O que responder para aqueles que…

O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,

 

O que responder para aqueles que dizem que essa coisa de Bnei Noach (noaíta, noaísmo, “noahide”), de Sete Leis de Noé, não existem?

(especial: tudo o que você precisa saber sobre Bnei Noach,
parte 4)

 

Para quem não está familiarizado com este termo, é um termo que usamos porque todos os seres humanos atualmente são descendentes de Noé. Todas as pessoas que vivem hoje são descendentes das oito pessoas que sobreviveram ao Dilúvio que aconteceu há milhares de anos (Gênesis 7:6-7).

Normalmente, se as pessoas usam o termo noaíta (ou ben-Noach): “Não acreditamos em Bnei Noach”. Bem, noaíta é alguém que não é um membro dos filhos de Israel (não é descendente de Avraham, Isaac e Yacov) mas que abraçou a Fé Judaica, porém, ele não se converteu ao judaísmo no sentido de se tornar um judeu, tornando-se um descendente de Avraham, Isaac e Yacov. [Como já vimos na parte 3.] Podem se perguntar como é que se muda a nossa descendência, enfim.

Quando encontro essas pessoas que dizem que não acreditam neste tema de Leis de Noé e falam disso dessa maneira, eu fico de boca aberta me perguntando se alguma vez elas leram a bíblia. Bem, a Torá não usa essa linguagem, tal como a palavra religião não está na bíblia. Mas fala certamente de ter fé em D’us e de seguir essa Fé.

Então, quando essas pessoas dizem “Não vejo esta frase”, é porque são pessoas que vieram de um mundo cristão. Elas não estão cientes disso. Elas não estão familiarizadas com isso. Mas agora esqueçam essa questão linguística e apenas se perguntem: Se a primeira vez na História que foram dados Mandamentos por D’us foi no monte Sinai para Moisés, se esta foi a primeira vez, ou seja, se antes da Entrega da Torá no monte Sinai não foram dados Mandamentos para as nações do mundo, se as nações não tinham Mandamentos, então, por favor, eu preciso que você me explique: Por que D’us trouxe o Dilúvio? O que significa então que D’us puniu as pessoas por violarem Mandamentos que ELE nunca lhes deu, Mandamentos dos quais eles nunca foram avisados.

Portanto, se o problema está nas palavras, (se o problema é) que “Leis de Noé” (ou, “Leis Noaíticas”) ou “Noaítas” não se encontram na bíblia, vamos apenas descartar estes termos. Mas, que existem Mandamentos dados às nações do mundo antes do monte Sinai está claro na bíblia. Se não, então como Jó foi considerado justo? O que o tornou justo? [Assim como foi o caso também de Noé, como vimos na parte 2a.] A questão é que desde Adão as nações do mundo já haviam recebido que existe sim um Caminho [espiritual] que D’us queria que todas as pessoas do mundo vivessem, e que daí o assassinato era inaceitável (Gênesis 4:11, 13), e o roubo era inaceitável (Gênesis 6:11). Mas, se D’us nunca disse uma palavra sobre como você vive sua vida, se não havia Leis anteriores ao monte Sinai, então por que o povo de Sodoma foi destruído? Por que Avraham disse a D’us para que poupasse a cidade se tivesse ali 50, ou 40, …, justos? O que os tornariam justos? Quais Mandamentos eles estariam observando para serem justos se não havia nem um (Gênesis 18:20)?

As pessoas que acham que não existem as Leis Noaíticas, elas simplesmente pensam que este Ensinamento proveio do judaísmo rabínico (enquanto que o termo sim, proveio, como já o explicamos), e que ele não tem base bíblica, e pensam isso porque o seu pastor lhes disse isso, e, na verdade, trata-se apenas de pessoas que realmente não conhecem as Escrituras. Então não haviam Mandamentos cobrando que qualquer filho de D’us vivesse uma vida moral? E se não haviam Mandamentos, como se distinguia o que é moral do que não é moral? Se não havia um Mandamento de que é proibido relações sexuais ilícitas, então o que havia de errado com Sodoma (Gênesis 19:4-5)?

Então, a questão é que as pessoas ouvem falar em Leis de Noé, com as quais elas não estão familiarizadas, e elas logo afirmam: “Ah, isso é invenção do rabino!” Mas, de onde exatamente vem isso? [De onde vem essa negação, ou rejeição?] Bem, isso vem do movimento messiânico (uma maquinação do cristianismo, movimento esse que não segue as Leis das Escrituras). Para eles tudo é invenção dos rabinos. Então você ouve as palavras “Leis de Noé” ou “Sete Leis de Noé”, e é mesmo verdade que estas palavras não se encontram na bíblia judaica, mas como já vimos, os Mandamentos anteriores ao monte Sinai realmente existiam, sempre existiram, e o motivo pelo qual este termo foi adotado é porque todos são descendentes de Noé. Mesmo o termo “Sete Leis” também é complicado já que na verdade estas são sete categorias de Leis [como já vimos na parte 2.
Em outras palavras, resumindo: as chamadas Sete Leis de Noé se encontram no decorrer de todo o livro de Gênesis. Por isso, certamente não enumeradas como “Sete”, também não com o nome “Leis”, nem muito menos com o nome “Leis de Noé”.
Simplesmente elas não aparecem listadas em um único capítulo como é o caso dos 10 Mandamentos entregues à nação de Israel no monte Sinai.
]

Você até poderia se perguntar: por que elas não são chamadas de Leis de Adão? As Leis Adâmicas? Bem, havia uma razão para isso. E a razão é que os filhos de Adão se casaram com suas irmãs. Ok? (Lembrando que o Mandamento da Proibição de relações sexuais ilícitas inclui o incesto. Você não pode dormir com sua irmã, por exemplo. O incesto é proibido para qualquer pessoa, porque toda pessoa é criada à imagem de D’us.) Agora, por que D’us organizou o mundo daquela maneira? Por que tudo começaria com apenas um homem e uma mulher para depois ser necessário que a primeira geração fosse de irmãos e irmãs se casando e se reproduzindo? Isto está além do escopo deste discurso. É uma questão fascinante. Mas a questão no fim de contas é que chamamos estas Leis de Leis Noaíticas porque descendemos de Noé (ou então de Leis Universais, porque elas são para toda a humanidade (incluindo o próprio povo judeu)).

© Rabino Tovia Singer
© Projeto Noaismo Info

Transcrito e traduzido do inglês por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Publicado por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

O Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info é um site (projeto) noaítico, a saber, não se trata de um site judaico (um site de Judaísmo especificamente) e sim de um site voltado para Bnei Noach. O Noaísmo (ou, movimento Bnei Noach — a observância das Sete Leis de Noé da Torá dada por D'US a Moshé) é a Fé original da humanidade. Bem vindo ao Site Bnei Noach de maior conteúdo do Brasil, e que conta com a Supervisão Rabínica do estimado Rav Shimshon Bisker, de Israel. Bnei Noach* (בני נח)/ Filhos de Noá (popularmente, Noé) / Noaítas / Brazilian Noahites / Noahites of Brazil / Noajitas; Comunidade Bnei Noach do Brasil; Movimento Bnei Noach no Brasil. * Variações: Bnai Noach / Benêi Nôach / Bnei Noah. Fé Noaica / Fé Noaítica. Noaísmo / Código Noaítico / Pacto do Arco-Celeste. ( Sobre distribuir os nossos artigos, veja https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/copyright/ ) Contato: sitebneinoach@gmail.com