O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
APRESENTA
Perguntas e Respostas
Exceto as Sete Leis de Noé, pode um não-judeu observar Mitsvót judaicas?
Por Rabi Naftali Silberberg (Chabad) e Ask Noah International e Rabi Eliahu Hasky
Os Noaítas ou Bnei Noach [Filhos de Noá, isto é, os não-judeus que servem Hashém, O D’US da Torá] são ordenados apenas na observância das Sete Leis Noaíticas. [Porém, como o próprio Rebe explica, as chamadas Sete Leis de Noé são, na verdade, Sete Categorias de Leis de Noé. Ele disse:
“Refiro-me às Sete Categorias Divinamente ordenadas de leis e princípios morais que foram dadas a Noé e seus descendentes pelo CRIADOR e MESTRE do mundo, ou seja, toda a humanidade. É, portanto, obrigação de todos, especialmente nos dias de hoje, promover as ditas leis morais ordenadas pelo ONIPOTENTE.”] Portanto, apesar das Sete Leis básicas, — a Ask Noah International (organização judaica mundial que reconhece e aprova o Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info) explica que — “eles [os Bnei Noach] também têm permissão para cumprir qualquer uma das 613 mitsvót judaicas da Torá — tais como: fazer caridade, honrar os pais, cumprir os votos, não enganar os outros, rezar a D’US, arrepender-se e fazer restituição, não odiar os outros, não se vingar, não guardar rancor etc. — por causa de um benefício que isso trará às suas vidas, ou às vidas de outros, ou às suas sociedades[*].” [Em outras palavras, todas as Mitsvót Mishpatím — Leis Morais. O Rebe explicou:
“Mishpatim são as mitsvót que apelam à razão, tais como as proibições contra o roubo e o assassinato. Mishpatim são aqueles mandamentos que o intelecto humano e a responsabilidade social exigem e prescrevem; se a Torá não nos ordenasse realizá-las, teríamos optado por estabelecer estas leis por conta própria.”
* Segundo o Rabi Maimônides, literalmente “receber algum benefício tangível para si próprio ou para a sociedade.” Sobre isso, o Rebe explicitamente disse:
“O judeu deve contar ao não-judeu sobre sua obrigação de observar as Sete Leis Noaíticas — e o mérito e recompensa que o não-judeu recebe por esta observância tanto neste mundo quanto no Mundo Por Vir.”]
Um não-judeu pode observar as leis da cashér (apenas no sentido de se certificar de que o abate do animal foi de acordo com a Lei Noaítica) e rezar em uma sinagoga, se é isso o que ele/ela deseja.
Um não-judeu pode fazer a maioria das mitsvót da Torá, mas não todas elas. Todas aquelas mitsvót que constituem um sinal entre D’us e os judeus [as Mitsvót Edot — Leis Rituais*] (como Tefilin, Mezuzá, Shabat, …) não devem ser observadas por um não-judeu.
[* O Rebe explicou:
“As eidót celebram os eventos da história judaica. Eidot/Testemunhos são aqueles mandamentos que não têm nenhuma lógica independente, e se não fosse pelo decreto de D’US, estas mitsvót não teriam sido pensadas, nem teríamos optado por observá-las por conta própria.” Ou como explicado pelo Rabi Yosef Loebenstein:
“Eidut significa literalmente testemunho, referindo-se àqueles mandamentos que testificam e são sinais do relacionamento especial de D’US com os judeus. Como explicitamente registrado na Torá: [veja, por exemplo] Shemót 31:13; Vaicrá 23:42-43.”]
Além disso, um não-judeu só deve estudar aquelas partes da Torá que são de relevância universal — ou seja, que afetem a sua observância das Sete Leis Noaíticas[*]. Isto inclui o estudo de tópicos que aumentem o conhecimento nas áreas de moralidade, teologia e caridade[**]. Veja http://www.asknoah.org/ (em inglês).
Ou seja, em resumo, como bem explica o querido Rav Eliahu Hasky, do Projeto Torah Com Você:
“Todas as mitsvot, todas as 613 mitsvot da Torá, que estão ligadas à honestidade, retidão, moral, ética, um ben Noach não só pode como deve fazer: falar a verdade, não prometer quando ele não pode (sem promessa), honrar/respeitar o pai e a mãe, ser bondoso, não se vingar, não guardar no coração (não ter rancor), … . Tudo o que é mandamento positivo e negativo [isto é, os mandamentos: “farás” e “não farás”], e está ligado à bom-senso, não só você pode fazer como Bnei Noach, como você deve fazer. Tanto bnei Noach no mundo que tem água na boca de querer fazer mitsvot, [está aí o tanto de coisas que] um ben Noach pode fazer, e não só pode como ele deve fazer.”
[* Veja o parágrafo 40 — contando todos os parágrafos sem exceções, i.e., mesmo com suas notas (o § 40 começa dizendo: “no Shulchan Aruch dos Bnei Noach, o livro hebraico Sheva Mistvot Hashem, ou, The Divine Code, em inglês, publicado pela Ask Noah International”…) — da página:
Por que há discordância entre os próprios rabinos sobre a prática noaica?
.
** E para o esclarecimento de que quando se diz que os Noaítas (Bnei Noach) não devem estudar certas partes da Torá isto significa que, neste caso, a palavra Torá está se referindo ao estudo Talmúdico ou Haláchico das matérias que correspondem exclusivamente ao serviço judaico, não aos Cinco Livros de Moisés ou ao Tanách, veja
.
Leia também o artigo
.]
© AskMoses.com
© Rabi Naftali Silberberg
© Ask Noah International
© Rabi Eliahu Hasky
Traduzido do inglês por Projeto Noaismo Info: © Projeto Noaismo Info
