Tu Be’Shvat (o Dia 15 de Shvat) para Bnei Noach

O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,

 

Tu Be’Shvat* (o Dia 15 de Shevat) para Bnei Noach

* Outras variações: Tu Bishvat, Tu B’Shevat.

 

ATENÇÃO:
TUDO O QUE SE SEGUE É TÃO-SOMENTE UMA SUGESTÃO DE COMO PODE SER O PROCEDIMENTO DE TU BE’SHVAT PARA BNEI NOACH

 

Tu Be’Shvat, ou, 15 do mês de Shevát do calendário da Torá (calendário judaico), é conhecido como o ano-novo das árvores. Em Tu Be’Shvat podemos, durante horas (ou de acordo com o tempo de cada um), refletir sobre um mundo cheio de frutas.

O Dia 15 do mês de Shevát do ano nacional de 2024 é amanhã, 24/01/2024, quarta-feira, após o pôr do sol, até antes do pôr do sol de depois de amanhã, 25/01/2024, quinta-feira.

O que você precisa para curtir esta experiência:
Trigo (em forma de PÃO, torta ou cereal);

AZEITONAS;

UVAS ou UVAS-PASSAS;

VINHO OU SUCO DE UVA NATURAL;

Uma caixinha para TSEDAKÁ.

 

Desejamos a todos um BOM ANO-NOVO DAS ÁRVORES!

 

GUIA DE PROCEDIMENTO BNEI NOACH PARA TU BE’SHVAT
(Sidur Bnei Noach de Tu Be’Shvat)

Por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info (baseado em AishLatino e em CentroKehila)

 

(Todo o texto que se segue é para ser recitado. Pode-se fazê-lo sozinho ou com outros. Havendo mais de uma pessoa, todos podem recitar juntos, ou um pode recitar tudo, ou podem variar a recitação entre os presentes.)

Com a destruição do Templo Sagrado, os integrantes de Israel não tinham mais como trazer os “Primeiros Frutos” (Bikurim) a Jerusalém. No lugar disso, em Tu Be’Shvat, os integrantes de Israel oferecem, e agora também nós Bnei Noach podemos oferecer, o fruto de nossos lábios, louvando a D’us por todas as árvores frutíferas do mundo.

 

Quando a pessoa tem o privilégio de comer na presença de D’us, ela deve mostrar o seu apreço dando caridade (tsedaká) aos necessitados e alimentando-os, assim como D’us em SUA generosidade dá o alimento a ela.

(Neste momento, é apropriado você separar uma quantia de dinheiro, ou, em mais pessoas, ser passado uma caixinha entre os presentes para coletar dinheiro, para, ao fim de todo o procedimento de Tu Be’shvat ser doado como tsedaká a uma boa causa.)

 

Deveria-se pretender estar comendo na mesa celestial diante de D’us, no Jardim do Éden, ante A Presença Divina.

(Reflita profundamente em estar na companhia de D’us, sentado à SUA “mesa”, vivenciando o sublime prazer espiritual de uma relação com O PRÓPRIO CRIADOR.)

 

Para os Bnei Noach, o bom-senso compromete a ramificação da proibição de destruir (desnecessariamente) as árvores frutíferas. Em gênesis, comer do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal foi um erro, o que causou o exílio de Adão e Eva do Jardim do Éden. Comer fruta é uma metáfora de nossa interação com este mundo. O uso apropriado leva ao aperfeiçoamento do mundo e à bênção espiritual. O mal uso leva à destruição e à degradação espiritual. Este momento de Tu Be’Shvat é a nossa oportunidade de retificarmos a iniquidade passada e retornarmos ao nosso lugar correto dentro do Jardim.

Adão e Eva se equivocaram ao comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Para corrigir este erro, hoje comemos nosso fruto com intenções puras, como se ele fosse o fruto da Árvore da Vida. Utilizar o mundo físico inapropriadamente, para o benefício próprio, nos faz rebaixar espiritualmente e diminui nosso prazer. A solução é interagir com o mundo físico utilizando-o como um meio para um objetivo válido: apreciar a grandeza de D’us, O CRIADOR de tudo.

