
O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
ORGULHOSAMENTE APRESENTA
Cultivando um senso da PRESENÇA DIVINA
“Eu tenho colocado a Hashem diante de mim em todos os momentos!”
O que significa colocar Hashem diante de nós em todos os momentos?
O Código da Lei Judaica, o Shulchan Aruch, começa: “Este é um grande princípio da Torá e é um atributo primordial dos Tzadikim que andam nos Caminhos de Hashem. Pois a maneira como uma pessoa se senta, se move e realiza suas atividades diárias enquanto está sozinha em sua casa não é a mesma maneira como ela as faria diante de um grande rei (ou uma pessoa que ela respeita profundamente). Além disso, a maneira como se fala em casa e as conversas que se tem com os parentes não são as mesmas que se teria na presença de um rei mortal. Certamente, quando se considera na sua mente que O PODEROSO REI — O SANTO, bendito seja O SEU NOME… ESTÁ sempre diante dela e constantemente vê seus atos… então tudo o que ela faz será feito com mais cautela”.
Ao sentir que estamos sempre na PRESENÇA do ONIPRESENTE, toda a nossa maneira de ser e de fazer, de pensar e de falar se transformará, se refinará e se elevará. Nossa vida se torna muito mais infundida com urgência, significado e propósito final quando cultivamos uma consciência de viver perpetuamente dentro da PRESENÇA ONIPRESENTE de HaKadosh Baruch Hu/O SANTO. Esta realidade pode ser considerada conceitualmente na mente ou pode ser experimentada visceralmente no coração e no corpo.
… No caminho do Baal Shem Tov, o conceito de “se estar na PRESENÇA” significa viver conscientemente na PRESENÇA imediata do CRIADOR, sem importar em qual ‘direção’ você se encontra. Quando você vive sua vida na PRESENÇA do REI, A PRESENÇA imediata de Hashem é experimentada visceralmente, não apenas conceitualmente ou mentalmente.
Estes ensinamentos, embora contenham uma grande força, convidam gentilmente cada um de nós a sentir A PRESENÇA tangível de Hashem ao nosso redor, à medida que nos tornamos cada vez mais conscientes de sermos abraçados dentro do brilho da LUZ de Hashem. Citando:
“Há grande valor quando uma pessoa considera continuamente em seu coração que está perto do CRIADOR, e que Hashem está ao seu redor em todos os momentos.
A pessoa deve estar tão experimentalmente conectada a este conceito que não precisa de ser constantemente lembrada da sua verdade. Pois ela ‘vê’ a PRESENÇA de Hashem com seu olho interior e entende que Hashem é o Mekomo Shel Olam/Espaço do Mundo. Dado que Hashem estava PRESENTE antes da Criação do mundo, o mundo inteiro se funda e existe dentro do CRIADOR, que ELE seja ABENÇOADO. A maioria das pessoas vê primeiro o mundo, e através (das lentes) da natureza elas podem ver Hashem. Mas quando alguém coloca Hashem sempre à sua frente, ele é capaz de ver primeiro Hashem, e através do CRIADOR ver a Criação.”
Um senso de ver gera um senso de ser visto. Quando sua vida é vivida conscientemente na PRESENÇA perpétua de Hashem, e você constantemente vê a MÃO guiadora do CRIADOR em todos os detalhes de sua vida, você também tem a consciência de que O CRIADOR do mundo lhe vê. Nas palavras do Baal Shem:
“Este é um nível profundo (de vida): ver sempre O CRIADOR, BENDITO É ELE, com seu olho mental, como se você estivesse olhando para outra pessoa. E você deve pensar consigo mesmo que O CRIADOR também está lhe olhando, da mesma forma que outra pessoa pode olhar para você. Este deve ser o seu pensamento puro e claro contínuo.”
Aqui está um ensinamento semelhante:
“Uma pessoa deve estar sempre num estado de alegria e pensar e acreditar (sentir) com total fé (clareza) que a Shechiná (DIVINA IMANÊNCIA) está ao lado dela e está cuidando dela. Você está olhando para O CRIADOR, BENDITO É ELE, e O CRIADOR, BENDITO É ELE, está olhando para você.”
Rav Dovber Pinson
© Rav Dovber Pinson
© Projeto Noaismo Info
Dedicado ao próprio Rav Dovber Pinson

