
O
Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
– o seu Site Bnei Noach –
APRESENTA,
graças a D’us,

Perguntas e Respostas ESPECIAL RESUMOS
PARTE 04
Povo de Israel, filhos de Israel, ou, judeus?
O Rav Tuvia Serber, do Chabad, e representante latino-americano da Ask Noah International (organização judaica de divulgação das Leis Noaíticas, organização essa que reconhece o Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info), responde:
“Esse é um assunto que já me perguntaram muitas vezes e eu gostaria de explicá-lo brevemente para que fique claro.
As pessoas reclamam que eu, como professor, ensino que não há distinção entre Bnei Yisrael (os filhos de Israel), Bnei Jacob (os filhos de Jacó), Am Yisrael (o povo de Israel), Yehudim (judeus), que é tudo a mesma coisa. E as pessoas reclamam dizendo: não, na verdade não é tudo a mesma coisa, eles são diferentes. E que de fato há judeus onde está Yehudá, e há as dez tribos que partiram, e de repente as pessoas dizem que estão no México, ou não sei onde, os descendentes da tribo de Efraim. Desculpe, mas isso é uma grande besteira. Uma grande bobagem! Isso não existe. Não existe tal coisa. Não sabemos onde estão as dez tribos. Esse é o ponto número um.
Ponto número dois: A palavra Iehudi (ou Yehudi), que se traduz como judeu, aparece no Tanach. Ela aparece na Bíblia propriamente dita no livro de Ester, capítulo dois, versículo cinco. A Torá chama Mordechai (um dos grandes personagens da história de Purim, no livro de Ester) de “Ha’iehudi”. A tradução é sempre “judeu”, mas nossos sábios do Talmud explicam claramente que, na realidade, Mordechai não era da tribo de Yehuda. Não, senhor. Mordechai era da tribo de Benjamim e, mesmo assim, foi chamado de Yehudi, foi chamado de judeu. Além disso, no livro de Zacarias, o profeta Zacarias, no capítulo oito, versículo 23, Zacarias diz que, na época da redenção, as nações agarrarão as pontas das vestes dos Yehudim. De quem está falando Zacarias? Ele está falando sobre o exílio em geral. Qualquer judeu no exílio. Qualquer judeu no exílio é chamado de iehudi.
Vemos aqui que Yehudi – judeu – é um adjetivo que aparentemente tem a ver com exílio (que nós, judeus, fomos para o exílio. O primeiro templo foi destruído. O segundo templo foi destruído. Exílio na Babilônia. Exílio em Edom (Roma)). Isso nos dá, digamos, o nome de judeus. Mas é exatamente o mesmo que Israel: os filhos de Israel. É exatamente o mesmo que Jacó: os filhos de Jacó. É tudo a mesma coisa. E como judeus, temos orgulho de nos chamarmos judeus. Mas isso não significa que haja uma diferença entre Bnei Israel (que, na verdade, aparentemente estão no México, os da “tribo de Efraim”) e israelitas. ‘Eu sou judeu, mas eles são de Israel’, não, isso não existe. É um erro gigantesco. Não existe tal coisa. Um judeu ou uma judia é alguém que nasceu de uma mãe judia ou que se converteu com todas as letras da lei, por assim dizer, com um tribunal aceito, com as leis certas, com o estudo certo, com a observância certa e assim por diante. Essa é a definição de judeu.
E não existe tal coisa como a raça judaica. Não existe. Há judeus negros, há judeus brancos, há judeus marrons, há judeus amarelos e vermelhos…. . A raça judaica não existe. Não existe sangue judeu. É algo espiritual. Não é algo material. Judeu é aquele que é filho de mãe judia. E portanto, digamos que, nesse sentido, é algo material. Mas não se trata de raça. Qual é a prova? Simples. Há conversão no judaísmo. E há judeus afro-americanos ou judeus africanos ou o que quer que seja, judeus negros (não digo isso de forma pejorativa, digo isso simplesmente porque é uma realidade, pele mais marrom etc.) que são 100% judeus. Tão judeus quanto eu. Eles podem vir de outra parte do mundo, é verdade (esses vem mais da Europa, esses vem mais da África, esses vem mais da América, esses vem mais daqui ou dali), o que é que isso importa? Há judeus que são de uma “raça”, por assim dizer, oriental, que têm olhos mais puxados. Que problema há nisso? Problema algum. Zero. E eles são judeus? Se eles se converteram corretamente, sim, tão judeus quanto eu. Não existe uma raça judaica. O que existe é o judaísmo. Ok. Como definimos isso? Filho de mãe judia ou convertido/convertida (homem ou mulher), conforme o caso, com as leis que correspondem.”
© Rav Tuvia Serber
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Traduzido do espanhol por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info
