
O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,
NÃO SÃO 10 MANDAMENTOS QUE TODOS DEVEM CUMPRIR?
(PRIMEIRA PARTE)
(especial: tudo o que você precisa saber sobre Bnei Noach,
parte 2a)
Pergunta:
Sete Leis? Nunca ouvi falar. Não devemos todos nós — todas as pessoas do mundo — cumprir os Dez Mandamentos?
Resposta:
O Rabino Tovia Singer, autor do livro “Let’s get biblical” e diretor do Outreach Judaism, responde:
“Sou um rabino ortodoxo. Ortodoxo.
Ele ali disse que isso é bom (risos).
O tema aqui diz respeito às Leis Noaíticas. Há sete Leis Noaíticas que vou explicar. Mas também há os Dez Mandamentos. Em que eles se diferenciam? As Leis Noaíticas são chamadas de sete – mas na verdade existem quase 100 dessas Leis – porém elas são sete categorias principais. Mas o que significa Leis Noaíticas?
Quero lhes fazer uma pergunta.
Quando D’us transmitiu a Avraham Avinu (Abrahão), de abençoada memória, que Sodoma é um lugar muito perverso e que ela será destruída, Avraham Avinu, tal como D’us: “mas talvez haja lá algumas pessoas justas”. Avraham Avinu não foi mais misericordioso do que D’us. Ele tinha medo que os justos fossem mortos e as pessoas dissessem: “Que tipo de D’us mata os justos?” Mas a questão é que esse evento que Avraham, de abençoada memória, viveu foi há quatro mil anos, certo? Há 4000 anos. A Torá foi dada há aproximadamente 3300 anos. A questão é: que leis existiam antes da Torá ser dada [que tornava possível distinguir entre os justos e os não-justos], se a Torá foi dada há três mil e trezentos anos? O ano, se você quiser saber, é 2448 após a Criação; foi quando a Torá foi dada. Avraham nasceu no ano 1948 depois da Criação. É realmente uma grande diferença. Mas qual é a razão pela qual a Torá diz que Noé – ele era um naví (profeta) – era justo, um tsadík? Ela diz: “Ele era um homem justo na sua geração”, mas, o que o tornou justo? A Torá não vai ser dada durante mais de mil anos. Estava ele seguindo os Dez Mandamentos? Qual dos Dez Mandamentos ele estava cumprindo?
No capítulo 6 do Gênesis, somos informados de que Hashem (D’us) olhou para o mundo e que todos, exceto algumas pessoas, eram muito maus. O Gênesis 6 nos conta que muitos dos grandes pecados que estávamos cometendo era violar mulheres, e roubar. A questão é “mas a Torá não foi dada”: No entanto, D’us está punindo as pessoas por violarem Mandamentos que ainda não existiam? A resposta é que Hacadósh Barúch Hu (D’us, O SANTO BENDITO É ELE) já tinha dado Mandamentos a Adão que os transmitiu a cada geração seguinte, e que foram transmitidos por Noé, que também é um profeta, e todos eles conheciam estes Mandamentos, e tinham de segui-los. E estas são as Leis de Noé.
Agora, há um, há um Mandamento na Torá que nos diz, por exemplo, que não podemos comer como um animal come, mesmo que estejamos passando fome. Há um animal que ataca outro, e o outro animal ainda nem morreu, e aquele primeiro o está comendo vivo. A Torá diz que eu tenho permissão para comer carne, mas tenha cuidado, você não pode comer um animal vivo. Gênesis capítulo 9 verso 4. Também temos de ter muito cuidado com o nosso próprio animal, não podemos fazê-lo sofrer. De qualquer forma, não matamos um animal só por matar. Em primeiro lugar, não é permitido caçar. Não se pode matar um animal só porque se quer matá-lo. Nada de caçar. Só por comida. Só para comer ou para a sua pele. Não é permitido andar por aí matando animais, e se o comemos, só o matamos de uma forma específica – a shechitá –, de uma forma que não cause dor ao animal. E a Torá diz no próprio Deuteronômio 12,21: “Deve-se abater o animal somente da maneira que EU [O PRÓPRIO D’us] lhe mostrei”, de nem uma outra maneira que não seja a que o povo judeu se submete. O que isso lhe importa!? Ninguém pode causar sofrimento a um animal. Se você chega a casa, e você está com fome, e seu cachorro está com fome, adivinhe quem tem de ser alimentado primeiro? O cachorro. Não você.
Uma pessoa não pode roubar, esta é uma das sete Leis Noaíticas. Não se pode aceitar qualquer dinheiro. Você vai a uma loja e paga 50 reais e o caixa lhe devolve troco a mais. Você conta o dinheiro, e pensa: “oh, ele cometeu um erro: eles têm muito dinheiro”; “não vão perder esses 5 reais a mais”; “eu já pago contas ao governo”. Diga a si: “não, não, Hashem está observando”. Diga “desculpe-me, isto é seu, não meu”. Você é um ladrão? Você tem funcionários, pessoas que trabalham para você, e eles esperam receber o pagamento na sexta-feira, ou em qualquer outro dia, e você decide ‘ah, eu vou dizer a eles que o banco está fechado’, ou então, ‘eu esqueci de ir’; ‘não pude ir’. É proibido fazer isso. Não é permitido reter o salário dos empregados, é um pecado muito sério, muito grave.
