Bnei Noach e o Shemá Israel

(Atenção:
Nas palavras transliteradas, o “sh” tem som de “CH”. Exemplos: “Shemá”; “Hashém”.
Nas palavras transliteradas, o “ch” tem som de “RR”. Exemplos: “Chabád”; “Nôach”; “Chidá”; “Birchêi” etc.)

 

O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
(sitebneinoachprojetonoaismo.info)

APRESENTA

 

Bnei Noach e Shemá Israel

 

Perguntas & Respostas

 

Pergunta: Pode o Noaíta (Ben Noach/Filho de Noá) recitar o Shemá Israel?

 

O Rabi Tzvi Freeman (editor do site Chabad.org) responde:

O tsadík Rabi Chaim Yosef David Azulai (filho de Yitzchak Zerachiah Azulai), conhecido como Rabi Azulai ou simplesmente o Chidá (/Hida), cerca de 1724-1807, escritor do Birchêi Yoséf, instruiu um Ben Noach (Filho de Noá/Noaíta) a recitar a primeira frase do Shemá Israel (Devarím [Deuteronômio] 6:4) todos os dias.

[A instrução do Rabi Azulai é que se recite Devarím/Deut. 6:4 todos os dias por duas vezes, uma de manhã (após levantar-se) e a outra de noite (antes de deitar-se para dormir).]

© Rabi Tzvi Freeman (do Chabad)
© AskMoses.com
Traduzido do inglês por Projeto Noaismo Info: © Projeto Noaismo Info

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

 

Em seu diário de viagens (“Maagal Tov”), o Chida escreveu:
“Sexto de Tamuz … o Chida escreve que lhe foi oferecida hospitalidade por um não-judeu e seus parentes e no decorrer da conversa o Chida perguntou-lhe no que ele acredita? O não-judeu lhe disse que acredita em Hashem, O D’us de Israel, e depois de questioná-lo um pouco mais sobre isto, o Chida sentiu que este homem era sincero no que dizia. O Chida então lhe disse que já que é assim, ele (o não-judeu) deve dizer todas as manhãs e todas as noites “Shemá Yisrael Hashém Elohênu Hashém Echad – Ouça Israel: Hashém é O Nosso D’us, Hashém é Um” e ele deve cumprir as Sete Leis de Noá e ele deve ter cuidado, de todas as maneiras, com shituf (combinar qualquer outra coisa com a adoração de Hashém), ao contrário, ele deve dedicar-se à unidade absoluta de Hashém, O D’us de Israel. E o não-judeu aceitou e disse que rezaria apenas para Hashém, O D’us de Israel.”

© Projeto Noaismo Info
Traduzido do inglês por Projeto Noaismo Info: © Projeto Noaismo Info

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

 

Devarím [Deuteronômio] 6:4(-7):

“Escuta, Israel*! HaVaYaH é nosso D’us, HaVaYaH é UM SÓ! E amarás HaVaYaH, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas posses. E estas palavras que EU te ordeno hoje estarão sobre o teu coração, e as inculcarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.”

 

* Está registrado na Torá SHEMÁ ISRAELNÃO shemá Noach. Portanto, mesmo se acontecer de algum grupo noaítico equivocada e erroneamente recomendar que se substitua o Israel por Noach, isso não é permitido.


 

Então, é proibido aos Noaítas (Bnei Noach) recitar o Shemá Israel por inteiro?

O Chabad.org explica: “O Shemá é composto de três trechos da Torá, Devarím (Deuteronômio) 6:4-9 e 11:13-21 e Bamidbár (Números) 15:37-41, que começam com a declaração que define o Judaísmo (mas também o Noaísmo): “Ouve, ó Israel, HaVaYaH é nosso D’us, HaVaYaH é UM SÓ.” (Em hebraico, “Shemá Yisrael, HaVaYaH Elo-hênu, HaVaYaH Echád.”) O Shemá então discute algumas bases do Judaísmo: [sendo que algumas dessas bases são na verdade bases universais da Torá, como é o caso do] amor a Hashém, [do] estudo de Torá, [e também d]o princípio da Divina recompensa e punição, e [então, uma base caracteristicamente judaica: a d]o êxodo do Egito.” E o Chabad.org do Brasil complementa: “Na leitura do Shemá estão contidos os fundamentos da fé [da Torá, que, portanto, cabe aos Benêi Nôach] e das mitsvót (preceitos) que o povo de Israel deve cumprir.” Ao explicar sobre “as mitsvót (preceitos) que o povo de Israel deve cumprir”, ou, nas palavras do próprio Rabi Tzvi Freeman (que, como já mencionamos, é do Chabad): as práticas que são PRÓPRIAS do povo judeu, que são mencionadas no Shemá Israel completo, o Chabad.org diz: E “observar as mitsvót, que incluem colocar tefilín no braço e na cabeça e fixar mezuzót nos batentes da casa, a mitsvá de tsitsít e do Êxodo do Egito.”

 

Portanto, a fim de evitar as confusões do tipo “sentir-se ‘judeu’ (sem sê-lo)” ou “passar-se por ‘judeu'”, que, como nos ensina o nosso Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, o Rav Shimshon Bisker, de Israel: “um ben-Noach não deve querer parecer e agir como judeu”*, o recomendável é orar o Shemá Yisrael de acordo com as instruções do Rabi Azulai (o Chidá) — como o fazem a maior parte das comunidades Bnei Noach do mundo dirigidas por Rabinos responsáveis e competentes — ou seja, recitar apenas Devarím/Deut. 6:4(-7), e deixar as outras partes da Oração (usadas pelos judeus tratando de “mitsvót próprias dos judeus”) apenas para a leitura da Torá. Veja a própria orientação do nosso Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaísmo Info, o Rav Shimshon Bisker, em

Bnei Noach e o Shemá Israel PARTE 2

 

Para outras explicações semelhantes nos dadas pelo nosso querido Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info, o Rav Shimshon Bisker, veja:

Bnei Noach e Talit (tsitsit)

E

Bnei Noach e Cobrições

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.