O Shabat Bnei Noach PARTE 1 (Bnei Noach e vela para o Shabat e bênção, e Bnei Noach e Kidush e Havdalá, e Bnei Noach podem lembrar do Shabat?)

O maior Site de conteúdo noaítico (Bnei-Noach) do Brasil, o
Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
– o seu Site Bnei Noach –,
que conta com a Supervisão Rabínica do Rav Shimshon Bisker, de Israel,

ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,

 

2025: UM ANO MUITO ESPECIAL PARA O SITE BNEI NOACH PROJETO NOAISMO INFO, GRAÇAS A DEUS!

Neste ano nacional de 2025, o Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info completa 10 (DEZ) anos de existência*, graças a Deus!

Não estamos contando os anos anteriores de nosso outro Projeto.

 

Perguntas e Respostas Especial

Especial Shabat PARTE 1
(tudo o que você tem de saber sobre o Shabat e os Bnei Noach — sete questões)

 

Pergunta (1):
Rav, li muitas opiniões, às vezes contraditórias, sobre a possibilidade de Bnei Noach acender velas de Shabat. Isso é permitido ou não? Se for permitido, que bênção deve ser proferida ao fazê-lo?
Obviamente, não observarei o Shabat.

Resposta:
O Rav Moshe Weiner, Rabino Supervisor da organização judaica mundial para a difusão do tema de Bnei Noach: Ask Noah International (e a Ask Noah International reconhece no Brasil somente o Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info), responde:

“Os Bnei Noach (homens ou mulheres, ou ambos) podem, sem a bênção, acender velas em homenagem ao Shabat.”

© Rav Moshe Weiner
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Tradução exclusiva do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © 2025 Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info


 

Pergunta (2):
Rav, e quanto à Havdalá: ela é permitida para Bnei Noach ou não?

Resposta:
O Rav Michael Shulman, diretor da Ask Noah International, responde:

“Bnei Noach não devem realizar a (ou uma) cerimônia de Havdalá, pois especificamente por causa de sua natureza ritual, é que é algo que se aplica apenas aos judeus.”

© Rav Michael Shulman
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Tradução exclusiva do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © 2025 Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info


 

Pergunta (3):
Rav, nós, Bnei Noach, somos capazes de manter o Shabat santo?

Resposta:
O Rav Michael Shulman, diretor da Ask Noah International, responde:

“Não. “Shabat” significa o dia semanal de santidade divinamente ordenado para o povo judeu. Somente os judeus são ordenados a observar um Shabat no 7º dia.
Então, apenas os judeus têm o mandamento de manter o sábado “santo” para si mesmos (literalmente, separado dos dias da semana) ao
(a) abster-se das 39 atividades criativas específicas que foram necessárias para a construção do Tabernáculo e de seus utensílios, e de alguns desdobramentos específicos dessas atividades, e
(b) fazendo os rituais de “separação” de Kidush e Havdalá.”

© Rav Michael Shulman
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Tradução exclusiva do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © 2025 Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info


 

Pergunta (4):
Rav, já que os Bnei Noach podem acender vela (sem bênção) em homenagem ao Shabat, em qual horário podem fazer isso? No mesmo horário que os judeus? Ou em outro horário?

Resposta:
O Rav Imanuel Shochet, o primeiro Rabino Supervisor da Ask Noah International, responde:

“Após o pôr do sol.”

© Rav Imanuel Shochet
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Tradução exclusiva do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © 2025 Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info


 

Pergunta (5):
Rav, há rabinos que dizem que os Bnei Noach não podem guardar o Shabat mas que podem (ou até devem) lembrá-lo. Ou então, que o honrem. Isso procede?

Resposta:
O Rav Shevach Zlatopolsky, do Chabad, responde:

“Existem mandamentos judaicos pertencentes à categoria de chukim – os Mandamentos do CRIADOR que não têm explicação racional –. Visto que eles não têm uma explicação racional, não há nenhum benefício lógico visível deles, e as palavras de Rambam (o Rabino Maimônides) [de mitsvót adicionais] não se estende a eles. Esses Mandamentos incluem, por exemplo, tefilin e mezuzá.
É claro que [também] o tsitsit nada tem a ver com os povos do mundo.

“Um não-judeu que observa as leis do Shabat – em qualquer dia da semana (podendo ser até mesmo no próprio sétimo dia) –, é passível (de punição)” —Rav Maimônides.

