DEVO DISSEMINAR AS SETE LEIS NOAÍTICAS?

O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
APRESENTA

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS ESPECIAL
CARTAS DO REBE
(UMA EXCLUSIVIDADE SITE BNEI NOACH PROJETO NOAISMO INFO)
PARTE 2:
DEVO DISSEMINAR AS SETE LEIS NOAÍTICAS?

Sendo um(a) gentio(a), sou obrigado(a) a ensinar as Sete Leis de Hashem dos Filhos de Noé para todas as pessoas próximas a mim?

 

Como já vimos a declaração do Rebe sobre isto:
“É claro que indivíduo algum pode se contentar com a sua própria observância dos Mandamentos Divinos Universais, mas é sua responsabilidade para com seus amigos e vizinhos, e a sociedade em geral, envolvê-los na observância dos Mandamentos Divinos Universais na vida e na conduta diárias.”

Veja a PARTE 1
(a nossa primeira tradução de uma carta do Rebe, quando o Site completava 1 ano (lá em 2016)):

Caminhar na Presença de D’us

 

Discorrendo mais sobre o tema, o Rebe explica…

Por Rav Menachem Mendel Schneerson
(O Rebe)
Traduzido por Projeto Noaismo Info

5 Tammuz, 5744 [1984]

 

Saudação e Bênção!

Tem sido muitas vezes explicado que, na verdade, um gentio não tem de se tornar judeu para se realizar através da Torá e das Mitsvót — para alcançar a plenitude através da Torá e das Mitsvót —, porque AQUELE Que deu a Torá com todas as suas 613 Mitsvót ao povo judeu na Revelação do Monte Sinai, deu, ao mesmo tempo, as Sete Leis Religiosas[*] e Morais Básicas para toda a humanidade. Estas são as chamadas Sete Leis Noaíticas (Sete Leis de Noé ou Sete Leis de Bnei Noach), com todas as suas ramificações, que foram originalmente dadas aos filhos de Noé, ou seja, a toda a humanidade, e que são bastante suficientes para assegurar uma sociedade verdadeiramente humana, e para garantir a realização de cada ser humano. Assim, não há obrigação por parte de qualquer gentio de assumir a responsabilidade de observar toda a Torá com todas as suas 613 Mitsvót, exceto aquelas leis básicas específicas com suas ramificações, como mencionado anteriormente.

[* Nota do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info:
“Sete Leis Religiosas”: aqui vemos nas próprias palavras do Rebe que D’US não deu religiões para as pessoas, mas que é o cumprimento destas Sete Leis Universais da Torá de Hashem que constitui a “religião”, ou a “religiosidade”, dos Bnei Noach.
Veja:

ESPECIAL: O que as religiões não querem que você saiba

]

A título de ilustração do corpo humano físico, onde cada membro e órgão tem sua própria função particular dentro do crescimento e desenvolvimento harmonioso de todo o corpo, e esta função é sua realização real. Não adianta uma perna, por exemplo, desejar se tornar uma mão e tal. Apenas em casos extremamente excepcionais, há situações em que certos gentios têm uma relevância especial para a conversão, mas isto é muito excepcional do ponto de vista da Torá.

Ao mesmo tempo, é preciso lembrar que a conversão é um ato irrevogável, pois uma vez que é realizada de acordo com as leis prescritas da Torá e a pessoa se torna um judeu, a pessoa não pode mudar de ideia depois.
Portanto, deve-se abordar todo este tema com muita seriedade e sinceridade, e estar completamente seguro de que este é o seu verdadeiro desejo. Mas, visto que uma pessoa não pode ser absolutamente objetiva quando está pessoalmente envolvida, seria aconselhável que você falasse sobre o assunto pessoalmente e em detalhes com um rabino ortodoxo competente, que poderia lhe explicar melhor tudo o que está envolvido.

 

[Os gentios são obrigados a disseminar as 7 leis de Bnei Noach]

De qualquer forma, dado que tudo é por Divina Providência, e você me escreveu sobre o tema, é meu dever e privilégio chamar sua atenção para a importância da observância neste momento das ditas Sete Leis Noaíticas, uma das quais é também a questão de ser gentil e caridoso* para com os outros — não apenas materialmente, mas também espiritualmente*. Isto significa disseminar*° as ditas Sete Leis Básicas com todas as suas ramificações entre os gentios*, tanto pelo preceito quanto pelo exemplo, já que estamos certos de que “palavras vindas do coração entram no coração e acabam sendo eficazes”, especialmente quando acompanhadas por um exemplo vivo.

 

* Nota do próprio Rebe adicionada aqui pelo Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info:

Tzedaká é uma das maiores mitsvot. Tzedaká, no entanto, não significa simplesmente ajudar uma pessoa com relação a questões físicas, por exemplo, fornecer-lhe comida e roupas para seu corpo. Tsedacá também significa ajudar espiritualmente uma pessoa: fazer com que sua alma receba o sustento de que precisa e fazer com que ela não ande “nua”, sem Torá e sem boas ações. Esta é uma das formas mais refinadas e elevadas de tsedacá que uma pessoa pode realizar. Como o Talmud (Bava Metzia 33a) declara: “Este o dotou com a vida deste mundo, enquanto este o traz para a vida do Mundo Vindouro.”

° Veja também:

 

Desejo-lhe sucesso!

Com bênção,
M. Schneerson

© Rabi Menachem Mendel Schneerson
© Projeto Noaismo Info

Traduzido do inglês por Projeto Noaismo Info: © Projeto Noaismo Info

Em homenagem ao Rabi David Aaron

E como podemos cumprir com a nossa responsabilidade de disseminar aos outros A (verdadeira) Vontade de Hashém para elas: as Sete Leis de Noé?
Divulgando o Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, e falando sobre, ou mesmo presenteando com, os livros Bnei Noach IMPRESSOS do Rav Shimshon Bisker, de Israel, o Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, autor de mais de 40 livros.
E a propósito, você mesmo já tem os seus próprios livros IMPRESSOS de Bnei Noach do Rav Shimshon Bisker, os únicos dele do Brasil?

DEPOIMENTO SOBRE O LIVRO IMPRESSO BNEI NOACH DO RAV SHIMSHON:

Achei maravilhoso! Gostei muito! Tô estudando direto. Estudo bem, gosto de ler bem. Minha vida é esta: faço os meus serviços de casa, e o tempinho da leitura não perco, rs.
— Dna. Miriam* da Silva, bat-Noach de 85 anos (SIM, UMA SENHORA DE OITENTA E CINCO ANOS, GRAÇAS A D’US!)

* Na verdade, Maria, mas devido à associação deste nome com a idolatria, ela prefere ser chamada de Miriam.

BNEI NOACH GUIA BÁSICO

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info