Teshuvá e Gratidão

Você já agradeceu a Hashem pelo ano que passou?

O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,

 

TESHUVÁ E GRATIDÃO

Como é que uma pessoa sabe quando o seu arrependimento é aceito por Hashem?

Por Rav Avigdor Miller

 

Ninguém sabe. Ninguém nunca poderá saber.

Mas uma coisa eu vou dizer. Quando chega Rosh Hashaná, temos de olhar para trás, fazer uma retrospectiva e ver que Hakadósh Barúch Hu (O SANTO BENDITO É ELE) nos concedeu um ano de vida. Pelo menos neste sentido, ELE aceitou a nossa teshuvá[*] e deu-nos outro ano de vida.

É uma falta de gratidão tão flagrante, todos os anos, voltar e pedir outro ano sem olhar para trás e agradecer pelo ano anterior que Hashem nos deu.

Quanto tempo você gastou recordando o ano que passou?

Olhe para trás: você agradeceu por toda a natureza estar em sua plena glória? Toda a folhagem das árvores e todo o verde dos arbustos estavam ali. E você desfrutou da vida.

Veja quantas vezes você tomou o café da manhã durante o ano passado, quantas vezes você jantou, talvez também almoçou.

Quantas vezes você funcionou normalmente durante o ano; a maioria das pessoas não esteve no hospital durante o ano passado. A maioria das pessoas nunca quebrou um osso no ano passado. Muitas pessoas não tiveram uma dor de dentes no ano passado. Nem mesmo uma dor de cabeça! Há pessoas abençoadas que não tiveram uma dor de cabeça durante todo o ano.

Vejam quantas vezes vocês andaram na rua em segurança. Quantas vezes chegaram a casa à noite e tudo estava em ordem. Quantas vezes você acendeu a luz de casa e não encontrou intrusos nela.

Quantas vezes você foi dormir toda a noite e dormiu profundamente, doce sono. Um ano inteiro! 365 dias de felicidade.

Claro que vocês dirão: “Não é felicidade. Nós não tiramos a sorte grande. Nós não ganhamos na loteria.”

Os tolos nunca se apercebem do que é a vida. Mas a pessoa sábia deve olhar para trás e agradecer Hashem.

E, portanto, será suficiente apenas você vir e pedir pelo próximo ano? Temos um trabalho que temos de realizar antes de pedir. Temos de mostrar que somos dignos de mais um ano, apreciando o ano que passou.

E, portanto, como é que uma pessoa sabe que a sua teshuvá foi aceita?

Ela o sabe no fim do ano da teshuvá do ano passado. Pelo menos isso ela sabe. Você conseguiu chegar até aqui e, portanto, ocupe-se em agradecer a ELE por cada dia do ano que passou. Para o ano que vem, ninguém sabe, exceto Hashem.

Por Rav Avigdor Miller

© Rav Avigdor Miller
© Projeto Noaismo Info

Traduzido do inglês por Projeto Noaismo Info: © Projeto Noaismo Info

Dedicado a M.M.

 

* Para saber o verdadeiro significado de teshuvá, veja:

Hoje é Yom Kipur (explicação do Rebe sobre alguns conceitos)

O que é Teshuvá (o que significa retornar para D’US)?

Este Rosh Hashaná de 5784 (que prossegue por todo este sábado de 2023) coincide com o shabat dos judeus. Isto tem alguma relevância para Bnei Noach?
Nosso querido rabino, Shimshon Bisker, o Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, responde:

O cumprimento integral do Shabat somente é permitido aos integrantes do Povo de Israel, como está escrito: “E os Filhos de Israel cuidarão do Shabat… Ele (o Shabat) será um sinal entre EU (Hashem) e os Filhos de Israel…” (Shemot 31, 16 e 17), portanto, uma pessoa que se encontra em processo de conversão ao judaísmo [NOTA DO SITE BNEI NOACH PROJETO NOAISMO INFO: o que não é o caso dos Bnei Noach] deverá esperar o momento correto para cumpri-lo de forma integral.
Nós [OS JUDEUS é que] devemos separá-lo [o Shabat] dos demais dias da semana (através do kidush – no princípio do Shabat, e a havdalá – ao final dele).
O Povo de Israel [foi quem] recebeu a “herança do Shabat”. Nesse dia [da entrega da Torá], o Povo de Israel recebeu a responsabilidade de cumprir o Shabat. Portanto, isto não cabe ao ben-Noach, pois, além de não ser permitido, também é danoso. Cada um deve se dedicar ao que cabe a si.
Porém, se um ben-Noach quiser por vontade própria fazer coisas em homenagem ao Shabat, como uma refeição melhor, ou, por algum motivo ou por sentimento quer fazer algo a mais, não é necessário colocar ênfase nem estimular, e sim, fazer disso algo indiferente.
” 

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Publicado por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

O Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info é um site (projeto) noaítico, a saber, não se trata de um site judaico (um site de Judaísmo especificamente) e sim de um site voltado para Bnei Noach. O Noaísmo (ou, movimento Bnei Noach — a observância das Sete Leis de Noé da Torá dada por D'US a Moshé) é a Fé original da humanidade. Bem vindo ao Site Bnei Noach de maior conteúdo do Brasil, e que conta com a Supervisão Rabínica do estimado Rav Shimshon Bisker, de Israel. Bnei Noach* (בני נח)/ Filhos de Noá (popularmente, Noé) / Noaítas / Brazilian Noahites / Noahites of Brazil / Noajitas; Comunidade Bnei Noach do Brasil; Movimento Bnei Noach no Brasil. * Variações: Bnai Noach / Benêi Nôach / Bnei Noah. Fé Noaica / Fé Noaítica. Noaísmo / Código Noaítico / Pacto do Arco-Celeste. ( Sobre distribuir os nossos artigos, veja https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/copyright/ ) Contato: sitebneinoach@gmail.com