
O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
APRESENTA
MATÉRIA ESPECIAL EXTRA:
Seja Luz
Baseando os ensinamentos da Parashá Bereshit (primeiro capítulo de Gênesis) em mensagens extraídas dos ensinamentos do Rebe de Lubavitch, de abençoada memória
É conhecido que o mundo foi criado através da palavra de D’us: D’us ordenava, D’us falava, e com isso surgiam as criaturas. E a primeira criatura a surgir, a primeira entidade que foi criada, foi a luz. Assim nos conta a Torá: “D’us disse: ‘Que haja luz’. E surgiu a luz.” Interessante que ainda não haviam os astros, que só foram criados* na quarta-feira do Gênesis.
* Nota por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info:
Na verdade, todo o universo foi criado no 1° dia, porém, foi somente no 4° dia que D’us colocou o sol, a lua e as estrelas em seus devidos lugares. De toda forma…
Aqui se trata de uma luz distinta, de uma luz diferente, não daquela luz irradiada pelo sol, pela lua, pelas estrelas, mas um tipo de luz especial. Inclusive o midrásh nos diz que essa luz original criada por D’us, que surgiu no 1° dia da Criação, era uma luz tão forte e intensa que (se já houvesse gente no mundo seria) possível enxergar de uma face do mundo até a outra a olho nu.
Só que depois essa luz foi recolhida, essa luz foi ocultada, e se diz que essa luz ficou reservada para os tzadikim, para as pessoas justas, elevadas, para as pessoas boas, no futuro. Quando Mashiach chegar, muito em breve, então essa luz divina, especial, intensa irá se revelar.
Mas aí vem a pergunta: Por que a primeira coisa que D’us criou foi justamente a luz se ainda não haviam criaturas para usufruir e aproveitar dessa luz? Não haviam nem sequer plantas, vegetais, não haviam animais, o ser-humano só seria criado no último dia do Gênesis (o 6° dia). Então, se não havia ninguém para usufruir e aproveitar dessa luz, por que D’us começou criando justamente a luz? E se ELE já criou a luz em primeiro lugar, por que em seguida ELE recolheu, ELE ocultou essa luz intensa que foi criada neste dia?
Nos explica o Rebe que na realidade esse Comando Divino: “Que haja luz”, não vem apenas nos ensinar qual foi a primeira entidade de D’us no Gênesis, que em ordem cronológica primeiramente D’us criou a luz, mais do que isso, nos diz o Rebe que aqui se trata de uma declaração de missão. Por que a Torá começa nos contando que D’us disse: “Que haja luz” e surgiu a luz? Porque na realidade este é o objetivo e a finalidade de toda a Criação. Aqui O CRIADOR quer nos esclarecer desde o início qual o SEU plano na Criação, qual o SEU projeto, que o objetivo e a finalidade de tudo o que vai surgir em seguida, de tudo o que vai ser criado no mundo, no universo, tem como finalidade única ‘Haja luz’, que surja a luz divina, revelar luz no mundo. Este é o objetivo da Criação.
Em hebraico a palavra mundo vem da raiz encobrimento, ocultação, e de fato os livros cabalísticos dizem que o mundo em hebraico vem dessa raiz encobrimento porque neste mundo a “face” de D’us está encoberta, neste mundo a revelação divina está oculta, neste mundo material nós não presenciamos Divindade, não vemos Divindade a olho nu por mais que D’us é Onipresente, por mais que ELE é O RESPONSÁVEL por tudo. Qual é a finalidade, o objetivo?
Que haja luz! Criar luz, iluminar o mundo. Iluminar o mundo com luz divina significa trazer a luz divina de forma revelada para o universo físico, para a nossa vida aqui no mundo terrestre, e no campo material também. Por isso o objetivo da luz é exatamente este: dissipar este encobrimento, esta ocultação.
Muito interessante que os sábios de Israel continuam no Midrásh: “E onde D’us armazenou, onde D’us guardou essa luz especial que foi criada no primeiro dia? Dentro da Torá.” Efetivamente assim fala um versículo bíblico: “Torá Ór”, a Torá é chamada de “A Torá é luz”. Em outras palavras, se nós queremos revelar luz divina no mundo terrestre, no plano material, nas nossas vidas particulares, o que devemos fazer? Recorrer à Torá. A Torá é a fonte de luz, a Torá é onde essa luz divina se encontra, e é através da Torá que nós revelamos essa luz e trazemos essa luz intensa de volta para o mundo. Portanto, este é o objetivo da Criação e por isso a Criação começa justamente com esta palavra de D’us: “que haja luz”, porque esta é a finalidade da existência.
Por Rabino Isaac Michaan
Transcrito por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
© Rav Menachem Mendel Schneerson
© Rabino Isaac Michaan
© Projeto Noaismo Info
Portanto, nessa situação tão difícil de terrorismo do Hamas, que Israel se faça luz para “matar todos os membros das organizações terroristas, como diz o rei David: ‘perseguirei meus inimigos e os alcançarei e não regressarei até que eles sejam eliminados’”, como bem declarado pelo Rav Itzchak Ginsburgh, do Instituto Gal Einai de Israel.
Em homenagem a todas as vítimas, bem como suas famílias, do terrorismo do Hamas dentro do Estado de Israel

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info