Alguém pode ter a impressão de que a proibição do Shabat para os povos do mundo diz respeito apenas ao aspecto de “observar” (ou “guardar”) (shamor) – abster-se do trabalho que é proibido –. Pode-se imaginar erroneamente que a proibição não se estende ao aspecto prescritivo do Shabat – “lembrar” (ou “comemorar”) (zachor) –.

Esses dois aspectos derivam da diferença no registro do mandamento sobre o Shabat na Torá no livro de Êxodo (zachor) (20:8) e no livro de Deuteronômio (shamor) (5:11). Ambas as palavras ressoaram milagrosamente em uma única declaração do ONIPOTENTE, como o Rav Shlomo Alkabets escreveu no famoso hino de Shabat “Lechá dodi”: “Shamor vezachor bedibur echad hishmianu E-l hameyuchad” (“«Guarda» e «Lembra», ditos em uma expressão única e simultânea, nos fez ouvir D’US, UNO e ÚNICO”). Estes dois aspectos inseparáveis ​​são uma expressão do mandamento do Shabat dado ao povo de Israel, como declarado na Torá: “Ele (o Shabat) é um sinal eterno de união entre MIM (Hashem) e os filhos de Israel…” (Êxodo 31:17).

Como podemos ver, é impossível separar estes aspectos e dizer que uma parte do sinal distintivo do povo judeu (o “guardar”) não pode ser cumprido pelos povos do mundo, mas a outra (o “lembrar”) pode.

Qual, ao que parece, é o problema para o descendente de Noé fazer um Kidush – recitar [por exemplo] a passagem do livro de Bereshit/Gênesis (2:1-3): “E o céu e a terra foram completados…” e adicionar algumas palavras sobre a importância do Shabat?!

Claro, você pode recitar qualquer coisa. O problema é considerar estas recitações como Kidush. Kidush, por definição, é um mandamento para consagrar um dia (Shabat ou festividade), um mandamento judaico. Se um gentio pensa que está santificando o dia, ele está criando um novo mandamento. E nós judeus [principalmente os rabinos] devemos adverti-lo contra isto para que ele não mereça a morte nas mãos do Céu!”

O Rav Michael Shulman, diretor da Ask Noah International, acrescenta:

“Esse entendimento de que todos devem honrar o Shabat vem das palavras de Isaías: “Quem observa o Shabat, para não violá-lo? Todo aquele que o honra” – isto se refere aos judeus. Daí que é um equívoco pensar que isso se aplica a todos os povos (Isaías 58:13-14).

© Rav Shevach Zlatopolsky
© Rav Michael Shulman

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Tradução exclusiva do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © 2025 Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info


 

Pergunta (6):
Rav, o que exatamente os Bnei Noach fazem ou não fazem no Shabat (tendo em conta a intenção apenas de então respeitá-lo)?

Resposta:
O Rav Moshe Weiner responde:

“[Considerando tudo o que já foi respondido até aqui, o Rav Moshe ainda se estende um pouco mais neste assunto.]

Não conheço nenhuma fonte no Tanach, no Talmud ou nos comentaristas, ninguém que diz que, no passado ou no futuro, os não-judeus observarão o Shabat. O que significa que os não-judeus devem respeitar o Shabat e que são proibidos de observar o Shabat? Há muitas opiniões diferentes sobre esse assunto também. Por exemplo, uma das opiniões mais rigorosas, a opinião de Rashi, é que é proibido às nações do mundo descansar [fisicamente do seu serviço ou seja, folgar,] no Shabat. Mas eu não sigo essa opinião, você pode descansar [isto é, folgar,] no Shabat, você pode celebrá-lo, ou seja, considerá-lo um dia para orações adicionais, você pode acender velas em homenagem ao Shabat ou em uma refeição. Mas (nós Bnei Noach) não podemos iluminar este dia de tal forma que seja um dia de santidade que o TODOPODEROSO nos deu. Daí, posteriormente, cobriremos este dia de forma positiva ou negativa: é errado para um noaíta dizer kidush porque o TODOPODEROSO deu este dia ao povo judeu, e é errado para os não-judeus falarem sobre este dia em termos de santidade. Além disso, os não-judeus são proibidos de se abster de qualquer atividade [das quais são os judeus que são proibidos] pelo fato de ser Shabat.