O Talmud diz que quem come e não faz uma bênção é considerado um ladrão. Por que? Porque todo o aspecto da Criação de D’us é inerentemente sagrado. Então, quando alguém come uma fruta, remove do mundo uma porção de santidade. Uma bênção reinsere santidade ao mundo. É por isso que ao comer sem fazer uma bênção, diminuímos o nível de santidade que há no mundo sem reparar a perda, e portanto, é considerado roubo.

 

(Agora, hora de alimentar-se)

Antes de fazer a bênção, façamos uma pausa e reflitamos sobre a nossa boa-sorte. D’us nos tem dado inúmeras bênçãos, uma delas nos permitindo nos deliciarmos com esta comida. D’us poderia tranquilamente ter feito os seres-humanos de modo que fossem nutridos por fotossíntese, como as plantas, ou, comendo aveia sem sabor ou tomando comprimidos. Em vez disso, ELE criou uma variedade gigantesca de alimentos apetitosos e nutritivos para desfrutarmos. ELE nos deu papilas gustativas e muitos órgãos milagrosos com os quais podemos comer e digerir os alimentos.

Uma bênção é uma nota de agradecimento ao nosso CRIADOR. Os sábios de Israel dizem: “Quem é rico? Aquele que está contente com a sua porção.” Quanto mais apreciamos nossos presentes, mais sincero é o nosso agradecimento e mais sublime é o nosso prazer.

(Para torta ou cereal, antes de comer recite)

Bendito és TU, HASHEM, NOSSO D’US, REI DO UNIVERSO, Que cria grãos que alimentam.

(Para pão, antes de comer recite)

Bendito és TU, HASHEM, NOSSO D’US, REI DO UNIVERSO, Que faz sair o pão da terra.

{Pois, nos lembremos que embora certos alimentos foram preparados por um ser-humano, eles vêm de D’us.}

(Saboreie cada mastigada de torta ou pão. Aprecie que D’us nos ama e que criou tudo para o nosso benefício.)

(Para azeitonas e/ou uvas ou uvas-passas, antes de comer recite)

Bendito és TU, HASHEM, NOSSO D’US, REI DO UNIVERSO, Que cria o fruto da árvore.

(Se comeu azeitonas, recite)

Os sábios de Israel ensinaram: assim como o azeite de oliva traz luz ao mundo, o povo de Israel (que recebeu a Torá para toda a humanidade) traz luz ao mundo.

(Para vinho ou suco de uva natural, antes de beber recite)

Bendito és TU, HASHEM, NOSSO D’US, REI DO UNIVERSO, Que cria o fruto da vinha.

(Desfrute o sabor do vinho ou suco de uva natural)

(Após tomar o vinho ou suco de uva natural, recite)

O principal produto extraído da vinha é o vinho. Diz o salmista: “o vinho … alegra o coração do ser-humano”. Sabemos que o vinho também pode levar as pessoas a perderem totalmente o controle de suas ações e se comportarem de forma bestial. Não é uma contradição usar justamente o vinho em cerimônias e festividades? Este costume revela a beleza profunda da Torá: os instintos humanos não são inerentemente positivos ou negativos. Todos os instintos e forças podem ser construtivos ou destrutivos dependendo da orientação que se lhes é dado. Então, apenas dê-lhes uma orientação positiva.

D’us disse: embora o vinho possa ser uma fonte de problemas neste mundo, no futuro EU farei com que ele seja apenas uma fonte de alegria, como dito: “E acontecerá naquele dia que das montanhas brotará vinho doce” (Joel 3:18).