Não é permitido adorar ídolos. Nada de estátuas. Por isso, também é proibido, por exemplo, entrar em uma casa de ídolos [(casa de culto pagão — como tem muitas na Ásia)]. Alguém pode dizer: “Oh, veja que estátua linda!” Bem, eu não estou adorando-a. Mas eu vou entrar em um lugar desse e vamos tirar fotos comigo lá? É proibido. Nem para ir ao banheiro! Não use o banheiro de um lugar assim. Agora, veja bem, você não precisa morrer por isso, mas você nem sequer tem permissão para falar nada agradável a respeito disso como: “Olha, que linda estátua eles têm aqui!”; “veja como aquela estátua é legal!” Não faça isso. Saiba que se você diz ou pensa isso, isso significa que há algo de errado com você. Isso é um sinal de que espiritualmente você não está bem. Isso, na verdade, não é diferente de roubar, assassinar… .
Você não pode simplesmente dormir com qualquer pessoa. É proibido. Você não pode dormir com quem você quiser. Na verdade, são 19 relações que são proibidas. 19 tipos de pessoas com quem você não pode dormir. Então dizemos que é “uma Lei de Noé” (a Lei de não praticar relações ilícitas), mas na verdade é uma categoria básica de Leis. Você entende?
[Vocês viram que cada uma das Leis de Noé mencionadas não é literalmente uma única Lei específica, mas cada uma delas é na verdade um conjunto de Mandamentos.]
Estas são as Leis que foram mantidas na Torá e estas são as Leis que foram seguidas pelo povo santo, e por aqueles que são justos, que são leais a Hashem, e estas são chamadas de As Sete Leis de Noé, que não é a melhor descrição, é um termo antigo. Elas realmente são as Leis de Hashem, as Leis para todos aqueles que seguem o D’us verdadeiro.
Cada pessoa aqui é um descendente de Noé, pois apenas 8 pessoas naquela arca se salvaram, e assim cada um de nós descende de uma delas, de ninguém mais. Então estas Leis são chamadas de Leis de Noé (ou Leis dos filhos – dos descendentes – de Noé, daí o nome Leis Noaíticas) e estas Leis são universais. Agora, veja o que é o judaísmo. Somos uma nação – este é o bnei-Israel (filhos – descendentes – de Israel). Bom, mas há o povo universal que abraça estes Mandamentos Universais, e assim, todos se unem à verdadeira Fé de adorar O ÚNICO D’US VERDADEIRO e de ter um lugar no mundo por vir.
Os Dez Mandamentos, por outro lado, contêm muitas destas Leis Universais. Não matar, não roubar, tudo isso está lá. Mas há alguns Mandamentos nos Dez Mandamentos, tipo, há um Mandamento como observar o Shabat. Uma pessoa que não é judia não é obrigada a cumprir esse Mandamento (Êxodo 31,15-17 “É um sinal para sempre entre MIM (D’us) e o povo de Israel”). Uma pessoa pode dizer: “Ah! Estas Leis Noaíticas não são muito importantes, pois isso é fácil: eu não mataria ninguém, não assassinaria e não sou ladrão. Os judeus têm tantas Mitsvot, tantos Mandamentos! Nós temos tão pouco!” Eu lhes mostrei que a diferença não é assim tão grande. Mas há algo muito especial nestas Leis: uma pessoa tem de ser honesta nos negócios não porque ela diz: “Acho que é uma boa ideia!” “Sou amável com os animais porque sou bonzinho e é a coisa certa a fazer!” Não, você não cumpriu o Mandamento. A única forma de cumprir estas Mitsvot é fazer isso porque O D’us de Avraham, Isaac e Yaakov nos ordenou. Se não é assim, temos de dizer que não temos cumprido o Mandamento. Se alguém nos dá mais dinheiro do que o devido, temos de estabelecer que vamos devolvê-lo mas antes disso dizer: “Muito bem, a razão pela qual estou devolvendo o dinheiro não é porque sou uma boa pessoa, mas porque D’us me ordenou”. Porque é que eu dou Tsedaká? Não é porque sou bacana, é porque D’us me ordenou.
Agora, aqui está algo interessante: as sete Leis de Noé, como se vê, são todas racionais, são todas lógicas (e elas não são fáceis). Por que? Porque somos criados à imagem de D’us. Naturalmente não queremos assassinar. Isso nos incomoda. Vemos um cadáver e isso nos incomoda. Alguém vê um corpo morto assassinado e isso não o afeta? Há algo de errado com ele. Até pensar que alguém pudesse dormir com a sua mãe nos parece doentio. Por que? Porque deveríamos estar acima disso. Estamos acima disso? Os animais não se importam. A resposta é que nós somos criados à imagem de D’us. “Não roube!” Eu sei o que isso quer dizer. Como é que você sabe? Você sabe porque é criado à imagem de Hashem, mas o que é essencial é dizer: “A razão pela qual vou ser honesto nos negócios é porque D’us me ordena”. Mesmo que racionalmente estas coisas me ocorram, nós temos de perceber que a razão pela qual elas parecem naturais é porque somos criados à imagem de D’us e essa é a vantagem que o ben-Noach tem sobre o judeu[*]. Por que? Porque existem mandamentos para um judeu que não existem para mais ninguém.”
[* Como será explicado na parte 2, o Rabino Tovia afirma que essa é a vantagem dos Bnei Noach sobre os judeus no sentido de que os Mandamentos Universais são exatamente universais porque são óbvios, enquanto que os Mandamentos especificamente judaicos não tem nenhuma obviedade aparente.]
© Rabino Tovia Singer
© Projeto Noaismo Info
Transcrito e traduzido do inglês por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

