
O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
GRAÇAS A D’US,
Bnei Noach e Tsedacá Parte 2: Doar é ilógico
O que é Tsedacá (Caridade)? Por que a fazemos?
Vimos na Parte 1,
exatamente no Dia Internacional da Caridade, a pergunta de se um não-judeu precisa fazer caridade. Contudo, as questões que surge desta situação são:
Por que você se importa com os sem-teto? Que interesse você tem nisso? Eles são membros de sua família com os quais você deveria se preocupar?
E quanto aos filhos de quem passa fome, por que você tem que se sentir responsável pelo filho de outra pessoa? Por que é que o problema é seu? O que é que o leva a preocupar-se com as necessidades dos outros?
Certamente não é a lógica que o leva a ajudar os outros. É ilógico dar o seu dinheiro suado — dinheiro que um dia você pode precisar para você ou para a sua família — para alguém que você nem conhece. Tampouco é a natureza humana que nos obriga a cuidar de alguém estranho. E não existe qualquer obrigação legal de compartilhar seus pertences com os outros. Então, o que o leva a querer fazer isso?
A resposta: Temos valores, princípios de certo e errado, concepções de “bem” e “mal” que dirigem a nossa vida e nos levam a nos comportarmos de determinadas formas. Não damos caridade porque faz sentido, ou porque sentimos instintivamente a necessidade de dar, ou porque a lei do país nos diz para fazê-la. Fazemos caridade porque é moral, é correto, é bom ajudar quem precisa.
De onde vem a sua moral? Qual é a fonte do valor da caridade? A Torá. Foi a Bíblia hebraica que proclamou que as nossas rendas são nossas apenas em parte. Na verdade, não nos pertencem de todo, mas nos são dadas como um empréstimo, para serem usadas a serviço de D’us, para melhorar o mundo de D’us e para serem distribuídas aos necessitados. A palavra hebraica para caridade é Tzedaká, que significa “justiça”. A tradição judaica vê a caridade não como um ato nobre de generosidade, mas como um ato moral de justiça. Dar é simplesmente a coisa certa a fazer.
Estudando as mensagens da Torá e seguindo a forma de vida que ela nos ensina estamos compartilhando e transmitindo os valores dela, e assim nossos filhos nunca sofrerão de pobreza moral.
Por Aron Moss
(Tradução inédita no Brasil!)
Traduzido do espanhol por Projeto Noaismo Info: © Projeto Noaismo Info
© Jabad.com
© Projeto Noaismo Info
Inclusive, um meio de Tsedacá é dar livros. Presenteie quem você quiser com os NOVOS LIVROS IMPRESSOS da nossa livraria (ainda temos algumas unidades)
, ou com os LIVROS IMPRESSOS DO RAV SHIMSHON BISKER DA LIVRARIA virtual PROJETO NOAISMO INFO.