Se você quiser tirar um dia de folga, não tem problema. Mas se houver necessidade de fazer alguma coisa, então é proibido não fazê-lo, porque hoje é Shabat. Além disso, a ideia geral por trás de todos os feriados judaicos é respeitá-los e encontrar neles mensagens comuns que sejam importantes para todos. Mas não se tem de assumir as obrigações que D’us ordena aos judeus.

© Rav Moshe Weiner
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Tradução exclusiva do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © 2025 Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info


 

Daí que, exatamente por seguir todas estas orientações, é que, baruch Hashem, o Sidur Bnei Noach do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info (Sidur este supervisionado pelo próprio Rav Shimshon Bisker) não possui a bênção judaica para o acendimento de vela do Shabat, mas tão-somente uma prece, a Prece da Família; e o Sidur Bnei Noach também não possui a cerimônia de Havdalá, mas tão-somente uma prece de reconhecimento do término de uma semana e o começo de outra; e o Sidur Bnei Noach também não afirma que tão-somente por estas rezas ben-Noach algum está santificando o Shabat; e o Sidur Bnei Noach também diz quanto a acender vela de Shabat que o faça ao anoitecer; e o Sidur Bnei Noach também não declara que Bnei Noach lembrem ou estão lembrando do Shabat.

Portanto, o verdadeiro Sidur Bnei Noach da verdadeira Comunidade Bnei Noach Brasil da Torá só pode ser o que está de acordo com: “os Bnei Noach não devem assumir nenhuma observância ritual do Shabat para si mesmos” (Rav Michael Shulman).

Se você ainda não tem o verdadeiro Sidur Bnei Noach, adquira-o já.
Envie uma mensagem para o whatsapp da Livraria virtual Projeto Noaismo Info 5511958904394.


 

Segue uma última pergunta.

Pergunta (7):
Pode-se beber vinho sexta-feira ao anoitecer?
Digo, apenas o vinho e a sua bênção, sem Kidush.

Resposta:
O Rav Michael Shulman, diretor da Ask Noah International, responde:

“Sim, isso é totalmente permitido já que é uma atividade normal que um gentio/ben-Noach pode optar por fazer a qualquer momento (tendo em mente quaisquer preocupações com a saúde, é claro).

Na liturgia judaica tradicional, a bênção a D’us antes de beber vinho ou suco de uva natural é:
“Bendito és TU, Hashem, nosso D’us, REI do universo, Que cria o fruto da videira.”

Da mesma forma, é totalmente permitido que um gentio/ben-Noach beba um pouco de vinho ou suco de uva durante a refeição de sábado à noite e faça essa bênção antes de beber.

É claro que essa bênção (e qualquer outra bênção que se faça) SÓ pode ser dita se a pessoa tiver em mente que com as palavras: “Hashem, nosso D’us, O REI do universo”, ela está se referindo EXCLUSIVAMENTE ao Único e Verdadeiro D’us, Que é O D’us de Israel.”

 

E para ver mais algumas questões quanto à atividades de sexta-feira ao anoitecer ao sábado até o pôr do sol, veja:

Os Bnei Noach e o Sétimo Dia

 

E para ver sobre aqueles que usam Isaías 56 para afirmarem que todos os povos do mundo devem observar o Shabat, veja:

Você não precisa se converter para nem uma religião para ir para o Céu

 

Dedicado ao amigo M. e à amiga D.

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Publicado por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

O Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info é um site (projeto) noaítico, a saber, não se trata de um site judaico (um site de Judaísmo especificamente) e sim de um site voltado para Bnei Noach. O Noaísmo (ou, movimento Bnei Noach — a observância das Sete Leis de Noé da Torá dada por D'US a Moshé) é a Fé original da humanidade. Bem vindo ao Site Bnei Noach de maior conteúdo do Brasil, e que conta com a Supervisão Rabínica do estimado Rav Shimshon Bisker, de Israel. Bnei Noach* (בני נח)/ Filhos de Noá (popularmente, Noé) / Noaítas / Brazilian Noahites / Noahites of Brazil / Noajitas; Comunidade Bnei Noach do Brasil; Movimento Bnei Noach no Brasil. * Variações: Bnai Noach / Benêi Nôach / Bnei Noah. Fé Noaica / Fé Noaítica. Noaísmo / Código Noaítico / Pacto do Arco-Celeste. ( Sobre distribuir os nossos artigos, veja https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/copyright/ ) Contato: sitebneinoach@gmail.com