Alguns erros graves na falsa alegação de que há 66 leis noaíticas

O maior Site de conteúdo noaítico (Bnei-Noach) do Brasil, o
Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
– o seu Site Bnei Noach –,
que conta com a Supervisão Rabínica do Rav Shimshon Bisker, de Israel,

ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,

 

Nós, o Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, somos o único projeto noaítico no Brasil e nas Américas a termos revelado e explicado que o autor do livro “The Seven Laws of Noah”, Aaron Lichtenstein, não é a mesma pessoa que o RABINO Aharon Lichtenstein, com “h” em Aharon. É verdade que, há muito tempo atrás, quando não tínhamos conhecimento para este discernimento, nós também chegamos a enfatizar a existência de (supostos) 66 Mandamentos Noaíticos, por causa desse livro do Aaron Lichtenstein onde ele desdobra as 7 Leis de Noé em mais 59 ramificações (somando então 66 Leis). Porém, uma vez que chegamos ao conhecimento de que há, e sempre houve, uma grande confusão e mal-entendido nesse assunto de modo geral, viemos, graças a D’us, a esclarecê-lo.

Para mais informações a respeito, veja nossos artigos:

Curso Introdutório Bnei Noach parte 4

e

As teóricas 66 Leis de Noé do Dr. Aaron (sem “H”)

E para verificar Leis (ou mais exatamente, Obrigações) adicionais válidas às 7 Leis Noaíticas, veja por exemplo:

Curso Introdutório Bnei Noach parte 5

e:

Curso Introdutório Bnei Noach parte 8

.

 

Aqui, neste artigo, enfatizaremos exemplos de erros graves existentes nessas teóricas 66 Leis Noaíticas retiradas do livro do Aaron Lichtenstein.

 

Por Rav Yossi Markel

a. “…para santificar o nome de D’us (em face da morte, quando apropriado).”
Um Noaíta não é obrigado a “santificar o nome de D’us”, ou seja, ele não precisa morrer para cumprir um mandamento noaítico [como não idolatrar ou não blasfemar] se estiver ameaçado de morte (exceto por assassinato, estupro ou lesão física de outra pessoa[*)

* que aí, nesse caso, não é pelo NOME de D’us, mas pela vida da outra pessoa];

b. “…contra profanar o nome de D’us (mesmo em face da morte, quando apropriado).”
Novamente, embora um Noaíta não possa “profanar o nome de D’us”, ele pode violar um mandamento noaítico [mesmo o de não blasfemar] para escapar da morte – exceto conforme observado acima;

c. “…honrar os estudiosos [da Torá] e reverenciar o professor [da Torá].”
Um mandamento positivo para os judeus que não é obrigatório para os Noaítas (embora seja altamente meritório).

Recebi isso do meu rabino Rabb Raichik OBM.

Os Noaítas têm 7 mandamentos divinos gerais (mitsvot) – todos eles negativos (coisas que não devem ser feitas). As outras obrigações dentro do Código Noaítico são ramificações desses mandamentos ou, alternativamente, são intelectualmente e moralmente obrigatórias.

[Um Noaíta pode questionar: Mas eu pensava que “Din” (o mandamento noaítico de “estabelecer Tribunais de Justiça”) era um mandamento positivo? Como ele pode ser negativo?]

Din não é realmente um mandamento positivo (“fazer”).
É um mandamento para não permitir que os outros mandamentos negativos fiquem sem ser cumpridos.

 

[Um Noaíta pode questionar: Mas não deveríamos ser gratos ao autor por tratar das Sete Leis de Noé por escrever tal livro em uma época em que não havia muito mais sendo escrito sobre o assunto?]

Você está certo quanto ao fato de que, quando o livro foi lançado, ele era uma das únicas coisas disponíveis, mas AGORA há informações confiáveis disponíveis sobre os verdadeiros detalhes e a profundidade dos próprios Mandamentos Noaíticos[*]. [Portanto, de toda forma,] é lamentável que o autor não tenha dito às pessoas que os mandamentos que ele lista não são realmente MANDAMENTOS para os Noaítas, mas apenas maneiras de APRENDER (com os mandamentos judaicos) como cumprir melhor seus próprios mandamentos noaíticos.

Por Rav Yossi Markel

© Rav Yossi Markel
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Traduzido do inglês por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Dedicado a J.L.

 

[* Como veremos no próximo artigo.]

 

Infelizmente, esse foi um erro cometido pelo prezado moré Yehuda Ribco, que cita essas “66” leis em seu livro “As Mitzvot: um sinal de amor” (publicado pela Safra Livraria e Editora).

 

É INTERESSANTE ESTARMOS ANALISANDO ESTES PONTOS AQUI NESTE ARTIGO, POIS APRENDEMOS EXATAMENTE ESTAS COISAS DENTRO DO NOSSO CURSO ONLINE BNEI NOACH COM O RAV SHIMSHON BISKER, BEM COMO NO MANUAL COMPLETO.

Para ver o próprio Rav Shimshon Bisker explicando que há mandamentos, obrigações e o que é e o que não é propício, assista:

Mais um Dia Histórico com o início do CURSO BNEI NOACH com o Rav Shimshon Bisker

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Publicado por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

O Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info é um site (projeto) noaítico, a saber, não se trata de um site judaico (um site de Judaísmo especificamente) e sim de um site voltado para Bnei Noach. O Noaísmo (ou, movimento Bnei Noach — a observância das Sete Leis de Noé da Torá dada por D'US a Moshé) é a Fé original da humanidade. Bem vindo ao Site Bnei Noach de maior conteúdo do Brasil, e que conta com a Supervisão Rabínica do estimado Rav Shimshon Bisker, de Israel. Bnei Noach* (בני נח)/ Filhos de Noá (popularmente, Noé) / Noaítas / Brazilian Noahites / Noahites of Brazil / Noajitas; Comunidade Bnei Noach do Brasil; Movimento Bnei Noach no Brasil. * Variações: Bnai Noach / Benêi Nôach / Bnei Noah. Fé Noaica / Fé Noaítica. Noaísmo / Código Noaítico / Pacto do Arco-Celeste. ( Sobre distribuir os nossos artigos, veja https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/copyright/ ) Contato: sitebneinoach@gmail.com