
O maior Site de conteúdo noaítico (Bnei-Noach) do Brasil, o
Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
– o seu Site Bnei Noach –,
que conta com a Supervisão Rabínica do Rav Shimshon Bisker, de Israel,
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,
O TEMA DE BNEI NOACH (FILHOS DE NOÉ) — E AS CHAMADAS SETE LEIS DE NOÉ — PARA PRINCIPIANTES
parte 8:
Como é o nosso entendimento, de judeus e noaítas (Bnei Noach), sobre o messias
Para você que está chegando agora aqui (tanto aqui neste Site quanto aqui neste tema – o tema de Bnei Noach, ou Filhos de Noé)
Graças a Deus, no artigo anterior foi tratado sobre:
Bnei Noach: PARA OS INICIANTES parte 7 — Como Deve Ser a Fé em Hashem
. E agora seguiremos, graças a Deus, entrando em um ponto específico dos 13 Princípios de Fé em Hashem: o mashiach (lê-se machíarr).
A Crença judaica/noaica no messias versus a das outras religiões
(Texto exclusivo do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info)
Qual é o conceito do messias judeu?
Quando olhamos para o mundo, vemos muitos objetos físicos. Às vezes, vemos situações que realmente não fazem sentido para nós. Às vezes, quando olhamos para a História e acompanhamos diferentes eventos que aconteceram, nos perguntamos: por que tudo isso aconteceu? Não faço ideia do que está acontecendo aqui.
Quando o Mashiach vier, quando o messias vier, tudo ficará claro. O mundo terá atingido seu auge. O que isso significa? Não que o mundo será um lugar diferente ou terá uma aparência diferente, mas que a maneira como o entendemos será diferente. A maneira como o entendemos [naquele momento] transcende completamente a maneira como vemos a realidade agora.
Imagine uma pintura na parede e uma vaca olhando para a pintura, e um professor de arte que estudou Van Gogh por 50 anos – ensinando sobre as pinturas de Van Gogh por 50 anos – também a olhando. Portanto, ambos estão olhando exatamente para a mesma pintura. A vaca vê os redemoinhos e as cores e processa que, ok, são redemoinhos e cores. Mas o professor de arte pode dizer, com base nas pinceladas, e com base no uso das cores, exatamente o que Van Gogh estava tentando transmitir. Essa é a diferença entre o mundo como o temos agora e o mundo quando o Mashiach chegar. Não que o mundo vá parecer diferente, talvez nem mesmo pareça muito diferente no início, mas nossa percepção dele, nossa apreciação dele, será como a do professor de arte olhando para a pintura de Van Gogh, olharemos para o mundo e veremos a assinatura [do artista]. Veremos como O CRIADOR, como O PRÓPRIO ARTISTA, como O PRÓPRIO Deus SE colocou na Criação. A Criação revelará O ARTISTA Que a construiu, O ARTISTA Que a pintou.
Em outras religiões, o messias é uma quase divindade. Ele é o próprio Deus ou um parceiro de Deus, ou uma parte de algo divino. Sobre a figura do messias em nossa tradição, com base no Tanach (lê-se Tanárr, a bíblia judaica (ou seja, o que é popularmente chamado de velho testamento)) e na tradição oral que explica exatamente o que nossas profecias significam, o messias é um ser-humano nascido de pais humanos, descendente do Rei David, que restaura a Torá e restaura o judaísmo ao seu estado final. E a maneira pela qual isso é facilitado é o retorno do povo judeu a Israel. Essa é a terra deles. Essa Torá será então observada em sua plenitude. Por causa disso, o Templo Sagrado de Jerusalém é reconstruído mais uma vez e os sacrifícios já podem ser oferecidos. E todos os detalhes de como a Torá descreve como a vida deve ser serão concretizados[*.
* Isso se refere tanto à vida dos judeus quanto à dos não-judeus, os noaítas ou Bnei Noach justos. Como o explica o Rav Eli Levy:
“Os não-judeus são parte da era messiânica e eles têm um papel importante [(através da prática das Sete Leis de Noé)] em trazer DIVINDADE e paz mundial. Mas o lado daqueles que são de fato do mal não está disposto a aceitar que o mundo possa vir (agora mesmo) a viver em harmonia e paz.”
(© Rav Eli Levy; © Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info)
O messias é apenas a figura que é o Rei, o líder que dá início a isso, que guia esse processo e o desdobramento. Ele não é uma divindade. Não há nada de sobrenatural, nada de assustador, nele. Ele é um grande líder, descendente do rei David, que ajuda o mundo a reconhecer seu propósito fundamental e a reconhecer que o mundo é um lugar divino que foi criado com um propósito e que nos permite ver como tudo no mundo faz parte do plano de Deus.
© Jewish Learnind Institute
© Rav Pinchas Taylor
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Texto exclusivo e traduzido do inglês por © 2024 Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Em homenagem a R.R.

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info
