ESPECIAL RESUMOS, PARTE 03: O que significam as palavras hebraicas Guer-Toshav?

O
Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
– o seu Site Bnei Noach –
APRESENTA,
graças a D’us,

Perguntas e Respostas ESPECIAL RESUMOS

PARTE 03

O que significam as palavras hebraicas Guer-Toshav?

O Rav Tuvia Serber, do Chabad, e representante latino-americano da Ask Noah International (organização judaica de divulgação das Leis Noaíticas, organização essa que reconhece o Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info), responde:

“Vamos estudar um assunto que é bastante complexo e no qual há muito pouca informação correta sobre isso. O que significa um Guer Toshav? Essas são duas palavras na língua sagrada que aparecem na Torá em vários lugares. Mas para entender o que significa esse Guer Toshav, é preciso primeiro entender o que é a palavra guer. A palavra guer, que geralmente é traduzida como convertido (ou converso), nem sempre significa convertido. A tradução mais simples da palavra guer é estrangeiro. Como assim, estrangeiro? O que isso significa?
Por exemplo, o povo de Israel viveu na terra do Egito. E a Torá diz sobre o povo de Israel que éramos guerim, estrangeiros. Guer é singular, guerim é plural. Guerim na terra do Egito não significa que éramos convertidos na terra do Egito. Éramos estrangeiros em uma terra que não nos pertencia. Escravos. A questão é que há um contexto da palavra guer que significa estrangeiro. Há outro contexto da palavra guer que significa convertido. O contexto é muito específico. O que é um convertido? Para homens e mulheres, é uma pessoa que escolhe adotar todas as leis do judaísmo, 613 preceitos, dos quais 248 são positivos (algo a ser feito) e 365 são proibitivos (algo a não ser feito). E isso é feito em uma ordem específica na frente de um tribunal. Se for um homem, primeiro ele tem de ser circuncidado. Depois, tanto o homem quanto a mulher têm de ir a um banho ritual, um mikvê, e assim por diante. Na época em que o templo foi construído, o convertido tinha de trazer uma oferenda. Tudo isso os sábios de Israel aprendem quando o povo de Israel, na prática, repito, o povo de Israel – aqueles que são descendentes de Abrahão, Isac e e Yacov – se converte ao judaísmo, por assim dizer. Quando se fala de judaísmo estamos falando em geral da, para chamá-lo de alguma maneira, religião do judaísmo. Em hebraico, dizemos todas as leis (os 613 preceitos judaicos), a religião do judaísmo, porque todo o povo de Israel se converte em judaísmo no momento da entrega da Torá.

Aprendemos daí o que significa converter um não-judeu em judeu. Isto é o que significa um convertido. Guer no contexto de convertido. Mas há outra categoria chamada Guer Toshav. Guer, já dissemos, é um estrangeiro ou um convertido. E o que significa a palavra toshav? A palavra toshav significa estabelecido.

E o significado dessa categoria, para chamá-lo de alguma maneira, é uma pessoa não-judia que vive na terra de Israel (não no país chamado Medinat Israel). Estamos falando de uma pessoa que vive na terra de Israel na época em que havia reis governando a terra de Israel, não um parlamento, nem votações, nem política, nem nada assim. Havia era um rei descendente da tribo de Yehudá, um descendente de David Hamelech. Às vezes o rei David, às vezes não. Não importa. Seja como for, a questão é que estamos falando de uma situação política e social que não existe hoje. E, além disso, era uma época em que se contava o 50º ano, em hebraico é o yovel, quando os escravos eram libertados da escravidão, as terras retornavam aos seus proprietários originais, …, um montão de leis que não se aplicam hoje. O que é um Guer Toshav? É uma pessoa, pode ser um homem ou uma mulher, que concordou em cumprir todos os 7 preceitos universais perante um tribunal judaico. E há um preceito específico para o povo de Israel cumprir referente a esse homem ou mulher Guer Toshav. Guer Toshav, um estrangeiro estabelecido, é um não-judeu que continua sendo um não-judeu mas ele aceita cumprir os sete preceitos de Bnei Noach diante de um tribunal judaico e lhe é permitido viver na terra de Israel, e os judeus ao seu redor têm a obrigação de ajudá-lo, de lhe dar comida. Se ele precisa, devem lhe dar trabalho, prover seu sustento, apoiá-lo e sustentá-lo. Esse é o preceito básico, por assim dizer, do conceito de um guer toshav. Hoje em dia isso não existe. Por que não existe? Porque não temos um rei na terra de Israel, porque não temos o Supremo Tribunal em Yerushalaim. E isso não significa que ele (o guer toshav) tinha que aceitar as Leis Universais perante o Supremo Tribunal, mas tal era a autoridade absoluta. Essa autoridade hoje em dia não existe, e o 50º ano não é contado, o que significa que hoje não temos esse conceito de Guer Toshav.

