
O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’US,
UM ARTIGO EXTRA:
UMA MENSAGEM ESPECIAL DE CONFORTO
A VIDA NUNCA TERMINA!
Pelo passamento (em 21/1/24) de nossa querida Descendente de Noé: Francinete B.
(Tradução inédita no Brasil!)
O que constitui a base do amor e da comunhão entre dois amigos íntimos, entre marido e mulher, ou entre um filho e seu pai? Não é o corpo físico: a carne, os ossos e as entranhas, mas as características do espírito que constituem a verdadeira essência do ser-humano. É só que o ser-humano se comunica com seus semelhantes através do corpo e de seus membros. Através de seus olhos, ouvidos, mãos, órgãos da fala etc., o ser-humano expressa seus pensamentos, seus sentimentos e as características de seu espírito, e, (claro,) são estas coisas, e não as ferramentas corporais de expressão, as que constituem sua verdadeira essência e seu ser.
Segue-se que no Mundo da Verdade (a vida espiritual após a morte) a alma do falecido experimenta um prazer particular ao ver os membros de sua família se recuperarem da tragédia [da perda], recobrarem a razão, fazerem todos os esforços possíveis para colocar suas vidas em ordem e serem uma fonte de inspiração e valor para os outros.
Uma bala, um projétil ou uma doença podem causar danos ao corpo, mas não podem afetar a alma. Podem causar a morte, mas a morte nada mais é do que a separação entre a alma e o corpo. A alma continua viva (por toda a eternidade); ela mantém sua conexão com a família, em especial com os que eram mais queridos e amados. Ela compartilha as angústias e as alegrias da família. É só que os membros da família, que estão vivos no mundo terreno, não podem ver a reação da alma com seus olhos materiais, nem podem tocá-la nem senti-la com suas mãos, porque a conexão física se perdeu.
A alma do falecido sente uma satisfação especial ao ver que seus filhos foram criados no espírito adequado da Torá – da Palavra de D’us –, livres de qualquer sentimento de angústia ou depressão, D’us nos livre, mas, em vez disso (como diz a expressão tradicional), “criados para a Torá [– O Ensinamento Divino –], o casamento e as boas ações[– o cumprimento dos Mandamentos Divinos –]”.
Por Rav Itzchak Meir Kagan
© Rav Itzchak Meir Kagan/© Chabad.org
© Projeto Noaismo Info
Traduzido do espanhol por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Que J., J, C., e, R. honrem a memória dela!
Também aproveitamos para dedicar este artigo para o sucesso da família de C.S., que Hashem os abençoe!

