Quem é o Mashiach? PARTE 8

O MAIOR SITE DE CONTEÚDO NOAÍTICO (BNEI-NOACH) DO BRASIL,
e um dos maiores do mundo, o
SITE BNEI NOACH PROJETO NOAISMO INFO
(sitebneinoachprojetonoaismo.info),
que tem a Supervisão Rabínica do Rav Shimshon Bisker, de Israel,

ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,

 

Perguntas e Respostas Especial

 

QUEM É O MASHIACH?
PARTE 8

A questão Bar Kochba

 

Pergunta:
Rav, como foi possível um rabi tão grande quanto o Rabino Akiva poder ter declarado alguém (aqui no caso o Bar-Kochba) como mashiach? Isso não prova, portanto, que o Rebe pode ser declarado o mashiach?

Resposta:
O Rav Tovia Singer responde:

“[Certa vez, levantaram a seguinte pergunta para mim:]
‘Rav, que eu me lembre, não foi o rabino Akiva quem declarou publicamente que Bar-Kochba era o Messias? Só que quando isso não foi assim, os judeus não o consideraram uma espécie de apóstata ou herege, antes, ele manteve sua devida reputação como um grande sábio de Israel.

Isso sempre me fez pensar em como os cristãos judeus (isso não é um oximoro), no início, se eles acreditavam que Jesus era o mashiach, eles necessariamente pensavam que os judeus que não acreditavam nisso estariam em apuros no julgamento final? Parece-me que não necessariamente, pois poderíamos estar impondo a eles visões cristãs muito posteriores.’

[A resposta que eu dei, e que serve aqui, foi:]
Vou lhe contar uma história engraçada. Há muitos anos, talvez uns 30 anos, eu estava em Dallas e me encontrei com um líder cristão muito conhecido. E ele, em nossa conversa, disse: “Veja o rabino Akiva” — ele foi talvez um dos maiores rabinos que já existiu. Ele era um Tana. Ele viveu no século II. Isso significa que ele foi um autor da Mishná. Ele estava [em um nível] lá em cima —, “como ele estava errado sobre Bar-Kochba!” — o revolucionário que (de 132 a 135 teve uma revolução bem-sucedida [mas que]) acabou sendo morto pelo Império, e a coisa toda foi esmagada —. Então, eu nunca me esquecerei disso, ele me disse: “Não é óbvio que seu maior rabino estava errado sobre o Messias?” Virei-me para ele e pedi que me dissesse o seguinte: “Como você sabe que Bar-Kochba não era o messias?”, e ele olhou para mim como se eu tivesse perdido a cabeça, e disse: “Do que você está falando? Bar-Kochba foi morto pelos romanos e não realizou nenhuma profecia messiânica”. Fiquei olhando para ele, mas então ele entendeu o que ele havia dito e o descartou. Eu simplesmente lhe perguntei como você sabe que Bar-Kochba não é o messias, e sua resposta foi que Bar-Kochba foi morto pelos romanos sem cumprir nenhuma profecia messiânica. Eu disse: “Olá, é exatamente nisso que você acredita?” Quero dizer, é impressionante, e então ele realmente entendeu.

A questão é essa: não estou sendo fofo, enquanto o Bar-Kochba esteve em um movimento (de luta) e reconquistou Jerusalém — não durou muitos anos, mas durou alguns anos. Foi uma revolução que ocorreu cerca de 60 anos após a destruição do segundo templo —, enquanto Bar-Kochba estava vivo (fazendo essas coisas), ele poderia potencialmente ser o messias e isso não era herético. No momento em que Bar-Kochba foi morto pelos romanos, tornou-se heresia acreditar que ele era o messias, e esse é o ponto principal, certo? O rabino Akiva foi um grande rabino que pensou “talvez essa pessoa seja o messias”, talvez. Por quê? Porque ele estava fazendo o que o messias deveria fazer, quero dizer, leia o texto [do Rabino Maimônides]: “ele deve destruir os inimigos de Deus”, ou seja, o Império, então, enquanto ele estava fazendo isso com sucesso, ele poderia tê-lo sido. De fato, não era uma coisa herética. Como messias, isso se torna herético no momento em que você diz que ele o é mesmo depois que ele foi morto pelos romanos (fora sem cumprir com nada). Então aí [neste caso], simplesmente se tem abandonado o Judaísmo. Assim que o Rabino Akiva é o ponto perfeito para demonstrar exatamente por que o cristianismo é uma religião falsa. Se você é morto, você não pode ser o messias. Sigamos em frente (aguardando aquele que de fato o é).

A chave é que, uma vez morto, não se pode ser o messias. Esse é o ponto, e esse foi o ponto do rabi Akiva. Enquanto Bar-Kochba estava vivo, com certeza isso não era herético.

(Há uma passagem em Isaías que diz que chegará o dia em que as nações subirão ao Monte Sião para aprender a Torá.) Temos aqui a profecia messiânica mais extasiante de toda a Bíblia hebraica, sem dúvida. Tão famosa! É a profecia messiânica mais numinosa de toda a Bíblia hebraica e não é citada em nenhum lugar do Novo Testamento. Isaías 2 (vv 2 a 4) nunca é citado na Bíblia cristã. Veja só, o Novo Testamento nunca o cita. Como isso é possível? Por que você acha que não? É porque Jesus não fez isso. Você sabe que a bíblia cristã tem o dom de citar coisas que não têm nada a ver com o messias.”

© Rav Tovia Singer
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Traduzido do inglês por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © 2025 Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

(Tradução inédita no Brasil!)

 

* Bar-Kochba, cujo nome de nascença era Simon bar Cosiba.

Leia mais sobre ele em:

A BATALHA DE BETAR (REVISTA MORASHÁ)

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Publicado por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

O Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info é um site (projeto) noaítico, a saber, não se trata de um site judaico (um site de Judaísmo especificamente) e sim de um site voltado para Bnei Noach. O Noaísmo (ou, movimento Bnei Noach — a observância das Sete Leis de Noé da Torá dada por D'US a Moshé) é a Fé original da humanidade. Bem vindo ao Site Bnei Noach de maior conteúdo do Brasil, e que conta com a Supervisão Rabínica do estimado Rav Shimshon Bisker, de Israel. Bnei Noach* (בני נח)/ Filhos de Noá (popularmente, Noé) / Noaítas / Brazilian Noahites / Noahites of Brazil / Noajitas; Comunidade Bnei Noach do Brasil; Movimento Bnei Noach no Brasil. * Variações: Bnai Noach / Benêi Nôach / Bnei Noah. Fé Noaica / Fé Noaítica. Noaísmo / Código Noaítico / Pacto do Arco-Celeste. ( Sobre distribuir os nossos artigos, veja https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/copyright/ ) Contato: sitebneinoach@gmail.com