Bnei Noach e os 613 Mandamentos Judaicos Divinos (ou a criação de ritos)

O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
APRESENTA

 

# Bnei Noach e os 613 Mandamentos Judaicos Divinos

# Bnei Noach e a criação de ritos religiosos

 

Perguntas e Respostas

Por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

 

O Rabi Maimônides disse que os noaítas (Bnei Noach/Filhos de Noá (popularmente filhos de Noé)) podem cumprir se quiserem ALGUNS  ESPECÍFICOS dos 613 mandamentos que Hashém deu para os judeus ou que os noaítas podem cumprir QUAISQUER DE TODOS os 613 mandamentos?

 

O Rabi Maimônides NUNCA disse que os noaítas podem cumprir todas ou quaisquer de todas as 613 leis da Torá (até porque se os noaítas cumprissem todas as 613 leis da Torá, ou se pudessem cumprir quaisquer de todas as 613 — como as Leis Rituais (as Edót, Leis Identificadoras e Testemunhais dos judeus) — eles já não seriam mais noaítas, e sim, judeus).

O Rabi Maimônides deixou claro que a observância — o cumprimento — do conjunto das 613 mitsvót da Torá cabe unicamente “a Israel” (o povo judeu), incluídos aí, não os noaítas, mas os convertidos (“e a todos aqueles que desejam SE CONVERTER dentre as outras nações”).

O Rabi Maimônides também deixou claro que até mesmo estudar a explicação do cumprimento de todas as 613 mitsvót da Torá (Halachá) por parte dos noaítas com a intenção de praticá-las sem se converter já os tornam ‘passíveis de punição’ porque “eles devem se dedicar somente ao estudo de [suas] Sete [Categorias de] Leis”.

O que o Rabi Maimônides disse — e que muitos têm distorcido suas palavras (por diversos tipos de interesses) — é que as Sete Leis são apenas o mínimo que um noaíta cumpre, e que uma vez que ele já as cumpre, ele querendo crescer espiritualmente, ele passará a cumprir “OUTRA” DAS SUAS mitsvót (Morais)*, e que o judeu não deve pensar que as Sete Leis são o máximo que o noaíta cumpre em vez de o mínimo.

* Exemplos: dar caridade, honrar pai e mãe etc. Veja, por exemplo

https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/2018/06/12/mandamentos-para-os-judeus-e-mandamentos-para-os-bnei-noach/

https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/2015/09/25/e-permitido-a-um-nao-judeu-estudar-a-tora/

 

O Rabi Maimônides enfatiza que o verdadeiro noaíta não inventa religiões e por conseguinte rituais de religião, o que, naturalmente, inclui copiar os rituais judaicos, já que mesmo que tais rituais não estão sendo inventados pelo não-judeu porque já existem, mas estão sendo apropriados pelo não-judeu, ele está se apropriando de algo que não lhe foi dado, algo que não lhe é propício, pois o noaíta é noaíta, não é judeu, e se ele pratíca um ritual judaico, o que ele está fazendo não é nem judaísmo e nem noaísmo. Naturalmente um noaíta jamais deve parecer um judeu de forma alguma por apropriar-se dos mandamentos característicos de identidade judaica, levando assim judeus e não-judeus à confusão de pensarem que ele é judeu, e desrespeitando os limites estabelecidos pelo PRÓPRIO CRIADOR, além de que a grande verdade é, não tem o porquê, não tem motivo para isto ou para querer isto. Veja, por exemplo, a explicação quanto a isso do próprio Rav Shimshon Bisker, o Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, em

 

E como reitera o Jews for Judaism.org (Judeus para o Judaísmo):

“Na verdade, estas [denominadas “Sete Leis de Noá”] são 7 categorias e incluem [muitos] outros detalhes.”

Explica o Rabi Aaron Parry no Jews for Judaism.org:

“À primeira vista, pode parecer que a diferença entre a observância judaica (613 mandamentos para judeus) e não-judaica (sete para não-judeus) é enorme. Mas se olharmos um pouco mais de perto, veremos que não é tão grande quanto parece.

Estes são sete princípios básicos que têm — todos eles — muitas implicações. Ao observar adequadamente os sete mandamentos, um não-judeu realmente vai incorporar [pelo menos 30] mitsvót da Torá[*] que especifica alguns desses itens com maior detalhe. Os sete princípios básicos envolvem considerações muito maiores; por exemplo, o sétimo (princípio) implica que não se deve praticar a crueldade com os animais. Além disso, no presente momento, quando já não temos um Templo Sagrado em Jerusalém ou um Grande Sanhedrín (Supremo Tribunal Judaico de 71 sábios idosos), muitas das 613 mitsvót não se aplicam. Como resultado, um judeu de hoje pode cumprir possíveis 271 mitsvót. Além disso, muitos dos mandamentos adicionais dos judeus têm a ver com Shabát ou feriados judaicos[**] ou com mandamentos como [tsitsít (talít), tefilín, mezuzá etc.], que não são exigidos dos não-judeus.”

(© Copyright Jews For Judaism 2017; © Tradução Projeto Noaismo Info)

 

* O Rabi Menachem Azaria de Pano elaborou uma lista de 30 Mitsvót Bnei Noach: https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/2016/02/01/trinta-mitsvot-dos-bnei-noach/

** https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/2019/05/27/bnei-noach-podem-celebrar-as-festividades-judaicas-ou-alguma-delas/

 

O que temos observado é que, na verdade, ALGUNS Bnei Noach (noaítas) têm tido a necessidade não de terem mais de 7 mandamentos para cumprir, e sim de terem uma liturgia noaítica e de terem um modo de demonstrarem (para si mesmos e para os outros) a sua religiosidade (ritos internos e externos) — em outras palavras, de terem uma religião. Este é o verdadeiro ponto. E isto é o resultado de a grande maioria dos noaítas virem das religiões — principalmente, das igrejas cristãs — (que, exatamente por serem religiões, possuem então liturgias e seus ritos), e de eles aprenderem sobre Bnei Noach com o judaísmo (que tem sua própria liturgia, já que se trata, também, da religião de um povo), e de o noaísmo NÃO ser uma religião — tampouco uma religião judaizada (como uma espécie de judaísmo para não-judeus) — mas um código de conduta. O Rabi Maimônides então,  como já dito, PROIBE exatamente os Bnei Noach de ‘criarem ritos religiosos (ou copiarem os ritos judaicos).’*

* Certamente, isto nada tem a ver com o fato de que Bnei Noach podem — e devem — louvar, abençoar e orar a Hashém.

 

Por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info