
O maior Site de conteúdo noaítico (Bnei-Noach) do Brasil, o
Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
– o seu Site Bnei Noach –,
que conta com a Supervisão Rabínica do Rav Shimshon Bisker, de Israel,
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,
PERGUNTAS E RESPOSTAS ESPECIAL
CARTAS DO REBE
(UMA EXCLUSIVIDADE SITE BNEI NOACH PROJETO NOAISMO INFO)
Os Dez Dias de Teshuvá, também conhecidos como os Yamim HaNoraim (Dias Temíveis)
Por Rav Menachem Mendel Schneerson
(O Rebe)
Traduzido e adaptado por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Pergunta:
Rav, quais são os 10 Dias Temíveis? Quando eles começam e quando eles terminam? E o que nós Bnei Noach podemos fazer durante esses dias?
Resposta:
Por Carta do Rav Menachem Mendel Schneerson, o Rebe de Lubavitch, de abençoada memória:
(Tradução inédita no Brasil!)
OBSERVAÇÃO: ADAPTADO PARA BNEI NOACH
“Pela graça de D’us
7 de Tishrei de 5713
25 de setembro de 1952
Os Dez Dias de Teshuvá (Arrependimento) que começam com os dois dias de Rosh Hashaná e continuam até seu ponto culminante, o Dia da Expiação, Yom Kipur — terminam no final de Yom Kipur —, são os dez dias da inauguração do novo ano. Entre esses três dias mais solenes do ano, temos um período de sete dias, contendo todos os dias da semana: um domingo, uma segunda-feira e assim por diante. Essa semana completa, nem mais nem menos, nos é dada para que possamos expiar e nos arrepender de quaisquer atos errados cometidos durante o ano anterior e melhorar nosso estilo de vida no novo ano. O fato de nos ter sido dada uma semana inteira para realizarmos isso é significativo: Passar o domingo desta semana como deveríamos, e aproveitar ao máximo o tempo, serve como arrependimento e expiação, especialmente por todos os erros cometidos em todos os domingos do ano anterior; o mesmo para todas as segundas-feiras do ano passado na segunda-feira desta semana, e assim por diante.
Entretanto, o arrependimento implica duas condições essenciais:
lamento pelo passado e resolução para o futuro.
Portanto, esse período de sete dias também é um meio de preparação planejada para o próximo ano. No domingo dessa semana, devemos planejar especialmente domingos melhores para o novo ano. Isso nos dará a força e a capacidade de realizar e cumprir nossas obrigações nos domingos que virão. O mesmo se aplica à segunda-feira desta semana e a todas as outras.
No entanto, ao pensarmos apenas em nós mesmos, estaríamos lidando apenas com parte de nossas obrigações. Como já enfatizei muitas vezes no passado, não devemos e não podemos nos contentar em levar uma vida noaica adequada pessoalmente, em nossa própria casa e família. É preciso reconhecer e cumprir um dever para com o meio ambiente, influenciando todos a aderirem à Fé da Torá e aos seus preceitos universais (as Sete Leis Noaíticas). Esse dever é particularmente exigido dos jovens, a quem D’us concedeu uma medida extra de energia natural, permitindo que eles se tornem mentores, especialmente entre seus próprios grupos de jovens, para inspirar outros nos caminhos de nossa Torá e no modo de vida verdadeiro da Torá.
Espero e rezo para que cada um de vocês se torne um modelo e uma fonte de boa influência em seu ambiente, conduzindo os noaítas (Bnei Noach), especialmente os jovens noaítas, a uma verdadeira vida noaica, uma vida de felicidade, uma vida em que seus aspectos espirituais e materiais estejam adequadamente equilibrados. Essa perfeita harmonia entre o espiritual e o material só pode ser encontrada na Torá e nas Mitsvot, e à luz da Torá vocês conduzirão seus colegas e amigos à verdadeira felicidade.
D’us abençoe você e suas respectivas famílias com um Selamento e um Bom Selamento Final.
Menachem Mendel Schneerson”
© O Rebe
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Traduzido do inglês por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
Dedicado a A.P.B.
Veja o verdadeiro significado da palavra Teshuvá, explicado pelo próprio Rebe, em
Hoje é Yom Kipur (explicação do Rebe sobre alguns conceitos)