Mas sendo esse o caso, então por que comecei a falar sobre todas essas coisas que, no final das contas, não se aplicam, que não servem a nenhum propósito? Ah, porque há muitas pessoas que dizem que Bnei Noach poderia ser guer toshav. Então, reúna-se com um grupo de rabinos e aceite, diante deles, os sete preceitos com uma declaração e, de repente, eis um guer toshav. Não, errado. Não é assim que funciona. Para entender como isso realmente funciona, é preciso falar disso tudo que eu falei. Até aqui, aprendemos o conceito de um guer, que é um estrangeiro ou um convertido, e o de um guer toshav, que é um não-judeu que está estabelecido na terra de Israel e que os judeus ao seu redor eram obrigados a apoiá-lo e mantê-lo, o que hoje não se aplica.

Mas isso faz algum sentido hoje ou não faz sentido, tem alguma implicação e importância para Bnei Noach ou não? Em outras palavras, faz sentido declarar perante um tribunal que se está aceitando os sete preceitos? Hoje em dia, há uma obrigação de aceitar perante três rabinos [ou perante um, ou perante mais de 3, … (ou até ter um certificado assinado por um rabino)] a observância dos Sete Preceitos de Bnei Noach, ou não?

Há um outro nível de não-judeu que não é o Guer Toshav. Esses são os Bnei Noach (descendentes justos de Noé).

O que é um ben-Noach ou uma bat-Noach (os Bnei Noach)? Ben-Noach, um homem, bat-Noach, uma mulher. Ben-Noach e bat-Noach, singular, Bnei Noach, plural. A definição talmúdica de Bnei Noach é que é uma pessoa (homem ou mulher) gentia que aceitou os Sete Preceitos de Bnei Noach, que vive de acordo com esses preceitos, mas que não fez essa aceitação diante de um tribunal de três rabinos em nenhum momento.

Portanto, em resumo, nós vimos o seguinte:

A definição [CORRETA] de Guer Toshav é:
Guer toshav é um não-judeu que aceitou os sete preceitos de Bnei Noach diante de um tribunal (judaico) de pelo menos três rabinos, e há um preceito para os judeus de lhe permitir viver dentro da terra de Israel e de apoiá-lo: se ele necessita de dinheiro, lhe é dado dinheiro, se ele precisa de um empréstimo, de comida, … . Ele é tratado como se fosse um irmão, por assim dizer, apesar de que ele não é um judeu, ele é um guer toshav: é um estrangeiro, porque ele não é um judeu, mas ele está estabelecido na terra de Israel. Hoje em dia, agora já sabemos, isso não se aplica, porque o povo judeu não vive todo na terra de Israel, não temos um rei na terra de Israel, não temos o supremo tribunal, não contamos os 50 anos do ciclo etc. Hoje em dia não existe o conceito de Guer Toshav, e todo mundo está de acordo com este conceito, ele está no talmud. Ninguém discute isso. Hoje em dia não aceitamos Guer Toshav.

E quanto aos Bnei Noach:
eles cumprem com os 7 preceitos mas simplesmente não os aceitaram diante de um tribunal. Hoje em dia não há guer toshav. Mas, hoje em dia, é necessário que um ben-Noach ou uma bat-Noach aceitem perante um tribunal de três rabinos que eles querem cumprir os Sete Preceitos? Fazer isso acrescenta algo em suas vidas? Ou não acrescenta nada?
O Sábio Rabino Maimônides diz que NÃO acrescenta nada. O ben-Noach está muito bem assim como está: aceitou para si mesmo, não perante três rabinos, que quer cumprir esses Preceitos, com todas as suas ramificações. Então ele (o ben-Noach) está muito bem, não tem nenhum problema.”

© Rav Tuvia Serber
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Traduzido do espanhol por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Então, o resumo do resumo (que pode dar a impressão de ser complicado mas que na verdade não é) é:

O Guer Toshav é Bnei Noach? Sim.

Mas os Bnei Noach (que existem hoje) são Guer Toshav? Não.

 

Para uma explicação mais extensa, veja

Guer Toshav

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Publicado por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

O Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info é um site (projeto) noaítico, a saber, não se trata de um site judaico (um site de Judaísmo especificamente) e sim de um site voltado para Bnei Noach. O Noaísmo (ou, movimento Bnei Noach — a observância das Sete Leis de Noé da Torá dada por D'US a Moshé) é a Fé original da humanidade. Bem vindo ao Site Bnei Noach de maior conteúdo do Brasil, e que conta com a Supervisão Rabínica do estimado Rav Shimshon Bisker, de Israel. Bnei Noach* (בני נח)/ Filhos de Noá (popularmente, Noé) / Noaítas / Brazilian Noahites / Noahites of Brazil / Noajitas; Comunidade Bnei Noach do Brasil; Movimento Bnei Noach no Brasil. * Variações: Bnai Noach / Benêi Nôach / Bnei Noah. Fé Noaica / Fé Noaítica. Noaísmo / Código Noaítico / Pacto do Arco-Celeste. ( Sobre distribuir os nossos artigos, veja https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/copyright/ ) Contato: sitebneinoach@gmail.com