Bnei Noach e o jejum de Yom Kipur

O maior Site de conteúdo noaítico (Bnei-Noach) do Brasil, o
Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
– o seu Site Bnei Noach –,
que conta com a Supervisão Rabínica do Rav Shimshon Bisker, de Israel,

ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,

 

PERGUNTAS & RESPOSTAS ESPECIAL

 

Pergunta:
Rav, é permitido que Bnei Noach jejuem no Yom Kipur ou isso é uma usurpação de um preceito judaico?

Resposta:
O Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, o Rav Shimshon Bisker, de Israel, responde:

“Em relação ao jejum, não é obrigatório. É opcional. E mais do que isso: o ben-Noach pode escolher como jejuar, já que não se trata de uma obrigação.”

© Rav Shimshon Bisker
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

 

Ou seja, o que o Rav está explicando é que a pessoa tem liberdade para decidir de que forma deseja praticar isso (caso queira praticar). Por exemplo:
Jejuar o dia todo;
Jejuar apenas meio período;
Fazer apenas alguma restrição alimentar;
Ou simplesmente não jejuar — e está tudo certo.
Portanto, em resumo: jejuar em Yom Kipur não é uma obrigação para os Bnei Noach. Mas se quiser jejuar, pode — e, nesse caso, faça da maneira que for melhor para você.

Quanto à se é usurpação, não o é porque o jejum não é uma prática exclusivamente judaica nem é um sinal entre Hashem e os Integrantes de Israel.

 

E para saber o que de fato é halahicamente proibido, ou expressamente proibido para Bnei Noach, ou seja, proibido pelos sábios da Torá — e jejuar em Yom Kipur não faz parte disso —, veja exatamente o post de anteontem (Talit e consequência).

Bnei Noach e talit: qual a consequência?

 

E para saber mais sobre o que Bnei Noach podem fazer, e como, em Rosh Hashaná e Yom Kipur, (exatamente como dissemos no post anterior, sobre o que são sidur e machzor), adquira o Machzor Bnei Noach, e agora mesmo para recebê-lo a tempo das festividades.

Sidur e Machzor: o que são?

 

[atualizado às 07h00]👇🏽

Quanto ao motivo de existir algumas Mitsvót proibidas aos Bnei Noach e a questão de por quê já não são todas proibidas ou por quê já não são todas permitidas, nós, o Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, já explicamos isso há mais de 2 anos atrás, em diferentes posts. Contudo, traremos a seguir novamente a explicação.

 

Poucas Mitsvót judaicas são expressamente proibidas para Bnei Noach. Mas isso não significa que porque as outras não são proibidas então elas só podem ser realmente permitidas. Na verdade, há de fato pouquíssimas definitivamente proibidas, e há algumas permitidas e há também algumas propícias, o que significa que, portanto, ainda há mais uma classe de Mitsvót, as não-propícias.

Em resumo:
As 613 Mitsvót são divididas em 4 categorias — 1. Proibidas; 2. Permitidas; 3. Propícias; 4. Não-propícias.

Entendido isso, agora compreendemos porque Hashem não proibiu todas nem permitiu todas.

Se Hashem proibisse todas, obviamente não haveriam Mitsvót para os não-judeus praticarem. Não haveriam sequer as Sete Leis de Noach.

Se Hashem permitisse todas, não haveria distinção entre judeu e noaíta, e assim também não existiria Conversão.

Entre o Judaísmo e o movimento Bnei Noach existe a possibilidade da Conversão.
Ora, se um ben-Noach começa a se interessar por Conversão, como ele poderia experimentar o que é a vida judaica, a observância judaica, a prática judaica, para então ter a plena certeza de se é isto o que ele realmente quer, se todos os Preceitos Ritualísticos judaicos fossem explicitamente proibidos para os não-judeus, se ele não pudesse vivenciar quase todos?
E se todos fossem expressamente permitidos, se não existissem esses alguns pouquíssimos halahicamente proibidos, o que realmente diferiria o judeu do não-judeu?
Mas como podemos notar, estes conceitos apenas giram em torno adequadamente do tema da Conversão.

Portanto, quando o ben-Noach entra em processo de Conversão, ou seja, entra em processo para vir a se tornar um Integrante de Israel, aí ele vai assumindo sobre si Mitsvá por Mitsvá, caminhando exatamente do não-propício para o propício, e assim ele vai descobrindo e conhecendo o que significa e representa a Vida Judaica, porém, como ele ainda não se converteu de fato, como ele ainda não tem o status de Integrante de Israel, ou melhor dizendo, como ele ainda não recebeu de Hashem uma alma judaica, então ele ainda não pode cumprir todas as 613 Mitsvót, ele cumpre sim a maioria, cumpre quase todas, mas não todas, porque justamente as Mitsvót proibidas são as que ele cumprirá quando ele tiver se convertido, quando ele for reconhecido pelo Tribunal como um Integrante de Israel.

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Publicado por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

O Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info é um site (projeto) noaítico, a saber, não se trata de um site judaico (um site de Judaísmo especificamente) e sim de um site voltado para Bnei Noach. O Noaísmo (ou, movimento Bnei Noach — a observância das Sete Leis de Noé da Torá dada por D'US a Moshé) é a Fé original da humanidade. Bem vindo ao Site Bnei Noach de maior conteúdo do Brasil, e que conta com a Supervisão Rabínica do estimado Rav Shimshon Bisker, de Israel. Bnei Noach* (בני נח)/ Filhos de Noá (popularmente, Noé) / Noaítas / Brazilian Noahites / Noahites of Brazil / Noajitas; Comunidade Bnei Noach do Brasil; Movimento Bnei Noach no Brasil. * Variações: Bnai Noach / Benêi Nôach / Bnei Noah. Fé Noaica / Fé Noaítica. Noaísmo / Código Noaítico / Pacto do Arco-Celeste. ( Sobre distribuir os nossos artigos, veja https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/copyright/ ) Contato: sitebneinoach@gmail.com