
O maior Site de conteúdo noaítico (Bnei-Noach) do Brasil, o
Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
– o seu Site Bnei Noach –,
que conta com a Supervisão Rabínica do Rav Shimshon Bisker, de Israel,
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,
O TEMA DE BNEI NOACH (FILHOS DE NOÉ) — E AS CHAMADAS SETE LEIS DE NOÉ — PARA PRINCIPIANTES
parte 4:
COMO E ONDE APRENDER MAIS?
Para você que está chegando agora aqui (tanto aqui neste Site quanto aqui neste tema – o tema de Bnei Noach, ou Filhos de Noé)
Movimento Bnei Noach, ou simplesmente, Bnei Noach, ou ainda, Noaísmo, é o Caminho da Torá de Deus para todos os não-judeus do mundo (ou, em outras palavras, é o Caminho Espiritual dos Filhos – Descendentes – de Noé)
Muitíssimo importante, seguiremos agora, graças a Deus, com um resumo do que aprendemos até aqui – um resumo das três partes anteriores – pois é necessário tudo estar muito claro para todos (já que é muito conhecimento – são muitas informações – para processar).
A VERDADE SOBRE AS LEIS DIVINAS UNIVERSAIS
A fé verdadeira, por uma questão óbvia, só pode ser a mais antiga.
Ora, mas sendo o judaísmo a fé em Deus mais antiga das religiões existentes, por que os judeus são uma minoria, por que eles são tão poucos? E por que não os vemos pregando por aí, tentando converter o mundo todo a se tornar judeu? Tem o Judaísmo uma Mensagem, um Ensinamento, para toda a humanidade?
Não são os judeus dizendo aos não-judeus o que fazer. É Deus dizendo aos seres-humanos o que fazer. Deus é O CRIADOR do céu e da Terra. Deus criou todos os seres-humanos. Deus criou Adão e Eva, e todos os seres-humanos vieram de Adão e Eva e, mais tarde, todos os seres-humanos vieram de Noé.
Agora, quando Deus cria algo, há um propósito na criação de Deus. Deus não cria sem propósito. Deus deu diferentes missões para diferentes partes da humanidade: o povo judeu como a classe sacerdotal, por assim dizer, da humanidade.
Nós, judeus, recebemos a missão de trazer Deus ao mundo por meio da Torá e das 613 mitsvot da Torá.
Mas os não-judeus também têm uma missão, uma meta e um propósito pelos quais obterão a “salvação”, obterão a recompensa eterna no olam habá, assim como os judeus, e a missão dos não-judeus são as Leis Noaíticas que foram dadas à humanidade.
Então, não são os judeus que estão dizendo aos não judeus o que fazer, é a missão de Deus para os não-judeus.
Agora, idealmente, você quase poderia dizer que o povo judeu não deveria ter nada a ver com isso. Os não-judeus deveriam saber por si mesmos que Noé tinha Leis que lhes foram transmitidas.
O que aconteceu foi que, ao longo dos séculos, as populações não-judaicas se desconectaram dessas raízes, assim como, infelizmente, os judeus se desconectaram (do conhecimento de que estas Mitsvot (Preceitos) são universais, e, portanto, do conhecimento de que existem os Bnei Noach (os noaítas)).
Então, é quase lamentável que tenha se tornado um pouco uma responsabilidade do povo judeu lembrar à população não-judaica qual é o plano de Deus para eles.
Agora, novamente, todo mundo sabe que os judeus não fazem proselitismo. Não vamos até os não-judeus e os incentivamos a se tornarem judeus.
Na verdade, é o contrário. Se um não-judeu quer se tornar judeu, nós o desencorajamos inicialmente.
Mas Maimônides diz que temos uma missão para com os gentios, que é ensiná-los e encorajá-los na observância das Sete Leis de Noé.
