
O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
APRESENTA
Perguntas e Respostas
Pergunta:
Rav, sabemos que na cultura asiática (Coréia do Sul, Japão, China, Coréia do Norte e Taiwan) é comum curvar-se (com diferentes inclinações) para cumprimentar ou agradecer alguém. Para Bnei Noach, há algum problema neste costume?
Resposta:
O Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, o Rav Shimshon Bisker, de Israel, responde:
“Em honra a uma pessoa você pode se curvar para cumprimentá-la, não tem problema. Mas se é para uma idolatria (em cerimônias religiosas ou para alguém que se faz deus) é proibido.”
© Rav Shimshon Bisker
© Projeto Noaismo Info
Expandindo o tema de cumprimentar alguém
(mas já não se tratando de cumprimentar pessoas comuns)
Como explicado pelo próprio Rav Shimshon Bisker, que Bnei Noach não tem a obrigação de Kidush Hashem, santificar O NOME de Hashem, com a morte, então, apesar de realmente ser “proibido curvar-se ou honrar qualquer pessoa que se tenha transformado em um deus”, ainda assim, como nos explica o Rabi Avraham Chaim Bloomenstiel, “é permitido curvar-se diante de tal pessoa em caso de medo ou por honra à posição dela.”
E ainda, como continua nos explicando o Rabi Avraham Chaim Bloomenstiel, “é proibido honrar ou mostrar respeito diante de uma pessoa que tem um ídolo bordado em sua roupa ou que está vestindo uma imagem de ídolo.
‘Mostrar respeito’ inclui métodos de honra, tais como:
• Curvar-se,
• Tirar o chapéu,
• Beijar a mão da pessoa,
• Ficar de pé quando a pessoa entra no lugar,
• Fazer uma reverência.
Esta proibição se limita unicamente a mostrar honra por causa do ídolo em si ou da idolatria associada à posição da pessoa. Se o ídolo que a pessoa leva consigo não está relacionado a qualquer motivo para a honra do indivíduo, então é permitido curvar-se ou beijar a mão da pessoa.
Por exemplo, alguém pode ficar de pé ou beijar a mão ou tirar o chapéu para alguém que está usando um crucifixo? Depende:
• Se a pessoa é um sacerdote ou ministro, então honrá-lo é proibido,
• Se a pessoa for um oficial poderoso de um governo secular (cuja posição merece honra), então é permitido mesmo que o indivíduo use um crucifixo.
Vestimentas idolátricas
As roupas e vestes dos sacerdotes idólatras não são idolatrias em si, a menos que incluam uma imagem do ídolo. Eles usam essas vestes para sua própria honra e posição, não para a do ídolo.”
© Rabi Avraham Chaim Bloomenstiel
© Projeto Noaismo Info
Traduzido do inglês por Projeto Noaismo Info: © Projeto Noaismo Info

