O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
APRESENTA
Perguntas & Respostas
Bnei Noach e Yom Kipur e Sucot
Por Rabi Asher Cacua
Pergunta:
Qual é o nosso papel, como noaítas (bnei Noach), nas festividades de Ióm Kipúr e Sucót?
Resposta:
Graças a Hashém se aproxima o dia da festividade de Yóm Kipúr. Nos encontramos agora nos dias intermediários entre Rosh Hashaná e Ióm Kipúr. Sabemos que em Rosh Hashaná são julgadas todas as pessoas neste mundo, judeus e não-judeus, e que Hashém decreta neste dia as coisas que hão de acontecer no novo ano, como por exemplo, quem vai morrer e quem vai viver, as guerras que virão ou não, quem adoecerá e quem não, é decretado cada real que vamos receber no novo ano etc. Isto pode parecer “predestinação” mas não o é, já que muitas coisas podem ser mudadas se fazemos teshuvá, e este é precisamente o objetivo destes dias antes de Ióm Kipúr e do próprio Yom Kipúr, pois no Ióm Kipúr tudo será selado.
A diferença entre os povos das nações e o povo judeu é que O CRIADOR nos deu — a nós judeus — mandamentos específicos, ou seja, ELE deu mandamentos concernentes ao povo judeu, como jejuar[*] em Yom Kipur, somado a todas as demais Halachót como não banhar-se neste dia, não calçar sapatos de coro etc, apenas para mencionar algumas. Mas não é propício aos bnei Noach (Noaítas) fazerem estas coisas neste dia nem sequer de maneira voluntária, enquanto que, por outro lado, podem (sim) fazer outras coisas como abençoar os alimentos, recitar algumas rezas etc. Fazer estas coisas [simplesmente porque o judeu assim as fazem devido a Halachá (Lei Judaica)] seria cometer chidúsh dat, ou em outras palavras, inventar uma religião ou repudiar sua identidade noaítica.
Por outro lado dizer que vocês não podem nem sequer fazer uma introspecção e analisar seus atos, seus erros, estabelecer metas para si mesmos para melhorarem etc, seria equivocado, quer dizer, é um bom conselho que o noaíta procure nestes dias analisar o seu rumo, como melhorar, aprofundar e fortalecer a sua Emuná (fé), bitachón (confiança em D’us) e compreensão da unicidade de Hashém.
Quanto à Sucót, o mesmo que foi dito acima até agora se aplica aqui, não há razão de se construir sucá nem fazer nada das coisas (referentes a Sucót).
Rabino Asher Cacua.
© Rabi Asher Cacua
© Projeto Noaismo Info: traduzido do espanhol por © Projeto Noaísmo Info
[* Aqui há um ponto a ser aclarado: o jejum NÃO é em absoluto uma prática exclusivamente judaica, como já se pode averiguar até mesmo na própria bíblia judaica (Tanach) no livro do Profeta Yoná, Jonas. Portanto, a comunidade bnei Noach como um todo não, mas indivíduos que, por puro gôsto pessoal, queiram tão somente jejuar (pois não estão cumprindo o restante da Halachá) justamente no Dia do Perdão, devido ao significado do dia, não há uma proibição explícita para isto.]
Para um melhor entendimento sobre a questão de um gentio não se alimentar no dia do Yom Kipur, veja a explicação do nosso Rav, do Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaísmo Info, o Rav Shimshon Bisker, de Israel, autor de mais de 40 livros:
E para ver a mensagem exclusiva de Ióm Kipúr do nosso querido Rav, o Rav Shimshon Bisker, para a Comunidade Bnei Noach Brasil:
E para quem quiser também entender melhor como funciona o procedimento das festividades judaicas, adquira os livros digitais do Rav Shimshon Bisker em nossa livraria, a Livraria virtual Projeto Noaismo Info:
Curso Bnei Noach parte 30 – ESPECIAL: LIVRARIA virtual Projeto Noaismo Info
