
O maior Site de conteúdo noaítico (Bnei-Noach) do Brasil, o
Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)
– o seu Site Bnei Noach –,
que conta com a Supervisão Rabínica do Rav Shimshon Bisker, de Israel,
ORGULHOSAMENTE APRESENTA,
graças a D’us,
O TEMA DE BNEI NOACH (FILHOS DE NOÉ) — E AS CHAMADAS SETE LEIS DE NOÉ — PARA PRINCIPIANTES
parte extra:
A Lista das Sete Leis Universais
Para você que está chegando agora aqui (tanto aqui neste Site quanto aqui neste tema – o tema de Bnei Noach, ou Filhos de Noé)
Passei por muitas religiões. E conheço pessoas das mais diversas religiões. E nunca ouvi falar em Sete Mandamentos de Noé. Só se aprende sobre isso no Judaísmo. Porém, a questão que fica é:
Por que o judaísmo (por que os judeus)?
Por Rav Manis Friedman
(Texto inédito e tradução inédita e exclusiva do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info)
A Realidade como ela é
‘Todas as pessoas do mundo deveriam se tornar judias’: isso é um sonho utópico? Não, não é. Deus não comete erros.
Antigamente, havia 70 nações e Deus escolheu uma nação para ser judaica. Obviamente, isso é suficiente. Seria realmente ridículo sugerir que a grande maioria dos seres-humanos não é o que deveria ser.
Existem judeus e não-judeus. E é assim que deve ser.
Os não-judeus têm Mitsvót (Mandamentos Divinos)?
O mundo começou com não-judeus. A raça humana nos primeiros 2.000 anos era puramente não-judia.
E eles receberam Mandamentos (mitsvót). A conclusão a que temos de chegar é que certamente você não precisa ser judeu.
Por que os judeus têm Leis para os não-judeus?
Agora há uma questão de quanto de Deus podemos introduzir no mundo.
O judaísmo tem a ver com trazer mais de Deus para o mundo. A revelação definitiva de Deus para a SUA Criação foi o evento[*] que me “carimbou” (como um judeu), quando Deus disse: “Estou presente na Terra, não venha para o céu. Eu irei até você”! Essa ideia é responsabilidade dos judeus, mas, em princípio, todos podem fazer isso.
Mas, com o passar do tempo, em vez de trazer Deus para o mundo, as pessoas começaram a pensar: “Tenho que me levar para o céu”, porque, se há um lugar melhor, por que se esforçar neste lugar aqui?
O judaísmo manteve seu propósito. Não estamos aqui para chegar ao céu. Estamos aqui para trazer o céu para a Terra, ou tornar a Terra mais celestial.
Portanto, quando nos comportamos seguindo as Regras, estamos aproximando o mundo de Deus. Quando estudamos os Mandamentos de Deus, quando estudamos a História, quando pensamos em SUAS intenções, quando O conhecemos, estamos trazendo-O para o mundo.
Isso pode acontecer, e é nosso trabalho fazer com que isso aconteça.
[* Aqui, o rabino se refere ao evento singular na História da Humanidade que marcou o início dos Integrantes de Israel como o povo de Israel ou a nação de Israel, a saber, a Entrega da Torá no Monte Sinai (que foi quando Deus, Hashem, SE revelou simultaneamente para um povo inteiro (3 milhões de pessoas)).
Veja:
.]
Portanto, vimos acima o Rav Manis Friedman declarar que “eles (os não-judeus) receberam Mandamentos (mitsvót).”
E já vimos no artigo anterior, na parte A, quais são estes Mandamentos de Deus dados para toda a humanidade na Torá. Mas vamos relembrá-los agora:
AS SETE LEIS UNIVERSAIS (ou, AS SETE LEIS DE NOÉ, ou, AS SETE LEIS NOAÍTICAS¹)
“Ensinaram os Sábios da Torá (que são os Sábios de Israel): Sete Preceitos foram ordenados aos Bnei Noach: Estabelecer Leis, Não maldizer O NOME de Deus, Não à idolatria, Não às relações ilícitas, Não ao assassinato, Não ao roubo, e Não ingerir um animal vivo ou parte dele que foi retirada em vida.”
Então, a lista das Sete Leis de Noach (Noé – neste Site também chamado de Noá) é:
• 1. Estabelecer leis sociais
• 2. A Proibição de maldizer O NOME de Deus
• 3. A Proibição de praticar a idolatria
• 4. A Proibição de ter relações ilícitas
• 5. A Proibição de praticar o assassinato
• 6. A Proibição de praticar o roubo
• 7. A Proibição de ingerir um animal vivo ou parte dele que foi retirada em vida.
Importante ressaltar que as Sete Leis Noaíticas não aparecem assim (listadas, enumeradas), ou seja, exatamente desse jeitinho na Torá, da mesma forma que não há um texto da Torá onde conste os 613 Mandamentos que compromentem os integrantes de Israel listados, enumerados.
Para uma consideração a mais sobre as Sete Leis de Noé no Talmud¹, veja:
¹ As Sete Leis de Bnei Noach aparecem enumeradas apenas na obra judaica chamada de Talmud.
Vamos finalizar este estudo com algumas palavras gerais especiais, agora do Rav Shlomo Yehuda, graças a Deus:
“O ser-humano deve saber que não há ninguém que pode cumprir o seu papel neste mundo a não ser apenas ele mesmo, porque todas e cada uma das criaturas foram enviadas para uma missão diferente e individual, própria e única, com o fim de buscar a glória de Deus no mundo. E o ser-humano deve saber que tudo depende dele mesmo e assumir essa responsabilidade em todos os seus caminhos e em todas as suas ações. Dessa forma, ele revelará a realidade da glória DELE através do pensamento, da fala e dos atos.”
“Ter confiança em Deus é um nível mais elevado que o nível de ter fé em Deus, e nesta geração nós devemos alcançar um nível de confiança em Deus porque só a fé já não é o suficiente. Portanto, nós devemos nos esforçar para adquirir um nível de total confiança em Deus e não ter medo de nada no mundo e confiar no Deus bendito que nos fará ter êxito em tudo o que nós necessitamos.“
© Rav Manis Friedman
© Rav Shimshon Bisker
© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info
© Rav Shlomo Yehudá

