
O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
APRESENTA
O MUNDO SE APÓIA EM TRÊS QUALIDADES
(Tradução inédita em português!)
Pirkei Avot Capítulo 1:2
Shimon, o Justo
Shimon, o Justo, foi um dos últimos homens da grande assembleia. Ele costumava dizer: “O mundo se sustenta em três qualidades: [no estudo da] Torá, no serviço divino [— oração a D’us —] e nos atos de bondade”.
Os Homens da Grande Assembleia eram um grupo de 120 grandes Sábios, cada um com tendências diferentes. A influência de cada Sábio equilibrava e moderava a contribuição dos outros. Com ênfase na harmonia, esse corpo qualificado definiu o curso da observância judaica.
Enquanto esse corpo funcionou, ele foi capaz de equilibrar os diferentes traços de caráter das pessoas em geral. Entretanto, quando essa assembleia deixou de existir, houve a necessidade de enfatizar a importância do equilíbrio. Shimon, o Justo, um dos últimos participantes desse corpo, ensinou que os três comportamentos do serviço divino mencionados acima permitem que tanto o indivíduo quanto o mundo em geral permaneçam com força e estabilidade, mantendo o equilíbrio.
(Sichot Shabat Parashat Sheminí, 5741)
O mundo se apóia em três qualidades
Essa frase parece implicar que o mundo está acima da Torá, do serviço divino e dos atos de bondade, pois qualquer base é sempre inferior à quantidade que está sustentando. Mas é problemático interpretá-la dessa forma, já que a Torá “precedeu o mundo”‘ e está em um plano mais elevado do que a existência material.
Em resposta, pode-se explicar que essa mishná não fala do mundo simplesmente como tal, mas do mundo em seu caminho para alcançar seu propósito final de se tornar “uma morada para D’us”. Por isso, ela se concentra na Torá, no serviço divino e nos atos de bondade como os meios pelos quais ela alcançará esse objetivo. Nesse contexto, a Torá, a oração e os atos de bondade não são vistos como objetivos em seu próprio mérito, mas como os meios que levam o mundo à realização que D’us pretendia para ele.
(Sichot Shabat Parashat Chukat, 5744)
[Estudo da] Torá, serviço [a D’us] e atos de bondade
A Torá mostra a uma pessoa [não apenas ao judeu mas também ao próprio não-judeu*] como conduzir sua vida. O serviço (oração) permite que a pessoa torne os ensinamentos da Torá parte de seu caráter. E os atos de bondade são a expressão concreta desses ensinamentos no mundo que nos rodeia.
(Sichot Shabat Parashat Sheminí, 5741)
Por Jabad
© Chabad.org
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Traduzido do espanhol por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
* Se você é não-judeu e quer aprender como conduzir sua vida de acordo com a Torá, a original Palavra de Deus, adquira agora mesmo entrando em contato com a Livraria virtual Projeto Noaismo por mensagem no whatsapp 5511958904394, os livros impressos “BNEI NOACH GUIA BÁSICO 1+2 PLUS” e “BNEI NOACH GUIA BÁSICO Parte 3″ do Rav Shimshon Bisker, de Israel, e Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info.