Agora, isso tem sido um projeto amplamente adormecido para a maioria do povo judeu [sim], porque ainda estamos trabalhando para fazer os judeus manterem a Torá. Mas muitos de vocês sabem que o Rebe tinha muitos projetos, e quase todos esses projetos envolviam o povo judeu, mas um de seus projetos era de fato ensinar e encorajar o mundo não-judaico a observar os Sete Mandamentos de Noé, e não é que o Rebe simplesmente inventou isso. Na verdade, isso se baseia em uma passagem de Maimônides, na qual Maimônides diz que o povo judeu tem essa obrigação, mas é realmente uma posição de reserva. Quero salientar que, de modo ideal, não deveria ter sido nosso trabalho; de modo ideal, deveria ter havido uma tradição recebida no mundo não-judaico sobre quais eram essas Leis. Quando essa tradição se perdeu ou foi quebrada, agora é nossa obrigação tentar restaurá-la.
AS LEIS QUE OS NÃO-JUDEUS DEVEM CUMPRIR
Agora, as Leis dos noaítas se sobrepõem aos Dez Mandamentos, mas não são as mesmas:
não praticar idolatria; não maldizer O NOME de Deus; não matar; não roubar; não cometer adultério ou incesto; não comer um membro de um animal que foi cortado quando ele estava vivo, pois isso é uma forma de crueldade com os animais; … . Quer dizer, são as Leis da proteção da vida, proteção da propriedade, proteção da fidelidade conjugal, respeito pelos animais (não abusar dos animais) e, na verdade, há um Mandamento para estabelecer um sistema judicial que julgue de forma justa e promulgue a justiça, contudo, a Torá não microgerenciou isso, ao contrário do povo judeu, onde Deus nos dá regras para cada tipo de caso. A Torá dá às sociedades noaíticas a liberdade de formular seus próprios padrões, desde que sejam justos, desde que sejam aplicados igualmente, desde que respeitem a dignidade do ser-humano. Então essa é a Sétima Lei Noaítica, que é muito, muito ampla, e na verdade dá às sociedades não-judaicas a capacidade de formular padrões diferentes (é por isso que nos Estados Unidos, você sabe, Nova York poderia ter um conjunto de leis, a Califórnia poderia ter outro conjunto de leis, e isso seria realmente legítimo sob o Código Noaítico).
Portanto, se observarmos os últimos anos, realmente, graças a Deus, e talvez seja um sinal de que o Mashiach está chegando, o movimento Bnei Noach dos gentios justos se expandiu muito.
Se você pesquisar as Leis Noaíticas no Google, encontrará vários sites, alguns dos quais escritos por professores judeus, mas outros por professores não-judeus que estudaram as Leis Noaíticas e se tornaram, na verdade, os “rabinos” dos não-judeus, e esse é realmente um papel legítimo e adequado para eles desempenharem.
E, mais uma vez, vou repetir, de acordo com Maimônides, com base em passagens do Talmud, o não-judeu justo que aderir às Sete Leis de Noé terá uma parte no Olam Habá (o mundo por vir).
Isso é muito singular porque, diferentemente das outras maiores religiões, não ensinamos que o único caminho para a salvação é o judaísmo. Existem caminhos alternativos para a salvação, e os não-judeus de fato têm um caminho alternativo que é digno e amado aos olhos de Deus.
© Jewish Learning Institute
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Texto inédito e tradução inédita e exclusiva do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © 2025 Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Como o rabino bem o disse acima, de fato, hoje em dia tornou-se mesmo comum conseguirmos encontrar muitos Sites (e rabinos) falando de Bnei Noach, porém, será que podemos acreditar em tudo o que encontramos na Internet? Será que tudo o que se é ensinado com o nome de “Bnei Noach” é confiável?
O próprio Rav Shimshon Bisker responde essas questões:
“Caro ben-Noach!
Com certeza a confusão no meio Bnei Noach é grande hoje em dia. Muitos falam o que acham e não se baseiam em uma fonte confiável. Realmente é um problema.
Portanto, é uma decisão sábia focar em poucos sites (e mesmo rabinos) que você viu ser confiáveis.
Aconselho um site muito bom para Bnei Noach, para que você possa ver lá coisas interessantes. Este é o Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info (sitebneinoachprojetonoaismo.info).“
© Rav Shimshon Bisker
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Seja muito bem-vindo e bem-vinda ao Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info.
Em homenagem a Y.N.

