
O maior Site de conteúdo noaítico (Bnei-Noach) do Brasil, o
Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
– o seu Site Bnei Noach –,
que conta com a Supervisão Rabínica do Rav Shimshon Bisker, de Israel,
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Bnei Noach e comunicar-se com os mortos
Pergunta:
Rav, se falar com os mortos é algo que é totalmente proibido por Hashem na Torá, o que devemos fazer quando uma alma vem falar com a gente? E por que Hashem permite que uma alma venha falar com a gente se ELE MESMO proibe isso? É para nos testar? Ou é um teste para a alma? E é realmente o espírito de uma pessoa falecida que vem até nós ou pode ser outra coisa disfarçada da alma de alguém? E por que é comum sentirmos medo de que isso possa acontecer ou quando de fato acontece?
Resposta:
O Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, o Rav Shimshon Bisker, de Israel, responde:
“Existe a possibilidade de se comunicar com espíritos.
Não tem nenhuma proibição de falar com um espírito que vem procurar você. Casos assim tem na Guemará, no Talmud. Se o espírito aparece para a pessoa, não tem problema a pessoa se comunicar com ele.
O que um ben-Noach não pode fazer é uma ação que contenha idolatria/despachos/bruxaria para chamar os espíritos. De toda forma, não é bom chamá-los de nem uma forma, pois não vem coisa boa. Tampouco acender incensos para chamá-los, que é considerado idolatria.
Eu me lembro de uma vez em que uma pessoa estava desesperada. No dia do falecimento de um parente dele, ele viu algo sobrenatural acontecer em casa. Ele ficou preocupado: talvez seja a alma desse parente dele que estava na casa dele. Ele ficou morrendo de medo. Então, eu disse a ele: “Não fique com medo. Se é o seu parente que está aqui, ele quer o seu bem, não o seu mal.” Eu perguntei para ele: “Em vida você gostava dele? Ele gostava de você?” “Sim, gostávamos um do outro”, respondeu ele.
Esse medo de mortos, de aparições, de fantasmas, …, esse medo é de origem pagã [não vem do entendimento da Torá]. É aquele medo de que tem o vampiro, que tem a alma penada que quer pegar você, que quer matá-lo, …, tudo isso é coisa da imaginação. Essa coisa de que ‘Ah, o mal quer dominar você’, tudo isso é besteira. Você está vivo, então você tem força – você tem proteção de Hashem –, você não precisa ter medo, ainda mais se se trata da alma de um parente seu que faleceu, que amava você em vida e que você o amava. Se ele vai lhe fazer alguma coisa, é só coisa boa, não é coisa ruim.
Portanto, não temos de ter medo de ninguém. Nós estamos com Hashem. Nós não precisamos ter medo dessas coisas.
Na verdade, se o espírito de um morto pudesse vir falar com qualquer um de nós, ele viria pedir ajuda, ele não viria pegar a gente. Ele pediria: ‘Por favor, me ajuda, recite um Tehilim (Salmos) por mim, acende uma vela para a minha elevação, dê uma tsedacá (caridade, doação) em meu nome. Se a pessoa não tiver essa base [do entendimento da Torá], então ela vai ter medo do morto, que o morto vai pegar ela.”
© Rav Shimshon Bisker
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Agora, quanto a servir entidades (que essas sim, elas podem vir a se passar por almas de pessoas que conhecíamos), veja:
Torá e espiritismo (parte 1): as Casas de santos (e a Realidade das possessões)
A Torá e espiritismo (parte 2): os centros espíritas kardecistas
A Torá e espiritismo (parte 3): se livrar das influências das forças de impureza

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info
