O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
APRESENTA
Perguntas & Respostas
Pergunta:
Rabi, sou Bnei Noach, posso usar tsitsit e quipá?
Resposta:
Não, você deve se concentrar especificamente nas sete mitsvót.
Por Rabinos da Hidabroot Brasil (Organização mundial Hidabroot, a maior Rede de Televisão Judaica do mundo (sede em Israel))
NOTA DO SITE BNEI NOACH PROJETO NOAISMO INFO:
Dois pontos nesta publicação devem ser ressaltados. Um é que o ben-Noach, o noaíta, que questiona, pergunta se “se pode” não se ‘se deve’ (usar tsitsit e kipá). Por outro lado, a resposta dada apenas diz que “não”, sem especificar se se trata de ‘não poder’ ou ‘não dever’.
Então, em um primeiro momento, o que tem de se levar em conta é que poder, até pode, mas dever, não se deve. Em outras palavras, não há obrigação. Mas, mais que isto, não há razão. O que, por outro lado, significa também que não há proibição explícita, declarada, exposta.
Com isto entramos na questão explicada abordada unicamente pelo nosso querido rabino, o Rav Shimshon Bisker, de Israel, o Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, de que nem tudo é (de fato declaradamente) proibido, mas que também isto não significa que tudo o que não é proibido é porque é para se fazer, pois dentro desta questão há o que é propício fazer e o que não é propício fazer.
A resposta acima pode muito bem significar, nem que “não pode” nem que “não deve”, e, sim, simplesmente que ‘não é bom’.
Algo a mais neste sentido pode ser visto em:
https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/2017/11/23/os-bnei-noach-e-o-talit-tsitsit/
https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/2015/11/14/os-bnei-noach-e-o-uso-da-kipa/
Porém, ainda assim, com a ajuda de D’US, traremos em breve uma explicação mais minuciosa nas próprias palavras do Rav Shimshon Bisker.
A Organização mundial JUDAICA Hidabroot (ou, Hidabrut) tem como fundador e presidente o Rabi Zamir Cohen (autor, por exemplo, de A Revolução Iminente: A Ciência Descobre as Verdades Bíblicas), produtor do primeiro canal de televisão judaica ortodoxa do seu tipo.
“Esse é o nosso objetivo (da Hidabroot) — conectar o povo judeu à Torá e com o nosso PAI CELESTIAL.
Todo mundo (i.e., todo judeu) tem de ser um sheliach. Parte de nossa responsabilidade para com o nosso próximo é aproximá-lo da Torá. Noach foi criticado por ser um tsadíc privado. Em vez de ensinar as pessoas sobre o ONIPOTENTE onde quer que ele fosse, como Avraham, ele esperou que as pessoas viessem até ele.”
— Rabi Zamir Cohen.
