
O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,
Perguntas e Respostas Especial
Em honra do Yud Tet Kislev (19 de Kislêv): o Rosh Hashaná da Chassidut
O que é o Ôhel?
Muitos visitam o Ohel. Mas, o que é o Ohel?
Neste lugar sagrado (em Nova Iorque, Estados Unidos) se encontra enterrado o último Rebe de Chabad, Rabi Menachem Mendel Schneerson, de abençoada memória, junto ao Rebe Anterior, seu sogro, Rabino Iosef Itzchak Scheerson.
O Rebe visitava o túmulo de seu sogro nesse mesmo lugar, semanalmente, sem falta. Nesse lugar o Rebe passava horas lendo cartas e pedidos de pessoas a quem ele respondia “Azkir Al Hatziun”, “Vou lembrar-me deles no túmulo”. Com essa tradição ele abriu o caminho para seus seguidores, indicando o Ohel como um refúgio de inspiração e respostas.
Desde seu desaparecimento físico em 1994, seu lugar de descanso tornou-se o lugar onde os chassídicos se reencontram com ele e lhe levam seus pedidos, consultas, convites para casamentos e Bar Mitzvá, e agradecimentos. Muitos casais formalizam seu relacionamento na primeira visita conjunta ao Ohel, na qual o casal notifica o Rebe sobre a união, do mesmo modo que se fazia quando o Rebe estava em vida.
Desde meus 12 anos eu visito o Ohel pelo menos uma vez por ano, e encontrei consolo e respostas em muitas ocasiões.
Para os chassídicos que conheceram o Rebe durante a sua vida é um lugar doloroso e é comum ver homens de barbas brancas chorando em silêncio. Mas para muitos jovens chassídicos é uma das formas de nos conectarmos com nosso mestre.
O Ohel fica aberto todos os dias do ano a toda hora. Milhares de visitantes passam por lá, muitos dos quais não são chassídicos ou mesmo judeus, mas buscam se conectar com o Rebe.
© Rabi Eli Levy
© Projeto Noaismo Info
(Tradução inédita no Brasil!)
Traduzido do espanhol por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Em homenagem a J.L.
(Graças a Hashem, este é o 535° post do nosso Site!)

