
O maior Site de conteúdo noaítico (Bnei-Noach) do Brasil, o
Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
– o seu Site Bnei Noach –,
que conta com a Supervisão Rabínica do Rav Shimshon Bisker, de Israel,
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,
O TEMA DE BNEI NOACH (FILHOS DE NOÉ) — E AS CHAMADAS SETE LEIS DE NOÉ — PARA PRINCIPIANTES
parte 6:
Os sete preceitos noaíticos provêm da Torá
Para você que está chegando agora aqui (tanto aqui neste Site quanto aqui neste tema – o tema de Bnei Noach, ou Filhos de Noé)
Graças a Deus, nos artigos anteriores nós vimos (inclusive com a disponibilização de um livro digital (PDF) gratuito):
Bnei Noach: PARA OS INICIANTES parte 5 — quem são os Bnei Noach? (Especial PDF GRATUITO)
. E agora seguiremos, graças a Deus, com a seguinte questão…
Pergunta:
Os sete princípios universais, ou leis noaíticas, têm alguma fonte nos versículos da Torá?
Resposta:
Por jabad.org a partir de Rav Yirmeyahu Bindman
“• Conduta sexual imprópria:
Esse mandamento para os não-judeus é derivado da famosa passagem em que Deus, Hashem, fala a Adam e Hava (Adão e Eva): “Portanto deixará o homem seu pai e sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão os dois uma só carne” (Gênesis 2:24). Com essa única passagem, aprendemos que existe: uma proibição contra o incesto (a frase “deixará seu pai e sua mãe” indica que um menino não deve se casar sexualmente com seus pais (ou com sua linhagem)), uma proibição contra o adultério (o homem “se apegará à sua mulher” e não à mulher de outro homem), uma proibição contra a homossexualidade masculina (nem se apegará a outro homem), e uma proibição contra a bestialidade (a frase “e eles se tornarão uma só carne” implica que o propósito da relação sexual é procriar filhos de nossa própria espécie, nos quais homem e mulher se tornam “uma só carne”).
• Assassinato:
A Torá determina: “Quem derramar o sangue do homem, pela mão do homem será derramado o seu sangue” (Gênesis 9:6). É essa passagem, e não a dos Dez Mandamentos (“Não matarás”), que constitui a fonte legal para os gentios.
• Roubo:
Deus disse a Adão e sua esposa: “Não comereis dele, porque no dia em que dele comerdes certamente morrereis” (Gênesis 2:17). Quando eles desobedeceram e comeram o fruto, transgrediram ao usar algo que não era de sua propriedade, a raiz do roubo.
• Idolatria:
Deus instrui os não-judeus a reverenciá-LO com exclusividade, como pode ser lido em Gênesis 2:16: “E ordenou Hashem Deus ao homem [Adão], dizendo…”. A palavra “ordenou” significa que ELE, como A FONTE de todos os mandamentos, é o único “Deus a ser servido”. Os rabinos dão a interpretação de que isso proíbe até mesmo que um devoto sirva a outra entidade ao mesmo tempo que O CRIADOR; essa entidade é conhecida como “associado”.
• Blasfêmia:
A Torá determina esse mandamento em Levítico 24:16 e inclui especificamente os não-judeus: “E todo aquele que pronuncia O NOME de Hashem de maneira blasfema…tanto o estrangeiro como o residente…”.
• Estabelecer tribunais de justiça:
Esse mandamento é derivado da mesma fonte que afirma o governo divino ao proibir a idolatria. Os sábios interpretam a palavra “ordenou” em Gênesis 2:16 (“E Hashem Deus ordenou ao homem”) como significando que os seres-humanos devem cumprir esses mandamentos [universais] usando os meios apropriados, ou seja, estabelecendo tribunais de justiça.
• Comer carne de um animal vivo:
Deus disse a Noach (lê-se Nôarr) (Noé): “Somente a carne com a alma e o seu sangue não comereis” (Gênesis 9:4), e isso completou as Sete Leis que seriam conhecidas pelo nome de Noach.
Você conhece os seus “Sete Mandamentos”?
De acordo com a tradição judaica, os “dez mandamentos” de Moisés se aplicam unicamente aos judeus.
Espera-se que todas as outras pessoas observem as “sete leis de Noé”: um mandamento positivo para estabelecer tribunais de justiça e seis proibições: contra idolatria, blasfêmia, assassinato, má conduta sexual, roubo e comer o membro de um animal vivo.
[Noé, o patriarca da humanidade, é anterior ao maior profeta judeu que já existiu, Moisés. E assim também as chamadas Sete Leis de Noé, as Leis Universais, são anteriores aos (e são elas mesmas a própria base dos) dez mandamentos de Moisés.]
Essas leis são princípios que fornecem as chaves para um mundo civilizado, o relacionamento correto entre judeus e não-judeus, e o desenvolvimento espiritual dos não-judeus. Infelizmente, durante séculos elas foram praticamente esquecidas.
Com o ressurgimento do Estado Judaico e o aumento das liberdades religiosas em outras nações, os judeus estão mais uma vez cumprindo ativamente o mandamento de ensinar as Sete Leis aos não-judeus. Como resultado, pessoas de todo o mundo começaram a estudar as Leis, e há um interesse renovado no papel das nações do mundo na Redenção Messiânica.
Vivemos em tempos de desordem social sem precedentes, repletos de eventos aterrorizantes e dramáticos que quase desafiam a interpretação. Por meio desses conceitos noaíticos, indivíduos e grupos podem se redescobrir no primeiro homem e na primeira mulher e em seu descendente, Noach, a quem esses preceitos morais universais foram [inicialmente] dados.
Um único Deus criou todos nós, e SUA Torá é para toda a humanidade, não apenas para os judeus.”
Por Rav Yirmeyahu Bindman, extraído de jabad.org
© Jabad.org
© Rav Yirmeyahu Bindman
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Traduzido do espanhol por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © 2024 Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Em homenagem a Y.G.
Depois deste especial de até aqui 6 artigos para quem acabou de ouvir falar em “Bnei Noach”, ou “Filhos de Noé”, ou “As Sete Leis de Noé”, há outros importantes e muito interessantes estudos que você pode desfrutar a seguir:

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info
