Bnei Noach podem celebrar as Festividades Judaicas ou alguma delas?

O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
APRESENTA

 

Perguntas & Respostas

 

P: Bnei Noach podem celebrar as Festividades Judaicas ou alguma delas?

 

R: O livro The Divine Code (“O Código Divino”), conhecido no hebraico como Sheva Mitzvot Hashem (Shéva Mitsvót Hashém, ou, “As Sete Mitsvót [Universais] de Hashém”) —, do Rabi Moshe Weiner, publicado pela Organização Internacional judaica Ask Noah (que reconhece o Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info), é enfatico:

“Qualquer mandamento [de se celebrar] um dia sagrado judaico está proibido para um gentio[**]. E práticas [caracteristicamente judaicas] relacionadas especificamente com esses dias, tais como [por exemplo] comer pão sem levedura no Pêssach, agitar uma folha de palmeira (luláv) ou sentar-se em uma sucá em Sucót, …[*] tocar shofár no Rósh Hashaná, [ — NOTA DO SITE BNEI NOACH PROJETO NOAISMO INFO DE ACORDO COM O RABINO SUPERVISOR DO NOSSO SITE, RAV SHIMSHON BISKER —: ainda que não explicitamente proibidas para os Bnei Noach, mas, de toda forma, não são ritualmente propícias×] para um gentio. Tudo isso porque [se ele faz religiosamente essas coisas] ele está cumprido um dia sagrado que ele não foi mandado cumprir, e é uma proibição que alguém faça seu próprio dia sagrado devido a que está proibido criar uma outra religião”[***.

 

× Como o nosso Rav ensina, nem tudo o que NÃO é proibido significa que se é propício, em outras palavras, não é porque não tem uma proibição expressa, explícita, que significa que tem de ser feito.

 

* O texto original do livro cita “jejuar no Yom Kipur”, porém, aqui, há uma inconsistência já que: 1. jejuar não é e nunca foi uma prática caracteristicamente judaica ou exclusivamente judaica, e, 2. o Dia do Perdão está ligado a toda humanidade sim, e não apenas aos judeus, uma vez que é o dia do selamento da sentença universal iniciada em Rosh Hashaná.

 

** Isso inclui o Shabát, pois “Havayah falou a Moshé, dizendo-lhe para falar aos benêi Yisrael e dizer-lhes: Há épocas especiais que vocês devem celebrar como feriados sagrados a Havayah. São as seguintes Minhas festividades: … o sétimo dia é um Shabát … um feriado sagrado para Havayah.” (Levítico/Vayicrá 23, A Torá Viva, Rabi Aryeh Kaplan, Maayanot.) “Vede [benêi Yisrael], Havayah vos deu o Shabát.” (Êxodo/Shemót 16:6, 29). Como diz o Rabi Aryeh Kaplan: “O Shabát foi outorgado ao povo judeu quando receberam o maná pela primeira vez.” E como diz a Revista Morashá: “O Shabát — o único ritual judaico que é um dos Dez Mandamentos — é a primeira de todas as festas [judaicas], porque é a primeira a ser mencionada na Torá (Levítico, 23:2-3). Diz a Torá: “(O Shabát) é um sinal entre MIM (Havayah) e os benêi Yisrael para sempre” (Êxodo, 31:17). Apesar de muitos não o saberem, qualquer Shabat é o dia mais sagrado do ano judaico, até mesmo mais do que Ióm Kipúr (Shulchán Arúch, Órach Chaím, 242:1).” (© Instituto Morashá de Cultura.)

A única exceção é a celebração de Rósh Hashaná, por se tratar do dia da Criação da Humanidade (Adám e Chavá).

 

*** Ainda que se está fazendo algo já existente, já estabelecido, não se está inventando a mistvá, mas, de toda forma, ele não é judeu e está praticando um mandamento especificamente judaico, então isso não é nem noaísmo nem judaísmo, logo, é outra coisa — é outra religião.]

 

The Divine Code, Terceira Edição, versão inglesa autorizada do original em hebraico: Sheva Mitsvot Hashem, por Rabi Moshe Weiner, 2018 Ask Noah International.

© Ask Noah International
© Rabi Moshe Weiner
© Rabi Dr. Michael Schulman
Traduzido por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info: © Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

 

Ou como o Rav Shimshon Bisker, o Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, nos ensina, os Bnei Noach podem aproveitar da influência de cada dia de festividade judaica por fazer uma meditação profunda do significado do dia e falar com Hashem de coração.

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Publicado por Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

O Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info é um site (projeto) noaítico, a saber, não se trata de um site judaico (um site de Judaísmo especificamente) e sim de um site voltado para Bnei Noach. O Noaísmo (ou, movimento Bnei Noach — a observância das Sete Leis de Noé da Torá dada por D'US a Moshé) é a Fé original da humanidade. Bem vindo ao Site Bnei Noach de maior conteúdo do Brasil, e que conta com a Supervisão Rabínica do estimado Rav Shimshon Bisker, de Israel. Bnei Noach* (בני נח)/ Filhos de Noá (popularmente, Noé) / Noaítas / Brazilian Noahites / Noahites of Brazil / Noajitas; Comunidade Bnei Noach do Brasil; Movimento Bnei Noach no Brasil. * Variações: Bnai Noach / Benêi Nôach / Bnei Noah. Fé Noaica / Fé Noaítica. Noaísmo / Código Noaítico / Pacto do Arco-Celeste. ( Sobre distribuir os nossos artigos, veja https://sitebneinoachprojetonoaismo.info/copyright/ ) Contato: sitebneinoach@gmail.com

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.