B"H! O Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info trata-se de um centro educacional virtual de conhecença sobre o Noaismo/movimento Bnei Noach da Torá, que é a Fé Original da Humanidade. Portanto, este Site lhe ensina a Verdade da bíblia original, a Torá, lhe conduz à Fé dada pelo PRÓPRIO D'US para toda a humanidade: o Noaismo (heb.: Noachdút; ing.: Noahism; esp.: Noajismo), e lhe apresenta suas responsabilidades espirituais.
Pergunta: Podem os Bnei Noach (filhos de Noá/noaítas) observarem um dia ou os dias judaico(s) de jejum?
Resposta: O Rav Shimshon Bisker, de Israel, o Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, responde:
“Em relação ao tema dos jejuns:
[6] dias de jejum foram decretados para o Povo de Israel por motivo da influência existente nessas datas.
O único jejum citado na Torá é o de Yom Kipur, dia que possui uma influência do perdão e expiação. Esse é um dos motivos que a Torá exige o jejum.
Os outros jejuns foram decretados pelos sábios da Torá principalmente pela grande influência de justiça que recai nessas datas sendo, então, datas propícias para inicar ou recair duros decretos sobre o Povo de Israel (principalmente) e sobre todo o mundo. Contudo, exceto as sete Leis universais (as Leis de Noah) e as suas ramificações, as demais Leis da Torá e rabínicas não comprometem os demais povos. Aquele que deseja se relacionar com essa influência é, de fato, aconselhado. Isso pode ser feito através de conversas com O CRIADOR, súplicas e pedidos; é aconselhado fazer uma reflexão sobre o tema e retificação dos erros; pensar e ver na prática como ser uma pessoa um pouco melhor do que era até então. Assim, a pessoa cresce e usufrui da influência dessas datas.
Para Yom Kipur, por mais que possa tocar em um certo nível de polêmica — tenho receio de gerar um sentimento de confusão nas pessoas; mais ainda, gerar um sentimento de cobrança sobre algo que não é obrigado a fazer, gerar uma auto-cobrança desnecessária —, acho que se deve dar este mérito aos bnei Noach. [Explico.] O grande medo (um medo correto) de não querer que o bnei Noach pareça com judeu pode gerar uma sensibilidade inclusive em questões e oportunidades que sim podem trazer um grande benefício sem submeter-se a identidade de um judeu — já que um ben Noach não deve querer parecer e agir como judeu; e existe uma pressão errônea sobre esse tema, essa é a verdade —, como, por exemplo, para aquele que sente que cometeu pecados graves, ou por um longo tempo até conhecer as Leis de Noach, e está angustiado e deseja o perdão, ele pode ter o mérito de jejuar em Yom Kipur mesmo não estando obrigado (pois deseja a influência do jejum no dia do perdão). Portanto, ele pode fazê-lo de forma discreta. Contudo, ele pode também se retificar com o arrependimento e confissão a Hashem, sem necessitar o jejum.
Se também deseja jejuar, não é proibido[*], porém, deve saber que todos os detalhes da halachá [lei judaica] não comprometem os bnei-Noach, então, o que fizer deve sentir que já é lucro e não sentir culpa por isso, por exemplo, se jejua até o meio-dia ou por algumas horas; ou se evita comer doces e comidas deliciosas etc., tudo isso é considerado por Hashem como algo grandioso. Outra dica para os bnei-Noah que desejam de toda forma jejuar é iniciar o jejum e seguir até sentir que jejuou um tempo suficiente e significativo de acordo com a sua situação e força.
Tudo de bom!”
*Nota do Site Bnei Noach Projeto Noaísmo Info revisada e aprovada pelo Rav Shimshon Bisker:
O dia do Yom Kipur é uma extensão do Rosh Hashaná sendo, portanto, universal, e não exclusivamente judaico. Jejuar é uma questão universal assim como o é orar. Pecar e arrepender-se também é uma questão universal. Então, o que aconteceria se o gentio sentisse um profundo pesar (por causa dessa situação: o seus pecados e a questão de se Hashem o perdoará neste dia) e isso chegasse até ao ponto de lhe tirar a vontade de comer, ele comeria à força, só porque nós Bnei Noach não jejuamos no Yom Kipur? Não. Mas, e se a pessoa sente a fome, mas opta por não comer, isso em si é uma transgressão? Também não.
Para um melhor entendimento do que são os dias de jejuns judaicos, adquira o livro digital JEJUNS E DIAS DE LUTO do Rav Shimshon Bisker, de Israel, autor de mais de 40 livros, e o Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, na nossa livraria virtual, a Livraria virtual Projeto Noaismo Info. 📚
Publicado por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
O Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info é um site (projeto) noaítico, a saber, não se trata de um site judaico (um site de Judaísmo especificamente) e sim de um site voltado para Bnei Noach.
O Noaísmo (ou, movimento Bnei Noach — a observância das Sete Leis de Noé da Torá dada por D'US a Moshé) é a Fé original da humanidade.
Bem vindo ao Site Bnei Noach de maior conteúdo do Brasil, e que conta com a Supervisão Rabínica do estimado Rav Shimshon Bisker, de Israel.
Bnei Noach* (בני נח)/ Filhos de Noá (popularmente, Noé) / Noaítas / Brazilian Noahites / Noahites of Brazil / Noajitas;
Comunidade Bnei Noach do Brasil;
Movimento Bnei Noach no Brasil.
* Variações: Bnai Noach / Benêi Nôach / Bnei Noah.
Fé Noaica / Fé Noaítica.
Noaísmo / Código Noaítico / Pacto do Arco-Celeste.
( Sobre distribuir os nossos artigos, veja
https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/copyright/ )
Contato:
sitebneinoach@gmail.com
Ver todos os posts por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info