
O maior Site de conteúdo noaítico (Bnei-Noach) do Brasil, o
Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
– o seu Site Bnei Noach –,
que conta com a Supervisão Rabínica do Rav Shimshon Bisker, de Israel,
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,
PERGUNTAS E RESPOSTAS ESPECIAL
CARTAS DO REBE
(UMA EXCLUSIVIDADE SITE BNEI NOACH PROJETO NOAISMO INFO)
Bnei Noach e as Datas Especiais do mês hebraico de Tishrei
Por Rav Menachem Mendel Schneerson
(O Rebe)
Traduzido por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Pergunta:
Rav, como os Bnei Noach devem se relacionar com as datas festivas de Tishrei? São todas elas irrelevantes para Bnei Noach? Há algo que nós Bnei Noach podemos fazer durante esses dias?
Resposta:
Por Carta do Rav Menachem Mendel Schneerson, o Rebe de Lubavitch, de abençoada memória:
(Tradução inédita no Brasil!)
“[Elul, 5704]
O que podemos aprender com os dias especiais de Tishrei?
a. Para começar, temos o Rosh Hashaná, o início do Ano Novo [da Torá], o dia em que o primeiro homem criado proclamou a soberania de D’us sobre todo o Universo. Quando estamos para começar qualquer coisa, devemos sempre nos lembrar de que D’us é O CRIADOR do Céu e da Terra e O ÚNICO GOVERNANTE do Universo, e que nossa ação ou empreendimento deve ter a aprovação Divina. Isso é ainda mais enfatizado pelos…
b. Dez Dias de Arrependimento, que nos lembram que, como somos os servos do REI do Universo, devemos controlar nossos atos para garantir que estejam de acordo com os desejos do MESTRE. Entretanto, como somos apenas seres humanos, estamos sujeitos a falhar em algumas ocasiões. É por isso que D’us nos dá…
c. O Yom Kipur, para incutir em nós a percepção de que nunca é tarde demais para voltar ao caminho certo, desde que o façamos sempre com sinceridade, arrependendo-nos completamente e abandonando nossos maus hábitos do passado e comprometendo-nos solenemente a corrigir nossos caminhos no futuro.
Se tomamos essa firme resolução, D’us nos perdoará e nos “limpará” completamente de nossos pecados. Por mais difícil que esse caminho possa parecer,…
d. Sucot nos ajuda a não nos desesperarmos em nossos dias de provação, mesmo que nos encontremos em minoria, pois D’us é nosso protetor, como ELE nos mostra claramente [na Torá, por exemplo, com a história das] Nuvens de Glória que cercaram o seu povo, o povo de Israel, durante os quarenta anos de peregrinação pelo deserto após a saída do Egito. Por fim, para sabermos como conduzir nossas vidas de modo a cumprir os desejos de D’us, temos…
e. Sheminí Atzeret [quando da prece especial para D’us por chuva] e Simchat Torá, pois na Torá, D’us nos deu leis divinas de justiça e retidão e um verdadeiro guia na vida. Ao moldarmos nossas vidas de acordo com elas [as Mitsvót Universais e suas ramificações], temos a garantia da verdadeira felicidade, tanto neste mundo quanto na outra vida, pois a Torá é uma “árvore da vida para aqueles que se apegam a ela, e seus defensores são felizes” (Mishlei 3:18)!
Menachem Mendel Schneerson”
© O Rebe
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo InfoTraduzido do inglês por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Em memória de todas as vítimas do ataque terrorista do Hamas de 7 de outubro de 2023, e dedicado para a volta daqueles que seguem sequestrados
Certamente que é dessa forma que nós Bnei Noach devemos nos relacionar com essas datas já que as mitsvot especificamente relacionadas às festividades judaicas (como, por exemplo, soprar o shofar em Rosh Hashaná, habitar a sucá em sucot, …) são não só desnecessárias para os Bnei Noach como, de fato, não há razão alguma para querer cumpri-las, pois elas não tem nada a ver com a nossa natureza não-judaica nem com o nosso serviço divino.
Quanto à celebração, já sabemos que a única data que é não-judaica, ou seja, que é de fato universal, é a do Rosh Hashaná.

