenas R$ 17,90 enviando uma mensagem de whatsapp para a Livraria virtual Projeto Noaismo Info no 5511958904394.

Em homenagem a R.O. e R.L.

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Publicado por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

O Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info é um site (projeto) noaítico, a saber, não se trata de um site judaico (um site de Judaísmo especificamente) e sim de um site voltado para Bnei Noach. O Noaísmo (ou, movimento Bnei Noach — a observância das Sete Leis de Noé da Torá dada por D'US a Moshé) é a Fé original da humanidade. Bem vindo ao Site Bnei Noach de maior conteúdo do Brasil, e que conta com a Supervisão Rabínica do estimado Rav Shimshon Bisker, de Israel. Bnei Noach* (בני נח)/ Filhos de Noá (popularmente, Noé) / Noaítas / Brazilian Noahites / Noahites of Brazil / Noajitas; Comunidade Bnei Noach do Brasil; Movimento Bnei Noach no Brasil. * Variações: Bnai Noach / Benêi Nôach / Bnei Noah. Fé Noaica / Fé Noaítica. Noaísmo / Código Noaítico / Pacto do Arco-Celeste. ( Sobre distribuir os nossos artigos, veja https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/copyright/ ) Contato: sitebneinoach@gmail.com