Somos mesmo capazes de abençoar a D’us?

O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
(a-fe-originalnoaismo.info)
APRESENTA

Perguntas e Respostas

 

Tema: Bênçãos (trilogia) — parte 1

Será que somos mesmo capazes de abençoar a D’us?

 

Pergunta:
Ao recitar bênçãos, alguns Sidur nos fazem abençoar a D’us, pois lemos “Bendito sejas TU, ETERNO”. Não deveria ser exatamente o contrário: D’us nos abençoar, e não nós a ELE?

Resposta:
O Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, o Rav Shimshon Bisker, de Israel, responde:

“Tem pessoas que podem perguntar: “Para que eu preciso fazer berachá (bênção) para Hashem? Hashem não precisa de nada!” É verdade, essa é uma visão errada.
A visão correta é que nós fazemos a berachá porque nós precisamos nos conectar com A FONTE da berachá, com Hashem, para de lá nós extrairmos para o mundo, e para nós mesmos, a influência positiva de Hashem.
Inclusive tem muitos lugares que traduzem errado o primeiro parágrafo das berachót (bênçãos). Em hebraico nós falamos: “barúch ATÁ Hashem”, e muitos lugares traduzem: “bendito sejas TU”, como se nós estivéssemos dando uma benção para D’US. É um absurdo! D’US não precisa de nada. Nós somos dependentes DELE, como nós vamos dar uma benção para ELE? É essa que é a idéia correta.
“Bendito és TU”, esta é a tradução correta, significando: “VOCÊ é A Bendição”, “VOCÊ é A FONTE de Bendição”. “VOCÊ é Bendito”, a tradução correta, quer dizer: “VOCÊ tem a força da Bendição, VOCÊ é A FONTE da Bendição, e nós somos dependentes de VOCÊ.” Ou seja, nós temos de nos conectar com Hashem para usufruirmos dessa influência de Hashem. E este é o pedido de Hashém, o pedido que ELE nos faz: Conectem-se a MIM e EU vou encher vocês com a MINHA Influência positiva, com a MINHA berachá, com tudo de bom! Então, temos de saber que a Torá foi dada para nós para nós crescermos e nos aproximarmos de D’US e não porque ELE precisa da nossa influência.”

© Rav Shimshon Bisker
© Projeto Noaismo Info

Dedicado a E.A.

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info