(Ao final de ter se alimentado, recite)

Seja a TUA Vontade, ó Hashem, nosso D’us, que o meu sustento e o de minha família, bem como o de todos os integrantes de Israel, seja com honra e não com baixeza, de forma permitida e não proibida, com tranquilidade e não com sofrimentos.
Não nos faça dependentes das dádivas de seres de carne e sangue nem de seus empréstimos, mas de SUA “mão” cheia, ampla e aberta. Que nossa mesa seja como a mesa do patriarca do povo de Israel, Abraão, pronta para todos os que têm fome e sede. E que não falte nada de tudo o que é bom em nossa mesa, para todo o sempre.
Que todas as nossas obras e negócios sejam uma fonte de bênção. Que possamos ser úteis e influenciar para o bem todas as pessoas, para todo o sempre.

 

“E converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em foices. Nação alguma levantará a espada contra outra nação, nem procurará mais fazer guerra. Mas cada um se assentará debaixo da sua figueira e da sua videira, e ninguém os amedrontará, porque a “boca” de Hashem o disse” ( Miquéias 4:3-4).

 

Consta no Talmud (Tratado San’hedrin 98a): O maior sinal existente que o mundo se encontra prestes à grande revelação é quando a terra de Israel começar a produzir frutos em abundância. Como está escrito: “Vocês, montanhas de Israel, façam crescer os seus ramos e se carreguem com os seus frutos para o meu povo – Israel – que está para chegar”. (Ezequiel 36:8)

Rashi explica: Quando a terra de Israel der frutos em abundância, isso será um sinal da redenção iminente, e não há sinal maior do que este*.

[Para evidência do fato do cumprimento dessa profecia, leia o livro impresso do Rav Shimshon Bisker, Coleção Israel, pedindo-o por mensagem de whatsapp diretamente para a Livraria virtual Projeto Noaismo Info (5511958904394) (continua em promoção).]

 

(Concluindo o procedimento)

(Uma prece para as plantações da terra de Israel

Por Rabi Ben Tzion Chai Uziel)

Hashem, nosso Pai, Que edifica Tsion e Yerushalaim. Observe desde a SUA santa morada, desde os céus, e abençoe o SEU povo, Israel, e a terra que O SENHOR lhe deu, conforme O SENHOR prometeu aos seus patriarcas.

Ó Hashem, favoreça a SUA terra, conceda-lhe a SUA bondade. Conceda orvalho para abençoar e chuvas suaves que caiam na hora certa, para saciar as montanhas de Israel e seus vales. Para regar todas as plantas, árvores e plantações. Que elas aprofundem suas raízes e fortaleçam seu desenvolvimento para que cresçam com bênção e nobreza ao lado de todas as árvores de Israel.

Fortaleça as mãos dos plantadores que trabalham na terra santa e fazem o deserto florescer.

Abençoe, ó Hashem, a virtude deles, e favoreça o trabalho de suas mãos. Observe desde a SUA santa morada, desde os céus, e abençoe o SEU povo, Israel, e a terra que O SENHOR lhe deu, conforme O SENHOR prometeu aos seus patriarcas.

 

© Projeto Noaismo Info

Traduzido do espanhol por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Publicado por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

O Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info é um site (projeto) noaítico, a saber, não se trata de um site judaico (um site de Judaísmo especificamente) e sim de um site voltado para Bnei Noach. O Noaísmo (ou, movimento Bnei Noach — a observância das Sete Leis de Noé da Torá dada por D'US a Moshé) é a Fé original da humanidade. Bem vindo ao Site Bnei Noach de maior conteúdo do Brasil, e que conta com a Supervisão Rabínica do estimado Rav Shimshon Bisker, de Israel. Bnei Noach* (בני נח)/ Filhos de Noá (popularmente, Noé) / Noaítas / Brazilian Noahites / Noahites of Brazil / Noajitas; Comunidade Bnei Noach do Brasil; Movimento Bnei Noach no Brasil. * Variações: Bnai Noach / Benêi Nôach / Bnei Noah. Fé Noaica / Fé Noaítica. Noaísmo / Código Noaítico / Pacto do Arco-Celeste. ( Sobre distribuir os nossos artigos, veja https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/copyright/ ) Contato: sitebneinoach@gmail.com