
O maior Site de conteúdo noaítico (Bnei-Noach) do Brasil, o
Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
– o seu Site Bnei Noach –,
que conta com a Supervisão Rabínica do Rav Shimshon Bisker, de Israel,
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,
Bnei Noach e Aniversário Parte 4
O próprio Rav Shimshon Bisker, o Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, já explicou tanto que Bnei Noach podem comemorar aniversário como de que maneira podem fazê-lo. Ainda tivemos uma explicação do Rav Yitzchak Ginsburgh a este respeito. E agora complementaremos o tema de aniversário com a explicação do Rebe, Rav Menachem Mendel Schneerson, de abençoada memória, entre os líderes da geração, que, obviamente, fala de maneira judaica, ou seja, trata do Judaísmo para judeus, porém, o mesmo espírito (a lição moral) se aplica a este tema com relação aos não-judeus.
“Para um ser humano, o nascimento é um momento de alegria. É um momento de realização para os pais, que foram abençoados com um filho ou uma filha, para o povo judeu, que ganhou mais um membro, e para a própria criança, que passou a existir. Por isso, quando uma pessoa atinge a maturidade, todos os anos no seu aniversário, é apropriado expressar gratidão a D’us, O DADOR da Vida.
Assim como o aniversário de um povo é comemorado a cada ano com ritos e um ritual, também o aniversário de um judeu individual deve ser devidamente observado. O aniversário de um indivíduo pode ser utilizado para fortalecer e aumentar todos os aspectos do judaísmo, começando com estudos judaicos, oração e caridade. Estas boas práticas devem ser observadas no aniversário e [nele] se devem aceitar boas resoluções para o futuro.[*
* Daqui, nós, não-judeus, os Bnei Noach, podemos extrair que, assim como o judeu, também podemos ter o nosso aniversário individual devidamente observado, a saber, fortalecendo e aumentando todos os aspectos do noaísmo (da observância Bnei Noach), começando com estudos noaíticos, oração e caridade, com estas boas práticas, como dito, sendo observadas no aniversário, e aceitando boas resoluções para o futuro.]
Mais importante ainda, convide a sua família e amigos para uma reunião festiva em seu aniversário e a festa alegre encorajará outros a aceitarem boas resoluções. A felicidade gerada imbuirá de entusiasmo e zelo a sua futura observância.
De que se trata a celebração? Ostensivamente, os aniversários são assuntos bastante seculares, cada pessoa tem um uma vez por ano, um dia em que a sua mazal (influência celestial) aumenta. De fato, na Torá, o único aniversário que é mencionado é o do Faraó!
[Reveja Bnei Noach e Aniversário 2]
No entanto, um judeu [bem como um ben-Noach] tem a capacidade de utilizar seu aniversário: em vez de deixá-lo passar como apenas mais um dia, ele pode torná-lo um dia festivo com ênfase em mais Torá e mitsvot [universais]. O aniversário de alguém é um momento de reflexão, quando se deve lembrar e pensar sobre os aspectos de sua vida que precisam ser melhorados. As crianças devem ser ensinadas sobre a importância espiritual de um aniversário e devem comemorar com seus amigos de uma maneira que aumentem a Torá, mitsvot [universais] e boas resoluções. As crianças pequenas ficarão ainda mais impressionadas com esta sugestão e ficarão mais entusiasmadas em realizá-la. No aniversário de uma pessoa, ela pode se alegrar com o conhecimento de que neste dia sua alma desceu à existência corpórea para servir ao Criador através da Torá e mitsvot [universais]. Esta comemoração cristaliza-se no fato de que na própria celebração haverá mais Torá e mitsvot [universais] e mais boas resoluções para o futuro. Esta alegre celebração pode ser observada por jovens e idosos, já que tão pronto a criança seja capaz de entender e apreciar a importância das boas ações, sua festa de aniversário se tornará o ponto focal para a comemoração do passado e a solenização do futuro.
Com isto em mente, a saber, que o seu aniversário tem um significado adicional: 1) É o aniversário do seu nascimento físico; 2) É o aniversário de maturidade, ou nascimento espiritual; quer você tenha 13, 30 ou 83 anos, você tem uma razão para celebrar o seu aniversário. E, em cada idade, podemos encontrar satisfação e crescimento no fato de nos tornarmos um ano mais velhos. Este não é um novo costume, mas sim uma extensão da responsabilidade que todos têm de encorajar os outros a aumentar a Torá e as mitsvót [universais] entre amigos, de uma maneira alegre e amigável. Se por algum motivo isto não era tão comum até agora, agora é necessário, e como vimos [na Parte 1], é baseado nas práticas dos grandes líderes judeus.”
Por Rav Menachem Mendel Schneerson, o Rebe
[Tradução inédita no Brasil]
© Rav Menachem Mendel Schneerson
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Traduzido do inglês por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © 2025 Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Em homenagem a M.M.

