
O maior Site de conteúdo noaítico (Bnei-Noach) do Brasil, o
Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
– o seu Site Bnei Noach –,
que conta com a Supervisão Rabínica do Rav Shimshon Bisker, de Israel,
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,
Uma reflexão sobre Caim (e a educação de filhos)
A primeira experiência de se criar filhos no mundo foi um desastre total. O que aconteceu?
Na Parashat Bereshit aprendemos como a tragédia atingiu a primeira família na Terra. Adão e Eva foram abençoados com dois filhos – Caim e Abel. Um foi assassinado e o outro era um assassino.
Como isso poderia ser explicado? A primeira experiência de educação de filhos no mundo foi um desastre total. Adão e Eva não podiam culpar os vizinhos, nem a pressão negativa dos colegas, nem os avós ou a televisão.
Há uma pista sobre o que aconteceu de errado através da exclamação de Eva no momento em que a primeira pessoa nascida naturalmente veio a este mundo. Ela disse ‘Kaniti Ish Et HaShem’: eu adquiri uma pessoa com o Senhor.
Veja, da mesma forma que Deus produziu Adão e Eva e eles pertenciam a ELE, Eva sentiu que ela havia produzido Caim, junto com Deus e, portanto, ele pertencia a ela. Consequentemente, Caim foi chamado de Ka-in, de ‘Kaniti Ish’, eu adquiri, ele foi uma aquisição dela, um bem que ela acreditava pertencer a ela. Então ele cresceu e se tornou uma criança mimada, um filhinho da mamãe e, como resultado, faltava-lhe autoconfiança e não conseguia lidar com o fracasso.
Assim, numa situação em que o sacrifício de Abel foi aceito por Deus e o de Caim não, Caim reagiu violentamente porque não aguentou a situação em que ele havia falhado, enquanto seu irmão tinha sido bem-sucedido.
Acredito que há uma lição muito poderosa que emerge daqui para nós. Certamente para os pais não pode haver maior dádiva na Terra do que a dádiva dos filhos. Mas os pais tem de se lembrar de que precisamos amar nossos filhos, respeitá-los, nos esforçar para inspirá-los, motivá-los, gerar o melhor deles, mas não somos os donos deles. Precisamos sempre respeitar a sua independência e a individualidade de cada um dos nossos filhos. Para sermos pais capazes, não deveríamos criar um filho como Caim.
© Rav Ephraim Mirvis
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Traduzido do inglês por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © 2025 Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

