
O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,
VOCÊ VIVE PELA CAUSA DE HASHEM?
O que significa quando, em Rosh Hashaná e Yom Kipur, pedimos vida a Hashem e dizemos “Deixe-nos viver pela TUA causa, Hashem”[*]?
[* Normalmente traduzido como: “Lembra-TE de nós para a vida…por TI, que és O D’US da vida.” Ou como: “Lembra de nós para a vida…pelo amor de TI mesmo, ó D’US vivo.”]
As palavras “Lemaanach ELOHIM Chaim”, “por TI D’US vivo”/”pelo amor de TI mesmo D’US vivo”, ou mais exatamente “pela TUA causa D’US da vida”, significam mais do que uma coisa. Mas uma coisa importante é esta: HAKADÓSH BARÚCH HU quer nos dar um grande presente, o presente de saber sobre ELE. E esta é uma tremenda de uma dádiva.
Agora, o fato de que você acredita em Hashem é muito bom. Mas não é suficiente. É demasiado fraco, é demasiado pálido. HAKADÓSH BARÚCH HU quer que pensemos NELE e O conheçamos mais. E, portanto, quando Hashem nos dá um favor, alguma forma de bondade, um dos propósitos, na verdade, o propósito mais importante é para que digamos: “Oh, Hashem, agora vemos que TU és bondoso. És tão bom para nós. Nós agradecemos-TE”.
É por isso que um belo pêssego recebe uma cor tão fina. Um rubor em cada bochecha. Por que é que o pêssego tem uma cor tão bonita? Além de ter um gosto bom, por dentro, por que é que é tão lindamente colorido? Porque Hashem quer que você desfrute ainda mais do pêssego. E por que é que Hashem quer que o aprecie? Desfrute do pêssego para poder agradecer a Hashem: “Oh Hashem, agradeço-TE por este pêssego. Grato Hashem”. É esse o objetivo: agradecer a ELE.
Hashem, ‘TU — “hazan et haolam” — alimentas o mundo inteiro’, mas não só nos dás comida, como também o fazes — “bechen, bechêssed, uvrachamim” — ‘com SUA bondade, com graça, com benevolência e com misericórdia.’ E à medida que aprendemos sobre a bondade de Hashem, estamos ganhando cada vez mais conhecimento de Hashem. Quanto mais apreciamos o que Hashem faz por nós, mais ganhamos conhecimento da bondade de Hashem. E isso é um benefício tremendo para nós.
E por isso dizemos: “Por TI”/”Pela TUA causa” ou ainda “Por amor de TI, Hashem, dá-nos a vida”. “Por amor de TI” significa: “TU, Hashem, queres que aprendamos sobre TI, porque esse é o nosso êxito neste mundo. Por isso, dá-nos uma vida feliz e prometemos-TE, Hashem, que no próximo ano vamos utilizar todos os dias para dizer: ‘Grato, Hashem, por hoje’.” Hoje começamos o décimo dia do novo ano! “Oooh, agradecemos-TE Hashem.” Dez dias já! Dez dias! Vocês estão agradecendo a Hashem? Agora mesmo, agradece a ELE. Agora mesmo! Já são dez dias. Em breve serão cem dias. Em breve serão trezentos e sessenta e cinco dias. Em breve será Rosh Hashaná novamente. Você já agradeceu a Hashem por isso? Todo ano chega, e nos esquecemos de agradecer a Hashem.
Por isso, a sua primeira obrigação é agradecer a Hashem pelo que ELE já fez por você. Quando você usa a sua vida para agradecer a Hashem, isso é “Lemaanach”, isso é ‘viver pela causa de TI’, isso é ‘viver para TI, Hashem. TU queres que saibamos sobre TI. E quanto mais apreciarmos o que TU nos dás, mais pensaremos em TI e mais TE compreenderemos’.
Por isso, neste novo ano, e no próximo ano, e no próximo, quando comermos, “Ahh, TE agradeço Hashem pelo bom pão”. Quando nos lavamos com sabonete, [depois de sairmos do banheiro] agradecemos a Hashem pelo sabonete. “Ahh, o sabonete é uma coisa tão maravilhosa. Oh, o sabonete é tão maravilhoso”. Se beber água, agradeça a Hashem. Tomamos banho, [ao sair do banheiro] agradecemos a Hashem. Você põe uma roupa, agradeça a Hashem pela roupa. Você respira o ar, agradeça a Hashem pelo ar. “Oh, agora EU vejo que tu sabes como viver”, diz Hashem. “Isso é viver para MIM. Vos dou estas coisas pela MINHA causa, para que vós apreciem quem EU sou”. E esse é o sucesso de vocês neste mundo!
Hashem diz: “Esse é o teu êxito na vida. Se tu compreenderes que EU sou O MAKOR HACHESED — A FONTE de toda a bondade — no mundo, então isso é viver para MIM. Então vós estais vivendo para MIM e é isso o que EU quero que façam”.
Isso é o que é Lemaanach ELOHIM Chaim.
Por Rav Avigdor Miller
© Rav Avigdor Miller
© Projeto Noaismo Info
Traduzido do inglês por Projeto Noaismo Info: © Projeto Noaismo Info
O Ióm Kipúr 2023 começa hoje, domingo, agora ao pôr do sol, e termina ao anoitecer de amanhã, segunda.
Que sejamos todos selados no livro da vida!

